Bolsa de Valores: o que significa quando a bolsa está caindo ou subindo?

Escrito por:

Você já deve ter visto ou ouvido alguma notícia dizendo que a Bolsa está caindo ou subindo. Isso acontece com frequência, uma vez que a Bolsa de Valores é um ambiente de grande oscilação e que pode ser influenciado por diversos fatores, como o desempenho de ações de empresas importantes do país, o mercado externo ou mesmo notícias que influenciam investidores.

 

Mas o que significa afinal, a Bolsa estar caindo ou subindo? O que determina esse movimento?

 

Quando falamos em Bolsa caindo ou subindo, no Brasil, estamos falando na verdade de um índice: o Ibovespa. Vamos entender melhor o que é isso.

 

Índice Bovespa – o termômetro da bolsa brasileira

 

O desempenho da Bolsa de Valores no Brasil (B3) é medido pelo seu índice mais importante, o Ibovespa, também chamado de Índice Bovespa ou IBOV. Este índice funciona como uma carteira hipotética, com as ações mais negociadas da Bolsa, como Vale, Petrobras, Itaú, etc.

 

Todas essas ações juntas – ou seja, o Índice Bovespa – correspondem a uma média de 80% de todas as negociações feitas na Bolsa brasileira. Isso quer dizer que se o Índice Bovespa está caindo, uma parte significativa das ações mais negociadas da Bolsa também está se desvalorizando.

 

Por isso, falamos que quando o Índice Bovespa está caindo, a bolsa como um todo também está. E tanto mercado quanto noticiários ficam atentos à situação, gerando uma apreensão aos investidores.

 

Mas, ao contrário do que muitos imaginam, investir em ações na Bolsa de Valores não é como uma aposta. Eventos imprevistos acontecem, mas, em grande parte do tempo, investidores experientes se baseiam em análises profissionais e bem fundamentadas para tomar suas decisões e investir em cenários que apresentam boas perspectivas.

 

O que faz o Índice Bovespa cair

 

O Índice Bovespa é composto por mais de 60 ações da Bolsa, cada uma representando um percentual (ou peso) no índice, de acordo com a sua importância e número de negociações na B3.

 

Quando ações que ocupam um grande percentual no Ibovespa caem, isso naturalmente pode puxar o índice para baixo.

 

Imagine que o Índice Bovespa seja composto apenas de 3 ações:

 

→ Petrobras – com 60% de participação.
→ Vale – com 20% de participação.
→ Itaú – com 20% de participação.

 

Se as ações da Vale e do Itaú estiverem estáveis, mas o preço das ações da Petrobras estiverem caindo, 60% do índice estará apresentando prejuízo, certo? Assim como, na situação contrária, o índice estará apresentando alta.

 

É assim que funciona quando o Ibovespa está caindo ou subindo. Quando ações de grande participação no IBOV caem, o índice tende a cair. Quando ações de grande participação sobem, o índice tende a subir.

 

E, para os investidores da Bolsa, ambos os cenários oferecem oportunidades. Por isso, o mercado fica diariamente atento às maiores baixas e maiores altas do Ibovespa, garimpando o momento certo de comprar e vender cada ação.

 

Entender e acompanhar o Índice Bovespa é um dos caminhos, mas vale lembrar que só porque uma ação faz parte do índice não quer dizer que ela seja um bom investimento. Existem diversas outras ações na Bolsa, assim como diversos outros índices que também podem ser interessantes.

 

Para investir de forma inteligente, é preciso buscar conhecimento e se manter informado. Além de contar com análises e recomendações de investimento feitas por profissionais do mercado. Assim, você investe em um cenário mais provável de acontecer, ao invés de simplesmente apostar na sorte.

 

*Ana Cláudia Inez é graduada em Relações Públicas e mestre em Processos Comunicacionais. Também é integrante da equipe de comunicação da Toro Investimentos – uma das maiores fintechs de investimento do mundo.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

O que são Small Caps: conheça as pequenas ações da Bolsa
Por Ana Cláudia Inez
Reserva de emergência: a sua rede de proteção para imprevistos
Por Alphamar Investimentos
O que fazer com o dinheiro que sobrou no fim do mês?
Por Equipe Organizze
Rentabilidade x Liquidez: qual a diferença entre os dois?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).