Como administrar seu primeiro salário da melhor forma

Escrito por:

Ganhar o primeiro salário é um daqueles momentos inesquecíveis da vida de qualquer pessoa. Afinal, nada mais gratificante que trabalhar durante todo um mês e ser remunerado por todo o seu esforço e empenho, não é mesmo?

 

Neste momento tão importante na vida de um jovem, no entanto, surge uma dúvida bastante comum: como administrar o primeiro salário da melhor forma? O que fazer com este primeiro ganho e como utilizá-lo de maneira inteligente?

 

A decisão do que fazer com o primeiro salário é individual, particular de cada um. Mas, se você não sabe como administrar seu primeiro salário da melhor forma, nós vamos te ajudar. Confira no artigo de hoje algumas dicas sobre o que fazer com o primeiro pagamento e descubra a melhor maneira de utilizar sua primeira remuneração.

 

Acompanhe!

 

Comemorar!

 

Comemorar a conquista do primeiro salário é uma das maneiras mais bacanas de administrar seu primeiro ganho. Você pode, por exemplo, separar um valor para comprar algo que você deseja adquirir há muito tempo ou até mesmo sair para comemorar em um restaurante com amigos, familiares e pessoas especiais – que possam, de algum modo, ter colaborado para este momento tão especial.

 

Neste momento de comemoração, entretanto, vale a pena manter atenção nas finanças. Evite gastar todo o seu salário e comece, desde o início, a utilizar a inteligência financeira para tomar decisões em relação ao seu dinheiro.

 

Criar uma reserva financeira

 

Uma maneira de começar a cuidar do seu dinheiro com inteligência e administrar bem seu primeiro salário é criar uma reserva financeira. A reserva financeira – também conhecida como reserva de emergência – é um montante de dinheiro destinado a eventualidades que podem ocorrer no dia a dia.

 

É recomendado que a reserva financeira seja equivalente a, no mínimo, seis meses do seu salário. Por isso, separar um pouco do dinheiro do seu primeiro salário e poupar um pouco a cada mês é uma maneira muito eficiente e inteligente de administrar seus rendimentos e começar a formar patrimônio.

 

E não se desespere se sobrar apenas uma pequena fatia do seu salário para a reserva financeira. Isso é perfeitamente normal e saudável. Não se esqueça que, conforme seus ganhos forem aumentando, maiores são as chances de você conseguir poupar cada vez mais e não apenas criar uma boa reserva financeira, mas também dar início aos seus demais investimentos na renda fixa ou variável.

 

Definir metas

 

Criar metas financeiras de curto, médio e longo prazo e definir um planejamento financeiro para você é mais uma maneira eficiente de administrar seu primeiro salário. Defina o quanto você pretende gastar com comemorações, com eventuais compras, com pagamento e despesas e separe uma parte dos valores para iniciar seus investimentos ou criar a reserva de emergência.

 

Ao definir suas metas e elaborar um planejamento financeiro para o curto, médio e longo prazo você consegue organizar melhor suas finanças e administrar seu primeiro salário e os demais salários de uma maneira muito mais simples.

 

Investir na sua educação

 

Você também pode começar a juntar dinheiro para pagar uma pós-graduação ou um curso no exterior com seu primeiro salário. Poupe uma parte do seu primeiro salário para esta finalidade e escolha um novo curso para frequentar.

 

Fazer um curso de idiomas também pode ser uma excelente opção de se preparar ainda mais para o mercado de trabalho e alçar novos voos em sua carreira. Escolha aquele que melhor se encaixe nos seus objetivos pessoais, no seu gosto pessoal e na sua carreira e siga o caminho!

 

Lembre-se sempre que o estudo tem o poder de torná-lo um profissional ainda mais completo e qualificado e de incrementar seus ganhos no futuro.

 

Fazer uma viagem

 

Viajar é uma das atividades mais bacanas que existem. Afinal, ao viajar você não apenas descansa a mente e o corpo, mas também tem contato com pessoas, locais e culturas diferentes – o que costuma ser muito agregador a qualquer pessoa.

 

Por isso, uma maneira interessante de administrar seu primeiro salário da melhor forma é organizar uma viagem. Não é preciso escolher um roteiro caro: basta encontrar um local que você gostaria de conhecer e organizar a viagem.

 

Se o destino exigir um pouco mais de dinheiro, vale a pena estabelecer esta viagem como uma das suas metas de médio ou longo prazo. Assim você conseguirá juntar um pouco de dinheiro a cada mês e viabilizar este seu desejo em algum momento – de acordo com o prazo que for conveniente a você.

 

Ajudar a família

 

Se você mora com seus pais, ajudar a sua família em casa pode ser uma boa maneira de utilizar seu primeiro salário da melhor forma. Verifique com seus pais se há necessidade de pagar uma conta, fazer uma compra no mercado ou quitar alguma pendência financeira urgente.

 

Não importa o quanto você desembolse para auxiliá-los neste momento: o importante é colocar-se à disposição para ser útil e fazer uma diferença positiva no orçamento familiar.

 

Deste modo você não apenas contribui com as despesas da casa, mas também auxilia seus pais que tanto investiram em você. Com certeza sua ajuda será muito bem vinda – e será motivo de orgulho para eles!

 

Bônus: cuidado com o endividamento!

 

É bastante comum que, ao ganhar o primeiro salário, as pessoas fiquem eufóricas e saiam por aí comprando tudo o que sempre desejaram. Nestas horas, no entanto, é preciso tomar cuidado com o endividamento!

 

Se você já possui um cartão de crédito, atente-se a pagar por uma compra sempre à vista e evite parcelamentos – que podem não só abocanhar parte dos seus ganhos nos meses seguintes como jogar você em um mar de dívidas, em caso de atrasos no pagamento das faturas. Lembre-se que este é apenas o seu primeiro mês de trabalho e que há muito ainda a se ganhar e a se conquistar com uma postura equilibrada e responsável em relação ao dinheiro.

 

Cuidando bem do seu dinheiro e administrando-o com inteligência ficará muito mais fácil utilizar seu salário de maneira eficiente não apenas no primeiro mês de ganhos, mas em todos os meses – fazendo seus ganhos renderem muito mais do que você poderia imaginar!

 

E você, tem alguma outra dica de como administrar seu primeiro salário da melhor forma possível e manter-se cuidando bem do dinheiro nos salários seguintes? Então divida conosco suas dicas e sugestões!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como diminuir os pequenos gastos diários e economizar muito!
Por Equipe Organizze
7 FILMES PRA GANHAR MAIS DINHEIRO!
Por Nathalia Arcuri | Me Poupe
Qual a melhor forma de organizar as finanças: app ou planilha?
Por Equipe Organizze
Você é vítima da Síndrome do Impostor? Saiba o que é e como funciona
Por Instituto Acelere
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).