Armário de cozinha: escolha as peças perfeitas para a sua casa e seu bolso!

Escrito por:

A cozinha é um importante cômodo da casa e um dos mais complexos de decorar. Não é uma tarefa fácil comprar móveis para sua decoração.

 

Em grande parte, o motivo disso tem a ver com a quantidade enorme de opções de armário de cozinha existentes hoje no mercado.

 

Encontra-se nas lojas peças de design produzidas em diversos estilos, cores e acabamentos diferentes. E como saber qual a opção correta a escolher? E mais, como saber se cabe no seu bolso?

 

 

Você deseja que sua cozinha fique mais bonita e prática? Quer que todos os cantos do cômodo fiquem bem organizados – principalmente visando guardar tudo aquilo que precisa dentre utensílios e mantimentos? Quer que o conjunto reflita o que gosta e o estilo que escolheu para a sua casa?

 

Então, planeje bem a decoração deste ambiente aos mínimos detalhes! Calma, porque vamos ajudar nessa tarefa!

 

Para começar, anote bem todas as medidas da sua cozinha. Analise também a quantidade de objetos que precisará guardar nos armários – faça uma lista. Depois disso, será possível escolher o conjunto de móveis adequados para esse ambiente da casa.

 

 

A real importância dos armários para decoração de cozinha

 

Os móveis são itens essenciais para a composição de decoração para cozinha. Eles é que vão basicamente dar todo o toque especial ao projeto, definindo a funcionalidade, estilo e organização do cômodo.

 

Serão as peças em maior quantidade no ambiente. Algumas ficarão no piso e outras serão suspensas. Podem ter multiusos e definirão o layout local. Além disso, darão suporte e protegerão os eletrodomésticos.

 

 

Algumas sugestões de armários para cozinhas

 

Antes de definir um estilo de design para os armários de sua cozinha, é preciso responder certas questões importantes. Por exemplo, qual é a proporção de área livre que se pode aproveitar deste ambiente – subtraindo o espaço reservado para os eletrodomésticos?

 

E, outra coisa, o que seria mais adequado: comprar móveis prontos ou investir nos planejados? Para cada opção, vamos dar uma dica de economia!

 

Móveis planejados x Móveis prontos

 

Os móveis modulados são o tipo de armário para cozinha mais vendido hoje em dia. Por que são tão requeridos pelas pessoas? Bem, primeiro, porque são muito versáteis. Além disso, porque possuem um ótimo ‘custo-benefício’.

 

Se encaixam bem aos espaços livres, otimizando o layout de acordo com a necessidade. E são duráveis, resistindo bastante à umidade – algo inevitável em cozinhas.

 

 

Com os móveis planejados a economia de espaço nas decorações é mesmo surpreendente. O projetista pode ir jogando com as ideias até conseguir criar algo único, uma cozinha com divisões certas para guardar tudo aquilo que é preciso – alimentos, panelas, talheres e muito mais.

 

Já com móveis prontos você terá que adaptá-los aos espaços para caberem na sua cozinha, o efeito estético pode não ficar tão bom e alguns vãos podem aparecer entre uma parede e um móvel ou entre os móveis e os eletrodomésticos. Mas nada que um pouco de criatividade e planejamento não resolva.

 

DICA DE ECONOMIA:

 

→ Móveis planejados demandam um investimento maior, mas tendem a durar mais e deixar as pessoas mais satisfeitas com eles por mais tempo. Também requerem menor manutenção.

 

→ Móveis prontos são mais baratos, mas como não ficam “perfeitos” em sua cozinha, você pode querer trocar logo. Além disso, costumam ser menos resistente e requerem mais manutenção que móveis planejados.

 

Qual a melhor escolha? Tudo depende de quanto tiver disponível para investir imediatamente. Se tiver o montante necessário, os móveis planejados tendem a ser uma decisão melhor em longo prazo.

