Comer fora ou em casa? Saiba qual o melhor para você

Escrito por:

Há alguns anos, a Netflix colocou em seu cardápio de opções a série documental Cooked, uma produção que adapta para as telinhas o best-seller Cozinhar: Uma História Natural da Transformação, do jornalista Michael Pollan. Um livro onde, além de vários assuntos, é discutido alguns de nossos atuais hábitos de alimentação, incluindo o de comer fora de casa — algo que, além de não ajudar a economizar no almoço, também parece não fazer muito bem à saúde.

 

Mas será que almoçar e jantar fora é algo tão ruim assim? Será que comer em casa é sempre a melhor opção (até para quem tem pouco tempo durante os dias)? É o que tentaremos responder aqui nesse post. Quer saber a resposta? Então confira!

 

Comer fora: a opção mais cara, porém prática

 

Considerada a opção favorita para quem vive na correria entre casa e trabalho, comer fora também é bem-visto por quem não tem muita intimidade com a cozinha. Mas será que essa é realmente uma boa ideia? Vejamos os prós e os contras.

 

Prós

 

Rapidez – você não perde tempo cozinhando e pode encontrar um bom restaurante bem ao lado do trabalho ou da faculdade.

 

Praticidade – quem não tem domínio da cozinha não precisa passar horas (ou dias) procurando por uma receita e tentando acertá-la. Basta entrar e fazer o pedido no restaurante.

 

Contras

 

Gastos – quem está tentando diminuir seus gastos pode ter problemas ao almoçar todo dia fora de casa se não tiver um bom controle de quanto gasta diariamente, afinal, fazer a própria comida costumeiramente sai mais barato.

 

Saúde – não é fácil achar um restaurante com comida saudável e barata nas grandes cidades.

 

Comer em casa: a opção para quem quer economizar no almoço e comer melhor

 

Pronto, agora que você já sabe quais são os prós e os contras de comer fora, que tal dar uma olhada no que vale ou não a pena na outra opção: comer em casa.

 

Prós

 

Gastos – fazer a própria janta ou almoço em casa pode gerar uma grande economia nos gastos mensais de uma pessoa.

 

Saúde – quando você cozinha a sua própria comida, ainda que seja um prato simples, é possível fazer isso com ingredientes mais frescos e saudáveis. E isso sem contar que até a sua conexão com o que você come pode mudar (além da saúde) – você não vai optar por comer lasanha todos os dias, por exemplo, dado o trabalho que isso pode trazer.

 

Contras

 

Tempo e praticidade – de fato, além de nem todo mundo ter tempo de ir até em casa cozinhar (ou fazer isso antes de ir para o trabalho), fazer a própria comida dá muito mais trabalho do que apenas passar pelas panelas do self-service. E isso sem contar com o tempo gasto também com as compras da semana.

 

Aprendizado – nem todo mundo tem o dom da cozinha. E mesmo se a pessoa quiser aprender, o período de aprendizado é demorado e envolve gastos, já que até chegar à prática, costuma-se queimar mais grana (além de algumas panelas de arroz).

 

O veredito

 

Apesar de ser uma opção mais barata e, muitas vezes, mais saudável, não dá para dizer que comer em casa seja a melhor saída para todas as pessoas. Isso porque a prática de se fazer a própria comida envolve uma dedicação maior de tempo. Por isso, se você não tiver algumas horinhas sobrando ao longo da semana e nem a prática da cozinha, talvez essa não seja uma boa ideia.

 

Comer fora pode até não ser uma boa maneira de se economizar no almoço, no entanto, é a forma mais prática que você tem para conseguir fazer as tarefas do dia a dia e dar conta dos afazeres pessoais. Agora, isso não quer dizer que não vale a pena tentar arriscar um pouco nas receitas durante o fim de semana, certo?

 

Ah! E não se esqueça de anotar os gastos, balancear e ver o que é vantajoso pra você!

 

Gostou do post? Comente!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

3 dicas de gestão financeira pessoal aprendidas com o Tio Patinhas
Por Equipe Organizze
6 dicas de como economizar na decoração da casa
Por Equipe Organizze
Poupar dinheiro ou só se vive uma vez?
Por Equipe Organizze
Como administrar os gastos com animais de estimação
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).