Carro novo x Seminovo: qual traz menos impacto pro seu bolso?

Escrito por:

Ter um carro próprio faz parte do sonho de muitos brasileiros. Quando dão início a jornada da compra do automóvel, uma das primeiras etapas é decidir entre adquirir um carro novo ou seminovo. Nesse passo, deve-se levar em consideração alguns pontos que vão muito além do preço inicial do veículo.

 

Confira as vantagens e desvantagens de comprar um carro novo ou seminovo listadas pelo site Finanças Forever e descubra qual a melhor maneira de economizar numa compra tão importante pra sua vida.

 

As vantagens de comprar um carro novo

 

Comprar um carro novo é uma sensação única. E o mais importante é que você sabe que está adquirindo um produto que acaba de sair da loja e com tudo funcionando perfeitamente. Isso significa que pelo menos nos primeiros anos você quase não terá custos de manutenção.

 

Você também terá um período maior de garantia do que adquirindo um seminovo. Além disso, existem as facilidades de documentação ao adquirir um veículo novo. Como você será o primeiro dono não precisa fazer nenhum tipo de transferência e outros processos burocráticos para colocar o carro no seu nome.

 

As desvantagens de comprar um carro novo

 

A principal desvantagem é o preço. Os carros novos possuem um valor mais elevado justamente por ser um produto que acaba de sair da loja. Além disso, no momento em que você comprar o carro ele já perde valor assim que sai da concessionária. Portanto, a outra desvantagem é que ele desvaloriza após a compra.

 

As vantagens de comprar um carro seminovo

 

O carro seminovo também traz grandes benefícios. A vantagem de comprar um carro seminovo é justamente por ele ser mais barato, já que pode ter até três anos de uso. Você pode inclusive adquirir um modelo mais potente pelo mesmo valor que um carro novo mais simples. Como não faz muito tempo que ele saiu da loja você provavelmente não gastará muito com manutenção no início.

 

As desvantagens de comprar um carro seminovo

 

Uma das desvantagens é que você terá um pouco mais de trabalho para pesquisar um veículo em condições ideais. Também terá mais trabalho com a documentação. Além disso, você precisa analisar bem o veículo para se certificar de que o produto não apresenta nenhum problema decorrente do uso. Portanto, você precisará de um tempo maior para verificar o veículo e investigar se está em boas condições, fazendo um teste ou solicitando a avaliação de um mecânico.

 

Clique no botão abaixo e leia o artigo completo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

6 maneiras fáceis de economizar com transporte
Por Equipe Organizze
8 dicas de gestão financeira para controlar os gastos do seu veículo
Por Luana Biral
Emplacamento: dicas para a hora de comprar seu automóvel zero quilômetro
Por Equipe Organizze
Racionamento de gasolina: como economizar?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).