Black Friday: o que você precisa saber para aproveitar essa data

Escrito por:

A Black Friday é uma das datas mais esperadas por milhões de consumidores ao redor do mundo. O motivo são os descontos prometidos por lojas físicas e online sobre os mais diferentes produtos.

 

Para aproveitar esse período de maneira segura e fazer boas compras, no entanto, é preciso ter atenção. Afinal, existem diversos hábitos maléficos de consumo e golpes na praça que podem acabar com a sua Black Friday e lhe gerar muita dor de cabeça.

 

Quer saber como fazer boas compras na Black Friday sem cair em ciladas? Então continue a leitura deste artigo e confira algumas dicas para se dar bem neste período do ano!

 

Faça compras conscientes

 

A primeira questão que você precisa ter em mente é que nenhuma promoção da Black Friday faz sentido se a sua compra não for realizada de maneira consciente. Isso significa não apenas identificar o que você, de fato, precisa comprar, mas também considerar suas condições financeiras.

 

Por exemplo, se o seu orçamento está no limite, não vale a pena fazer muitas compras na Black Friday e correr o risco de cair no rotativo do cartão. Se isso ocorrer, você não apenas pagará mais pelo produto que adquiriu – por conta dos juros, como também poderá cair em uma grande bola de neve de dívidas.

 

Portanto, o primeiro passo para se dar bem na Black Friday é fazer compras conscientes. Verifique se o produto que lhe interessa, de fato, está sendo vendido por um preço vantajoso e considere pensar sobre o que a compra irá lhe trazer de benefícios.

 

Desta forma você evita comprar por impulso, comprometer o seu orçamento e se endividar por itens que, na prática, não serão úteis para você.

 

Aproveite para garantir os presentes de Natal

 

Se você ainda não comprou os presentes de Natal, aproveitar a Black Friday para comprar estas lembrancinhas pode ser uma boa alternativa para economizar. Para evitar comprar em excesso, identifique quais presentes ainda faltam ser adquiridos e procure boas promoções.

 

Lembre-se apenas de manter um controle do que foi adquirido e de comprar apenas aqueles itens que estão com preços realmente vantajosos. Afinal, há muitas ofertas nestas datas que, na prática, não passam de uma maneira de ludibriar o consumidor – a partir das famosas promoções de “tudo pela metade do dobro”.

 

Pesquise, compare e compre os presentes de Natal que estão com bons preços. Assim você garantirá uma boa economia neste final de ano.

 

Desconfie de preços muito baixos

 

Uma outra dica para aproveitar a Black Friday sem cair em armadilhas é desconfiar de preços muito baixos. Sabe aquela TV de 50 polegadas vendida a R$ 99? Pode ser uma cilada – afinal, este valor pode corresponder a 5% do valor original deste produto, não é mesmo?

 

Para evitar cair em golpes, procure acompanhar os preços dos produtos nos quais você tem interesse em adquirir e desconfie de valores muito baixos. Você pode também dar preferência para lojas conhecidas – especialmente as lojas online.

 

Conheça a reputação da loja

 

Outro passo importante para não ser vítima de um golpe ou armadilhas online é conhecer a reputação das lojas online onde você pretende fazer suas compras.

 

Vale a pena acessar os sites de reclamações online – como o Reclame Aqui – para acompanhar a reputação das lojas online de seu interesse. Veja o que os consumidores têm a falar sobre elas e faça uma escolha mais assertiva.

 

Se você estiver desconfiado, uma conferida no site do Procon da sua região também pode ajudar você a verificar as lojas que não valem a pena – e que não têm boa reputação entre os seus clientes.

 

Lembre-se também que, além de lojas desconhecidas, existem algumas páginas que se passam por sites de lojas conhecidas pelo público.

 

O objetivo destas páginas fake pode ser capturar dados sigilosos para aplicar golpes ou até mesmo enganar o consumidor – que fará um pagamento acreditando estar navegando (e comprando produtos) em um e-commerce seguro. Portanto, atenção!

 

Verifique se há um desenho de cadeado ao lado do endereço da página e dê preferência para as páginas que possuem este cadeado – que nada mais é que um certificado de segurança digital.

 

Analise os preços

 

Analisar os preços antes e durante a Black Friday é uma tarefa que não deve ser adiada pelo consumidor que deseja fazer boas compras durante este período. Isso porque existem situações nas quais uma loja divulga um desconto que, na prática, não existe.

 

Como já falamos neste artigo, o fator “tudo pela metade do dobro” é mais comum do que se imagina durante a Black Friday. Isso ocorre quando uma empresa infla o preço de um determinado produto e aplica um enorme desconto – ludibriando o consumidor.

 

Para evitar situações como esta, a dica é não esquecer de acompanhar os preços do produto antes da Black Friday e verificar o valor do item em outras lojas. Certamente você encontrará algumas inconsistências em muitas ofertas – e elas poderão ser decisivas para quem busca por boas ofertas, na prática.

 

Atente-se ao preço do frete

 

Uma outra questão a ser observada é o preço do frete. Não é incomum que empresas e lojas online aumentem o preço do frete em épocas de desconto – como a Black Friday. Em inúmeras situações, o frete acaba custando até mais do que a compra de um produto.

 

Para evitar essas armadilhas, considere identificar o preço do frete antes de concluir a compra. Atente-se ao valor cobrado e não se esqueça de acionar o Procon caso encontre alguma prática abusiva.

 

Como aproveitar promoções e não cair em golpes?

 

Aproveitar as promoções durante a Black Friday, fazer boas compras e não cair em golpes não é uma tarefa tão difícil quanto possa parecer. Basta fazer compras conscientes e manter atenção nos detalhes que envolvem o processo da compra.

 

Seguindo nossas dicas, ficará muito mais fácil identificar boas promoções e economizar muito na próxima Black Friday.

 

E você, tem alguma dica ou macete para aproveitar bem esta data? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências conosco!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Black Friday: 5 sites para monitorar preços e acompanhar os melhores descontos
Por Equipe Organizze
O segredo do enriquecimento
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
5 dicas para evitar gastos de saúde inesperados
Por Equipe Organizze
Como organizar uma festa dentro do seu orçamento familiar
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).