Casa própria ou aluguel?

Escrito por:

A melhor resposta é “depende”. Essa é uma discussão longa e que requer inúmeros pontos de vista. Vamos aqui citar algumas situações. O aluguel pode ser mais vantajoso em alguns casos. São eles:

 

Aluguel x Dinheiro em poupança

 

Se você tiver 1 milhão de reais guardados na poupança, você vai ter um rendimento mensal de aproximadamente 6000 reais por mês. Em São Paulo, em um bairro nobre, você consegue morar de aluguel num apartamento por aproximadamente 4000 reais de aluguel.
Nesse caso, vale mais a pena deixar o dinheiro investido e rendendo e usar parte do rendimento para pagar o aluguel e ainda sobram 2000 reais.

 

Manutenção do imóvel

 

Caso você queira comprar um imóvel próprio, além do dinheiro que terá que desembolsar para pagar, você ainda terá que periodicamente fazer a manutenção desse imóvel. Se você alugar, pode adiar a manutenção ou até mesmo trocar de imóvel quando verificar sinais de deterioração ou problemas estruturais.

 

Facilidade em relação a localização

 

Morar de aluguel pode ser vantajoso para diminuir os gastos com deslocamento. É muito mais prático e barato alugar um imóvel próximo ao trabalho. E, se for necessário trocar de trabalho, basta alugar outro imóvel próximo ao novo local. Se possuir uma casa própria, é muito mais trabalhoso e caro ficar vendendo e comprando imóvel para se deslocar. A tendência é permanecer onde está.

 

E as vantagens de ter um imóvel próprio?

 

→ Estabilidade

 

Ter um imóvel é uma garantia de segurança. Quando se está morando de aluguel, pode-se ter a triste notícia de que deve-se sair do imóvel. A qualquer momento o dono do imóvel pode solicitar a desocupação. Já no seu imóvel, não há esse risco.

 

→ Valorização dos imóveis

 

Nos últimos dez anos os imóveis estão se valorizando muito no Brasil. A compra de imóvel foi um dos melhores investimentos da década passada. Alguns imóveis chegaram a valorizar mais de 100% em 4 anos. Definitivamente, uma opção mais vantajosa que o aluguel em relação a números absolutos.

 

→ O imóvel é um dinheiro guardado

 

Se você mora de aluguel, pode não ter uma reserva caso necessite de uma grande quantidade de dinheiro em uma grande emergência. Entretanto, se você tem um imóvel, o valor daquele imóvel pode se transformar em dinheiro caso precise urgentemente. Basta vender o imóvel. Assim como é possível conseguir melhores empréstimos caso você tenha um imóvel registrado no seu nome, pois ele pode servir de garantia em caso de não pagamento da dívida.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

E se aplicar seu dinheiro fosse como comprar imóvel?
Por Felipe Modenese
Não faça como a Bettina
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
4 formas infalíveis de acabar com as compras por impulso
Por Equipe Organizze
Como declarar CDB no Imposto de Renda?
Por Ana Cláudia Inez
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).