Cartões de crédito como o Nubank, valem a pena?

Escrito por:

Recentemente, as novas tecnologias abriram portas até mesmo para o surgimento de operadoras digitais de cartão de crédito. São empresas que possibilitam a criação de cartões de crédito sem que haja a necessidade de vinculá-lo a uma instituição bancária.

 

Mas afinal, será que os cartões de crédito, tais como o oferecido pelo Nubank, realmente valem a pena?

 

A seguir neste artigo confira um breve histórico sobre a empresa, conheça seus concorrentes, assim como as vantagens e desvantagens em apostar neste tipo de cartão quando em comparação aos cartões tradicionais.

 

Breve histórico sobre o Nubank

 

O Nubank consiste em uma startup brasileira que nasceu em 2013, em São Paulo, e aos poucos vem expandindo cada vez mais sua oferta de serviços no segmento bancário.

 

Não à toa, hoje o Nubank já não pode mais ser denominado “operador de cartão de crédito”, como era há poucos meses, mas sim, uma empresa na área de serviços financeiros.

 

Atualmente, o Nubank oferece três produtos/serviços inovadores: cartões de crédito sem anuidade e taxa de adesão; programa Rewards de recompensa (seu programa próprio de milhas) e NuConta. Falaremos a seguir um pouco mais sobre cada um deles.

 

Certamente o mais popular destes serviços é o cartão de crédito Nubank. A empresa surgiu como pioneira na oferta de cartões de crédito sem a necessidade de vínculo direto com uma conta corrente.

 

O Nubank oferece cartões de crédito sem anuidade e taxa de adesão. O limite, por sua vez, varia de cliente de cliente (considerando sua renda mensal, que, inclusive, não precisa ser comprovada).

 

Quais são os concorrentes do Nubank?

 

O Nubank foi pioneiro na oferta de seus produtos financeiros. Porém, hoje já conta com dois “concorrentes”.

 

Um deles é o “Digio”, que também oferece cartão de crédito sem necessidade de comprovar renda e sem anuidade. Porém, ele não oferece crédito rotativo, mas apenas a possibilidade de parcelamento da fatura em até 12x (com taxa de 7,9% ao mês).

 

O outro concorrente direto do Nubank é o Neon, que apesar das similaridades, oferece apenas a modalidade de débito.

 

Como ter mais controle do dinheiro com o cartão de crédito Nubank?

 

O Nubank oferece um cartão de crédito totalmente sem taxas, o que certamente, o diferencia de imediato dos cartões de crédito tradicionais.

 

Primeiramente, o usuário não tem taxa de adesão. Para solicitar o cartão, basta baixar o aplicativo, informar alguns dados (incluindo a renda mensal) e tirar uma foto. Se aprovado, o cartão é enviado no endereço indicado dentro de alguns dias.

 

O cartão também não conta com anuidade. Resumidamente, você não deverá arcar com nenhum custo para tê-lo e, em seguida, para utilizá-lo. Vale ainda lembrar que o cartão de crédito Nubank é o MasterCard Platinum Internacional, o que possibilita até mesmo a realização de compras fora do Brasil sem qualquer taxa adicional.

 

E além da economia, outro ponto interessante é o controle que o usuário tem em relação aos gastos e compras efetuadas com o cartão de crédito Nubank. Isso porque o aplicativo notifica o usuário em tempo real sobre qualquer compra realizada com o mesmo. Em adicional, a fatura total do mês e dos meses seguintes (caso tenham compras parceladas) também pode ser acessada por completo e atualizadas a qualquer momento via app.

 

Ao precisar de um limite emergencial mais alto (como para a compra de algo mais caro, como uma passagem aérea ou um aparelho eletrônico, por exemplo), o Nubank ainda oferece a possibilidade do pagamento da fatura com antecedência – o que também não é permitido em faturas de cartões de crédito tradicionais, que precisam “ser fechadas” antes de qualquer pagamento.

 

Considerando essas vantagens, é possível ter muito mais controle do dinheiro utilizando o cartão de crédito oferecido pelo Nubank.

 

A única desvantagem apontada pelos especialistas em relação ao Nubank diz respeito à falta de um programa de pontos (ou milhas).

 

Porém, esse “problema” já foi resolvido há poucos meses pela operadora, que agora, conta com o programa “Nubank Rewards”. Com ele, o usuário acumula um real no cartão a cada um real gasto em compras. Porém, para participar, o usuário deverá pagar uma anuidade no valor inicial de R$19,99.

 

Outra vantagem é que o cartão de crédito Nubank é da bandeira MasterCard, o que torna possível a adesão e a participação no programa Mastercard Surpreenda. Ao somar pontos neste programa (um ponto a cada compra realizada), o usuário pode trocá-lo por prêmios, descontos ou vantagens em diversos estabelecimentos espalhados pelo Brasil.

 

Novidade Nubank

 

Recentemente, no final de outubro deste ano, o Nubank deixou de ser apenas uma operadora de cartão de crédito para se tornar o primeiro banco digital do Brasil, anunciando o serviço de conta-corrente.

 

Os clientes que já possuem cartão de crédito Nubank serão os primeiros a receberem o convite para teste da conta corrente. Todas as funcionalidades serão realizadas exclusivamente no meio digital, tais como a abertura da conta, transferências bancárias (sem tanta burocracia) e agilidade no pagamento da fatura do cartão do crédito da empresa.

 

Além disso, o valor depositado na conta rende como numa poupança com a taxa anual Selic (de 9,46%), mais alta do que quando em comparação à taxa utilizada pelos demais bancos nacionais (de 7,28%).

 

Tem alguma contribuição para o artigo? Escreve pra gente nos comentários!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

7 ótimos motivos para não emprestar o cartão de crédito
Por Equipe Organizze
Cartão de crédito: vale a pena ter mais de um?
Por Equipe Organizze
Como acumular milhas e poupar em passagens aéreas
Por Ricardo Pereira
Novo rotativo do cartão de crédito – O guia completo de utilização
Por Professores do Sucesso
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).