Cartão de crédito: vale a pena ter mais de um?

Escrito por:

O mundo de hoje tem se tornado cada vez mais consumista. As necessidades para adquirir bens de consumo aumentaram consideravelmente quando surgiram várias plataformas para aquisição de produtos. Uma dessas alternativas é o cartão de crédito, que além de contribuir para conquistar novos bens, ainda oferece uma série de vantagens.

 

Mas dependendo da necessidade, algumas pessoas se perguntam se vale a pena ter só um cartão. É notório que fazer mais de um cartão poderá ter mais benefícios, mas alguns se questionam se esses pontos positivos se tornarão um problema no futuro.

 

Para deixar bem claro se é preciso ou não ter mais de um cartão de crédito, a dica importante é organizar bem suas finanças. Quem tem um controle da sua situação financeira tem maior domínio sobre o uso dos seus cartões e assim não se mete em problemas financeiros. Mesmo que os cartões sejam de bandeiras ou bancos diferentes, o consumidor precisa ter uma noção clara dos vencimentos, das taxas e dos limites a serem obedecidos.

 

Para lhe ajudar a ter uma noção de se ter mais de um cartão de crédito, algumas situações podem lhe clarear a mente.

 

Salário dividido no mês

 

Para quem tem um salário dividido no mês, como em período quinzenal, o uso de dois cartões de crédito pode ser viável. Isso porque as datas de vencimento podem ser diferentes e auxiliam a não comprometer o pagamento das faturas.

 

Contudo, mesmo que você tenha dinheiro com mais frequência, é bom usar os cartões na data próxima do recebimento do salário. Dessa forma, a data de vencimento não se torna distante do dinheiro recebido e você tem mais chances de pagar a fatura sem juros de atraso.

 

Limites com até 50% da renda líquida

 

Ter dois cartões pode ser útil quando a soma dos dois limites não ultrapassa 50% da renda mensal líquida. Para que se aproveite o máximo de vantagens, o uso dos dois cartões pode ser um diferencial porque não atrapalha no orçamento e no pagamento das faturas. Se o limite ultrapassar, o risco de não quitá-los se torna maior e aí seu nome fica sujo.

 

Acúmulo de milhas

 

Quem costuma comprar muito, mas possui um controle financeiro rígido, o uso de mais de um cartão de crédito pode ser bom para acumular milhas. Essas milhas podem ser revertidas para ganhar outras oportunidades de consumo. Podem ser passagens aéreas, compras de novos produtos e aquisição de descontos.

 

Não só nessas situações, mas a inserção em outros programas de vantagens também aumenta, como compra de serviços médicos, financeiros e até proteções e seguros.

 

Compras online

 

Quem tem mais de um cartão de crédito pode ser bastante beneficiado na hora de fazer compras online. Isso não interfere diretamente nas finanças, porque o pagamento via cartão de crédito já é comum em muitas lojas online. O pagamento via boleto também continua sendo uma boa alternativa, mas alguns valores só são aceitos em alguns bancos e nem sempre o valor pago é processado na hora.

 

Mesmo que você tenha cartões de bandeira e bancos diferentes, o prazo da entrega do produto já inicia na hora de firmar o parcelamento do bem e assim não demora tanto tempo.

 

Não pagamento da anuidade

 

Se você não gosta de pagar anuidade, adquirir dois cartões de crédito não vale a pena. Nem todos os bancos possuem taxas com valores equivalentes e alguns até possuem valores que aumentam a cada mês. Esse pagamento é uma garantia de que você continuará vinculado à instituição financeira.

 

Se a soma das duas anuidades ultrapassar o seu orçamento, a escolha não é tão viável.

 

Falta de controle

 

Se você possui dificuldade para administrar suas finanças, então ter dois cartões não vale a pena. Mesmo que seu salário seja pago duas vezes no mês e as anuidades não causem impacto no orçamento, uma administração falha pode lhe comprometer de diversas formas. Seja na hora de quitar as parcelas, ocasionar problemas para obedecer a validade e também ter o nome sujo, ter dois cartões não se torna vantajoso.

 

Mas como se preparar para ter dois cartões de crédito?

 

Embora um cartão de crédito seja muito bom em diversas ocasiões, é preciso que você se prepare. A primeira orientação é se organizar bem financeiramente. Ao aprender a controlar suas finanças, você estará mais preparado para quitar seus pagamentos e manter seus créditos sempre em dia.

 

A outra orientação se dá na hora de escolher a bandeira e o banco. É possível sim ter cartões de bandeiras e bancos diferentes, mas veja se a instituição financeira não lhe oferece a chance de ter um cartão múltiplo. Dessa maneira, fica mais fácil se concentrar nos pagamentos, taxas e anuidades numa mesma plataforma.

 

Avalie também sua frequência de compra. Se você possui o hábito de comprar frequentemente, ter mais de um cartão de crédito pode ser uma alternativa oportuna. Assim, você tem mais chances de adquirir bônus para próximas compras e até prioridade em atendimento nas agências, economias em taxas de transações e outros serviços.

 

Por isso, avalie bem seu estado financeiro para usufruir ao máximo das vantagens em ter mais de um cartão de crédito. Lembre-se que é melhor se organizar agora do que sofrer no futuro.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

A melhor forma de usar o cartão de crédito
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como descobrir o limite para compras parceladas do cartão de crédito?
Por Equipe Organizze
Como escolher o melhor cartão de crédito?
Por Equipe Organizze
Como quitar dívidas do cartão de crédito em 6 passos
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).