Como a tecnologia está revolucionando as finanças?

Escrito por:

A tecnologia chegou para revolucionar muitas áreas da nossa vida. Hoje, as coisas são bem diferentes de alguns (poucos) anos atrás. Há duas décadas, não existia internet banda larga e muito menos Smartphone. Whatsapp, Facebook e Instagram nem pensavam em existir. A forma de se comunicar e fazer compras era completamente diferente!

 

As enormes pilhas de papel foram aposentadas. Transações bancárias podem ser feitas na palma da mão através de um smartphone. Compras são realizadas com um ou dois cliques. O salão da Bolsa de Valores com uma multidão gritando e falando ao telefone já não existe mais.

 

Na interação entre o presencial e o digital que tem ocorrido nos últimos anos, muita coisa mudou. E a forma como as pessoas lidam com o dinheiro acompanhou essa evolução. Você já parou para pensar como é possível usar todas essas mudanças a seu favor?

 

Os benefícios da tecnologia vão muito além das mensagens instantâneas de Whatsapp. Vamos conhecer agora três mudanças em que a tecnologia transformou a forma de como as pessoas lidam com as finanças.

 

Home Broker

 

Não precisa se assustar com esse nome que parece complicado! O Home Broker é o mocinho da história. Também chamado de HB, trata-se de uma plataforma que serve como ponte entre a Bolsa de Valores e as pessoas que querem comprar e vender ativos.

 

Antes dessa tecnologia existir, o processo era bem mais complicado. Toda negociação na Bolsa de Valores precisava ser mediada por um operador. Hoje, felizmente, as transações não ocorrem mais assim.

 

O investidor pode fazer suas operações da sala de casa. Basta ter um computador com internet e uma conta em uma corretora. A agilidade e a autonomia que o Home Broker trouxe aos investidores têm ajudado a democratizar os investimentos. Legal, né?

 

Além de poder realizar suas operações de compra e venda através dessa ferramenta, você também pode acompanhar suas ordens, ver seu saldo, verificar sua carteira de investimentos e as cotações em tempo real.

 

Tesouro Direto

 

O avanço tecnológico chegou a tal ponto que ninguém mais consegue escapar. Até o poder público se rendeu às graças da tecnologia.

 

O Tesouro Direto é um programa que surgiu em 2002, criado pelo Tesouro Nacional brasileiro em parceria com a BM&F Bovespa. Ele permite a negociação de títulos públicos de forma simples, prática e segura através da internet. Além disso, o Tesouro Direto é bem acessível, pois possui o valor mínimo de compra de apenas R$30,00.

 

Comprar títulos públicos através da internet já era um grande avanço, mas agora o governo deu mais um passo para facilitar a vida de quem investe no Tesouro Direto. No final de 2016, foi lançado um aplicativo gratuito para sistemas Android que trouxe as aplicações para a palma das suas mãos.

 

Vida de Trader

 

As evoluções tecnológicas que aconteceram na Bolsa, no Tesouro Direto e em tantas outras partes do mercado financeiro, acabaram contribuindo para mudanças um pouco maiores na vida de muitas pessoas.

 

A facilidade de poder fazer operações na Bolsa de Valores de qualquer lugar atraiu a atenção para uma nova forma de viver e trabalhar: o chamado estilo de vida Trader.

 

Um Trader consegue viver exclusivamente de seus rendimentos na Bolsa. Ele faz os seus horários e trabalha de onde quiser, seja do quarto do hotel com vista para o mar ou até mesmo do conforto de casa. Além disso, não é preciso ter nenhuma formação, apenas um bom conhecimento sobre economia e mercado financeiro.

 

Não são poucas as histórias de pessoas que chegaram a deixar o seu trabalho para se dedicar apenas à vida de Trader. E não é nada mal, não é mesmo? Conseguir ganhar dinheiro sem sequer sair de casa. Parece até mais uma daquelas histórias sobre ganhar dinheiro na internet, que estamos cansados de ouvir por aí.

 

Mas o estilo de vida Trader não é conto da carochinha. É uma possibilidade real onde conhecimento é indispensável. É claro que não dá para decidir do dia para noite que vai se tornar um Trader e ponto final. É preciso muito estudo, disciplina e cautela. Ter sucesso na Bolsa de Valores é uma postura. É preciso saber agir tanto em cenários favoráveis quanto em momentos desafiadores.

 

Não deixe de aproveitar todas as vantagens que a tecnologia pode trazer para sua vida, quer seja um Trader ou não. Use-as com sabedoria e atenção, fazendo sempre o melhor uso possível. Assim, você poderá ter uma vida de muito sucesso, felicidade e, quem sabe, trabalhar com os pés na areia!

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 atividades para fazer durante o distanciamento social
Por Equipe Organizze
3 hábitos financeiros para mudar sua vida (agora e para sempre)
Por Equipe Organizze
3 itens de valor que mais desvalorizam com o tempo
Por Equipe Organizze
Quer revolucionar sua vida financeira? Então não cometa esse erro
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).