 

Mas a escolha dos materiais dos armários é que é o detalhe mais delicado, podendo tanto valorizar quanto comprometer a proposta.

 

 

Materiais para os armários

 

A maioria das opções de armários para cozinha a venda nas lojas é feita em madeira – maciça, MDF ou MDP. Mas, você também pode optar por comprar peças em outros materiais, desde que sejam bem resistentes às cargas dos objetos guardados, à umidade, à fungos e vazamentos.

 

Um exemplo são os gabinetes em metal com aço inoxidável, que além de duráveis são muito mais fáceis de limpar.

 

Agora, de fato, os móveis em madeira ainda são as peças mais queridas pela maioria. Só que para não estragarem, vão precisar de camadas de impermeabilização.

 

Muitas vezes, suas superfícies são cobertas com lâminas de revestimentos com diferentes cores e efeitos que deixam o visual da cozinha bem mais inovador. Ou então apresentam partes envidraçadas, revelando itens dentro dos armários.

 

DICA DE ECONOMIA:

 

Da mesma forma que os móveis planejados x móveis prontos, a escolha dos materiais obedece à lógica de que se a pessoa tiver como investir em materiais melhores sem comprometer seu orçamento, ela terá ganhos econômicos no longo prazo, com menores custos de manutenção (obs.: madeira maciça é melhor que MDF e MDP, que têm performances similares).

 

 

Design dos móveis

 

O maior segredo em um projeto de decoração de cozinha está na qualidade dos móveis. Esta é a questão para a qual o projetista precisa estar mais atento. Fora isso, ele deve pensar no design dos armários.

 

 

Para a sua casa você pode adotar um estilo de cozinha mais aberta, com muitos nichos, prateleiras e aramados; ou tradicional, com portas, que deixam o ambiente mais clean e facilitam sua organização.

 

 

Detalhes na hora de comprar armários para a cozinha

 

Há muito mais coisas para se levar em consideração na hora de projetar uma cozinha. O posicionamento dos módulos de armários é algo a ser destacado – incluindo as alturas. Onde ficarão todas as peças?

 

E não se pode esquecer das medidas dos vãos (janelas e portas) – e também dos eletrodomésticos – sobretudo do fogão e da geladeira. A medida destes produtos deve influenciar nas escolhas dos móveis para o ambiente.

 

 

No fim de tudo, há também a questão da estética. Que cores ou texturas os armários da cozinha podem ter? Gabinetes na cor branca dão uma ideia melhor de higiene. Contudo, os modelos coloridos são bem mais interessantes.

 

Os amadeirados oferecem uma melhor sensação de conforto. E sempre é possível escolher um tom semelhante ao da sala, fazendo os dois cômodos parecerem mais integrados.

 

E quanto a gordura, este é um mal inevitável no local. Uma opção a ser considerada para os armários da cozinha é não ter puxador – detalhe que acumula muita sujeira.

 

Já existe hoje a alternativa dos sistemas de portas e gavetas que abrem e fecham com um simples toque. Mas, se você preferir manter, pode usar puxadores lineares de alumínio embutidos, que são muito bonitos e mais fáceis de disfarçar no design dos móveis.

 

 

Já decidiu quais móveis usar em sua cozinha? Planeje com cuidado e faça as escolhas que podem deixar o ambiente mais bonito, sem deixar de estar muito bem organizado.

 

E lembre-se: podendo investir na qualidade de seus móveis sem comprometer o orçamento, sempre será uma melhor escolha no longo prazo!

 

Essas dicas para escolher armário de cozinha foram criadas pela equipe Viva Decora.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Ladrilhos: você consegue ter na sua casa sem gastar muito
Por Viva Decora
5 passos para mudar o visual da casa sem gastar muito
Por Viva Decora
Dicas de como reformar sua casa gastando pouco
Por Equipe Organizze
Móveis versáteis: solução vantajosa para a decoração de casa
Por Viva Decora
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).