Autossabotagem Financeira: 3 coisas que você precisa parar de fazer

Escrito por:

Você sabe o que significa autossabotagem? Basicamente, isso quer dizer que você mesmo está se prejudicando. Esse é um dos nossos maiores problemas. Nós somos nossos maiores inimigos, e muitas vezes, não percebemos. É aí que está o perigo. Não adianta culpar o salário que você recebe, os impostos ou a economia mundial. Sabemos que tudo isso gera um efeito diretamente em nossas finanças, no entanto, o poder não está onde você quer acreditar que está, você tem o poder de transformar sua vida. Se você quer fazer uma verdadeira mudança, precisa parar de praticar autossabotagem financeira e de agir como seu próprio inimigo.

 

Por isso, vamos compartilhar hoje as 3 atitudes que você precisa parar imediatamente de fazer.

 

Não guardar dinheiro

 

É obvio, mas é essencial. Precisamos falar sobre economizar grana. Você também faz parte do time de pessoas que sempre diz: “este mês eu vou conseguir guardar dinheiro”, mas quando o mês acaba, você percebe que não poupou nem 3 reais? No entanto, você sabe que, para realizar seus maiores sonhos, não adianta trabalhar todos os dias sem que você seja capaz de economizar.

 

Então, vamos deixar um desafio. Ao receber seu próximo salário, que tal você pagar primeiro os seus sonhos? Que seja pouca coisa, mas que os primeiros reais que você tirar da sua conta corrente, vá direto para sua “conta sonhos”! Seja ela uma conta poupança, conta investimento ou o seu próprio cofrinho. Procure fazer isso, todos os meses, você vai ver muito em breve o resultado.

 

Gastar por impulso das emoções

 

Inteligência Emocional é essencial em todas as áreas da sua vida. Nada que é feito por impulso dos seus sentimentos é saudável. Por isso, não deixe que eles controlem também a sua vida financeira. Rafael Seabra, dono do blog Quero Ficar Rico e autor do #BoxAcelere de fevereiro, compartilha duas regras fundamentais para você não ser controlado pelos seus sentimentos:

 

Regra #1: Você não pode tomar uma boa decisão de compra quando estiver em êxtase ou empolgado.

 

Regra #2: Você não pode tomar uma boa decisão de venda quando estiver com medo.

 

Anote essas duas dicas, e tente cada vez mais colocar em prática. Compre e venda quando você se sentir mais forte do que as suas emoções.

 

Não saber com o que gasta o dinheiro

 

Se você precisar contar para alguém hoje com o que exatamente você gasta seu dinheiro ao longo do mês, você seria capaz de responder? Provavelmente você sabe as contas mais nítidas e importantes como, faculdade, telefone, aluguel, Netflix, Spotify… mas, se você somar tudo isso, verá que ainda tem dinheiro “sumindo”, não é mesmo? Isso é uma grande autossabotagem.

 

Você precisa encontrar um bom método para organizar suas finanças, pode ser em uma planilha de excel, em um caderninho ou então em um aplicativo de finanças, se você prefere algo mais completo. O importante é saber exatamente o quanto você ganha e gasta durante o mês, para assim, tomar decisões a partir dos resultados dessa listagem.

 

E aí, preparado para agir?

 

*O Instituto Acelere é uma startup especialista em conteúdo, fácil e acessível. Um livro por mês, mapa mental e plano de ação para colocar o conhecimento em prática, acesso ilimitado ao portal de cursos online e aulas ao vivo com os autores best-sellers. Tudo isso pensando em como acelerar a carreira com um único investimento.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

6 desejos para realizar sem dinheiro
Por Equipe Organizze
4 dicas para economizar dinheiro quando se tem filhos
Por Equipe Organizze
6 aplicativos para gerenciar gastos pessoais
Por Equipe Organizze
Dicas pra não gastar demais no happy hour
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).