Aumente sua renda sendo freelancer

Escrito por:

Você já pensou em fazer trabalhos freelancers e ganhar uma renda extra além do salário regular? Se esta ideia nunca passou pela sua cabeça, talvez seja o momento de você considerar esta grande oportunidade de aumentar sua renda neste final e ano e também ao longo do próximo ano.

 

Para ajudar você nesta empreitada, separarmos para o artigo de hoje algumas boas dicas para quem quer aumentar a renda e ganhar mais nos próximos meses fazendo alguns trabalhos como freelancer.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue a leitura!

 

O que é e o que faz um freelancer?

 

O freelancer é um profissional liberal, que pode ou não ter um emprego fixo, e que presta serviços como autônomos e sem vínculo empregatício para empresas ou pessoas físicas por períodos determinados de tempo. Em geral, estes serviços são prestados no mercado digital.

 

Com o avanço da tecnologia nos últimos anos, é cada vez maior a quantidade de oportunidades para freelas, nas mais diferentes áreas. Para quem já tem uma área de atuação definida – como uma formação específica, por exemplo – costuma ser ainda mais fácil encontrar oportunidades de trabalhos freelancers para ganhar um dinheiro extra.

 

Apesar disso, é preciso ter em mente que um trabalho freelancer nem sempre exige uma formação. Basta que você seja bom em uma determinada atividade e ofereça bons trabalhos aos seus contratantes.

 

Em geral, as oportunidades mais comuns para quem busca por trabalhos freelancers estão nas áreas de redação, revisão, fotografia, marketing digital, design, entre outros. A maior parte destas oportunidades, inclusive, permite que o profissional atue de qualquer lugar e a qualquer hora – desde que cumpra o prazo estabelecido para entrega do serviço.

 

Se você está interessado em buscar uma renda extra a partir de trabalhos como freelancer, saiba que estas oportunidades aparecem durante o ano inteiro. No final do ano, no entanto, é bastante comum encontrar pessoas e empresas precisando dos serviços dos freelancers – principalmente por conta das festas de final de ano e os preparativos para um novo começo de ano.

 

A importância do portfólio

 

Aumentar a renda por meio de trabalhos freelancers é uma tarefa que exige certa dedicação durante seu tempo extra e um bom portfólio. Se você não tem um portfólio, vale a pena começar a criá-lo a partir de agora.

 

Você pode, por exemplo, utilizar trabalhos feitos para si mesmo ou para amigos e familiares para compor seu portfólio, ou até mesmo apresentar trabalhos realizados no seu emprego atual – caso tenha um. Lembre-se que um bom portfólio pode aumentar as chances de o freelancer conseguir cobrar mais pelo seu trabalho e ser reconhecido no mercado – elevando a procura pela sua mão-de-obra.

 

A importância da disciplina

 

Uma das principais características que não podem faltar em qualquer profissional freelancer é a disciplina e a organização. Isso porque, sem o hábito de manter tudo organizado e a disciplina de entregar o que foi contratado nas datas previamente definidas, as pessoas acabam perdendo boas oportunidades e deixando de oferecer seus trabalhos por criarem uma imagem negativa ao mercado.

 

Procure planejar uma agenda de trabalhos, destacando as datas para entrega do que foi combinado e buscando encontrar as melhores brechas na sua agenda para fomentar estes trabalhos. Lembre-se apenas de encarar o freelance como um trabalho igual a qualquer outro, que precisa do seu esforço e da sua dedicação para sair do papel e tornar-se real de maneira satisfatória.

 

Por isso, se você tem interesse em conseguir aumentar sua renda por meio de freelas, capriche na disciplina e na organização do seu trabalho. Assim você consegue desenvolver este trabalho de maneira muito mais planejada, entregando resultados satisfatórios para o seu cliente e aumentando as chances de conseguir oportunidades frequentes no mercado.

 

Sites para freelancers: a melhor maneira de começar!

 

Quem tem interesse em desenvolver trabalhos freelancers, mas ainda não tem experiência no segmento, pode buscar o suporte de sites destinados exclusivamente a profissionais freelancers e empresas que buscam este tipo de serviço. Nestes sites, é possível procurar projetos que estejam alinhados com sua especialidade e interagir com contratantes que estão buscando profissionais como você.

 

Em geral, os contratantes fornecem informações sobre o trabalho e os interessados fazem propostas financeiras para a produção do trabalho. A partir deste momento, fica a critério da empresa escolher o profissional para realizar a tarefa especificada, bem como combinar detalhes sobre entrega, pagamento e sobre o projeto em si.

 

Confira a seguir alguns dos principais sites para freelancers – que podem ajudar você a encontrar oportunidades de trabalho e incrementar sua renda sendo freelancer:

 

Workana

 

O Workana é um dos principais sites que oferecem jobs para freelancers nas mais diferentes áreas. Por lá você encontra oportunidades de trabalhos de traduções, produção de conteúdo, desenvolvimento web, criação de vídeos, marketing digital, SEO, entre outros.

 

O site possui, ainda, um sistema de avaliação que permite aos clientes avaliar e qualificar os melhores profissionais em diversos níveis e categorias. Desta forma, aqueles que mais se destacam acabam tendo chances maiores de conseguir bons trabalhos ao longo do tempo.

 

Freelancer

 

O Freelancer é uma das plataformas de trabalho freela mais conhecidas do mundo. O site possui mais de 14 milhões de usuários e oferece uma quantidade bastante grande de trabalhos freelancers, nas mais diferentes áreas de atuação – inclusive nas áreas de contabilidade, engenharia, vendas e serviços.

 

Assim como o Workana, o Freelancer também oferece uma ferramenta de avaliação de clientes e profissionais.

 

99 Freelas

 

O 99 Freelas é um site nacional que funciona como um verdadeiro marketplace de trabalhos freelas. A interface da plataforma é simples e gratuita.

 

Porém, assim como no caso dos demais sites de freelas, o 99 Freelas cobra uma comissão sobre os negócios fechados no site – que é paga somente quando não há problemas relacionados à realização do freela.

 

Além destes, existem diversas outras plataformas que conectam os freelances aos contratantes. Antes de escolher utilizar uma plataforma, no entanto, vale a pena buscar na internet informações sobre ela e verificar a idoneidade do site.

 

Vale a pena ser freelancer?

 

Ser ou não ser um freela depende do interesse e da disponibilidade de cada um. Apesar disso, ser um freelancer – no dia a dia ou apenas durante seu período de folga – pode ajudar sim a complementar sua renda e ajudar no orçamento mensal.

 

Portanto, se você é bom em alguma atividade e gostaria de utilizar seu tempo livre para ganhar uma grana extra, comece agora mesmo a considerar fazer freelas. Você poderá se surpreender com os resultados positivos que este hábito poderá trazer ao seu orçamento mensal.

 

Gostou do artigo de hoje? Então compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais e ajude familiares e colegas a conseguir aumentar também suas rendas sendo freelancer!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Você gasta mais do que ganha? Então saiba como equilibrar suas contas
Por Equipe Organizze
Consumo consciente: bom para seu bolso e para o planeta
Por Equipe Organizze
O que fazer com o dinheiro que sobrou no fim do mês?
Por Equipe Organizze
4 dicas para que os problemas financeiros não impactem sua saúde física e mental
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).