Bote suas finanças em dia ainda nesse ano

Escrito por:

O endividamento é uma realidade que, infelizmente, atormenta a vida de milhões de brasileiros. Principalmente por conta da crise financeira e do aumento do desemprego, é cada vez maior o número de pessoas que atrasam contas ou não conseguem honrar com seus compromissos financeiros.

 

Nestas situações de dificuldades e aperto financeiro, é comum que muita gente se sinta caindo em um buraco sem fundo – como se jamais fosse reverter sua situação financeira. Se este é o seu caso ou se você conhece alguém que esteja endividado, saiba que colocar as finanças em dia é sim possível – desde que você mantenha a calma, o controle financeiro, disciplina, organização e planejamento em relação ao seu dinheiro.

 

Quer descobrir como botar suas finanças em dia ainda nesse ano e começar um novo e promissor capítulo na sua vida financeira no ano que vem? Então acompanhe o artigo de hoje e saiba mais!

 

O controle financeiro e o planejamento

 

É possível sair do buraco das dívidas e da inadimplência em pouco tempo, mas não existe fórmula mágica: para isso é preciso manter um bom controle financeiro e planejar o que fazer com o dinheiro que recebe ao longo dos meses.

 

Você certamente já ouviu alguém falar que, se ganhasse mais dinheiro, não teria dívidas. Saiba que, sem a manutenção de bons hábitos financeiros, isso é apenas uma grande ilusão! Sem o controle e o planejamento do dinheiro, não importa quanto você ganhe, você sempre gastará mais do que possui.

 

Por isso, para botar suas finanças em dia e evitar novos problemas com dinheiro, o primeiro passo é organizar-se financeiramente. Liste todos os seus rendimentos, identifique todos os seus gastos e mantenha um controle financeiro mensal.

 

É imprescindível também que você construa um planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo. Se você tem dívidas, vale a pena definir uma estratégia em relação a quando e como você pode pagá-las ao longo do tempo. Aos poucos, com paciência, disciplina e muita força de vontade você consegue colocar sua vida financeira em ordem.

 

O papel do décimo terceiro

 

Definidos os papéis do controle e do planejamento financeiro e a importância destas habilidades no dia a dia de quem deseja colocar as finanças em dia e mantê-las em ordem, é o momento de fazer bom uso do que se recebe. No final do ano, o papel do décimo terceiro é essencial para quem tem dívidas e deseja iniciar o próximo ano com o pé direito e sem pendências financeiras.

 

Se você é assalariado e recebe o décimo terceiro, procure organizar-se para utilizar o montante extra recebido – ou ao menos parte dele – para quitar suas dívidas. Nesta época do ano, é comum que diversas empresas estejam mais abertas a negociar e aceitar propostas de pagamento à vista ou parcelado daquela conta ou despesa vencida.

 

Portanto, aproveite seu décimo terceiro e dê um jeito na sua vida financeira ainda neste ano.

 

Os feirões Limpa Nome

 

Os feirões Limpa Nome costumam ocorrer ao longo de todo ano. Nos últimos meses de cada ano, entretanto, eles tendem a ser mais frequentes – principalmente por conta do recebimento do décimo terceiro salário por boa parte da população.

 

Por isso, se você precisa quitar alguma dívida ou contas em atraso, vale a pena verificar a possibilidade de fazer esta negociação e/ou quitação por meio dos feirões. Consultar possíveis oportunidades de acordos em sites como o Serasa e o Boa Vista também pode ser uma opção interessante.

 

Há ainda empresas que organizam seus próprios feirões periodicamente – como empresas que fornecem serviços básicos, como energia elétrica. Neste caso, vale a pena contatar as companhias e verificar se e quando estes feirões são realizados.

 

Se ainda assim você não conseguir uma boa negociação, não desista! Continue mantendo contato com a empresa para a qual você deve e busque um acordo ao qual você possa honrar. O importante é não deixar a dívida “esquecida” – uma vez que ela pode se tornar uma imensa bola de neve ao longo do tempo!

 

Os cuidados com o cartão de crédito

 

Esta dica vale tanto para quem tem dívidas quanto para aqueles que estão com as contas em dia. O final de ano é um momento de festividades, troca de presentes e muitas compras. E, sem um controle financeiro eficiente, você – e o seu bolso – poderão correr sérios riscos.

 

Nestas épocas – assim como em qualquer outro período do ano, é fundamental tomar cuidado com o uso excessivo do cartão de crédito. Organize-se e gaste apenas aquilo que você pode pagar.

 

Afinal, a meta aqui é botar as finanças em ordem e iniciar o próximo ano com o pé direito – e não com novas dívidas, não é verdade?

 

As despesas de início de ano

 

Muita gente consegue encerrar cada ano que passa com o nome limpo e sem quaisquer dívidas. Porém, quando chega o início do ano seguinte, a história se repete: os custos são altos, as dificuldades em quitar as obrigações financeiras tornam-se ainda maiores e o endividamento volta a fazer parte do dia a dia do consumidor.

 

Para evitar este tipo de situação, é imprescindível preparar-se para as despesas de final de ano. Gastos com material escolar, matrícula do filho no colégio ou faculdade, IPVA, IPTU, entre tantos outros, podem pesar no bolso de quem não estiver preparado para estes custos.

 

Evitar uma situação como esta pode parecer difícil, mas é muito mais fácil do que se imagina: basta manter a organização e o planejamento financeiro, quitar as dívidas e ter uma reserva de emergência sempre que possível.

 

Procure poupar dinheiro para estas despesas extras de início de ano e crie uma poupança de emergência para imprevistos. Desta forma você evita atrasar contas e consegue manter suas finanças sempre em ordem.

 

Mindset financeiro

 

Além de colocar todas estas dicas em prática, não se esqueça de mudar seu mindset financeiro para conseguir botar as finanças em ordem ainda neste ano e começar o próximo ano com o pé direito em relação à sua vida financeira.

 

Neste contexto, vale organizar e planejar seus gastos, evitar o consumismo e adquirir produtos e serviços de forma consciente – sem desperdício. Se o seu dinheiro não é suficiente para quitar todas as suas despesas mensais, que tal reduzir estas despesas ou até mesmo buscar uma renda extra para ajudar no orçamento?

 

Mude seu mindset financeiro, seja mais consciente em relação ao seu dinheiro e procure sempre tomar boas decisões financeiras. Somente assim você conseguirá não só botar suas finanças em ordem ainda neste ano, mas sim ter uma vida financeira muito mais saudável ao longo do próximo e de muitos anos à frente.

 

Que tal começar a fazer novas escolhas e promover as mudanças que você precisa para quitar suas dívidas e ter as finanças organizadas a partir de agora? Experimente! Você também consegue!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

3 dicas para casais melhorarem sua organização financeira
Por Equipe Organizze
Como investir seu 13º e fazer seu dinheiro render?
Por Ana Cláudia Inez
Como aproveitar a Black Friday sem se endividar
Por Equipe Organizze
8 dicas de gestão financeira para controlar os gastos do seu veículo
Por Luana Biral
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).