Como antecipar o décimo terceiro salário?

Escrito por:

Antecipar o décimo terceiro salário pode ser uma opção para quem precisa de dinheiro no fim do ano e não pode esperar.

 

No artigo de hoje, entenda como solicitar essa linha de crédito, benefícios e alternativas para sair das dívidas e iniciar bem o ano.

 

Como antecipar o décimo terceiro salário?

 

A antecipação do décimo terceiro salário, como o próprio nome sugere, permite receber o valor antes do prazo original.

 

Assim, o décimo terceiro salário que é pago, geralmente em duas parcelas, nos meses de Novembro e Dezembro, em datas pré-determinadas pela empresa ou pelo órgão pagador ou até a data limite definida por lei pode ser recebido antes.

 

Esse pagamento funciona como um empréstimo e é liberado somente por alguns bancos. Em contrapartida, depois de ter o valor recebido, o solicitante deve quitar seu débito com o banco contratado. As taxas de juros vão variar em função do valor solicitado e o prazo para pagamento pode ser de 30 a até 90 dias. Dependendo do valor disponível, é possível antecipar até 80%.

 

Pré-requisitos

 

Os empregados que têm registro em carteira, assim como funcionários públicos e aposentados e pensionistas do INSS podem solicitar essa operação junto ao banco em que já são correntistas. Portanto, é preciso que o interessado tenha uma conta bancária ou conta-salário no mesmo banco.

 

O crédito solicitado pode ser transferido para outra conta no nome do mesmo titular. No entanto, o crédito pago pela empresa ao seu colaborador, deve cair na mesma conta de origem. Essa é a garantia de que o pagamento da dívida será realizado de forma automática.

 

Quando vale a pena solicitar?

 

Quando existe algum compromisso financeiro que não pode ser adiado ou pago de outra forma ou em casos emergenciais. Nestes momentos, para não correr o risco de utilizar o cartão de crédito ou ou cheque especial, vale a pena considerar essa alternativa como uma das possíveis soluções.

 

Antecipar o décimo terceiro salário não é indicado, entretanto, caso a data do pagamento esteja bem próxima ou pode ser negociada. Isso porque, esse dinheiro emprestado também tem seu custo e pode não compensar.

 

Veja agora as vantagens e desvantagens para o seu bolso.

 

Vantagens e desvantagens de antecipar o décimo terceiro salário

 

Algumas situações emergenciais podem fazer com que o dinheiro extra seja bem-vindo. No entanto, como nem sempre a data do pagamento pode ser alterada diretamente, então, uma forma de consegui-lo mais facilmente é através dos bancos. Entre os principais benefícios estão:

 

→ Ter o dinheiro adicional quando precisar

 

Ao invés de ter que esperar o pagamento programado, quem precisa antecipar o décimo terceiro salário pode ter acesso fácil ao dinheiro, quando precisar.

 

Isso quer dizer que a emergência pode ser resolvida antes ou que os planos não precisam ser mais prorrogados.

 

→ O crédito é pré-aprovado

 

Diferente de outras opções de crédito, a análise e liberação da antecipação do décimo terceiro salário são mais rápidas. O crédito é pré-aprovado e tem como garantia o recebimento do décimo terceiro, dentro do seu prazo original.

 

As desvantagens dessa opção são:

 

→ Valor retido

 

Quando a segunda parcela cair na conta, o banco irá saldar a dívida automaticamente, deduzindo do saldo bancário. Dessa forma, não é possível contar novamente com o valor do décimo terceiro. O cuidado, neste caso é se organizar para não ter nenhum desencaixe financeiro.

 

→ Pagamento da taxas de juros

 

Como qualquer serviço financeiro prestado por um banco, esse tipo de empréstimo também precisa ser remunerado. Essa forma de pagamento inclui, portanto, a taxa de juros. É preciso fazer as contas para avaliar até que ponto o empréstimo compensa ou se vale a pena esperar pelo pagamento da segunda parcela.

 

Outra recomendação importante é comparar o Custo Efetivo Total de outras modalidades de crédito pessoal.

 

Agora que você já sabe como antecipar o décimo terceiro salário, quando precisar, aproveite para saber as 3 melhores maneiras de usar o décimo terceiro, para começar bem o ano sem dívidas.

 

Por Danielle Vieira | Apaixonada por marketing, descobriu os números e finanças ao longo do caminho e, decidiu ajudar as pessoas através da educação financeira. Hoje faz isso atuando no marketing da bxblue, fintech acelerada pela Y Combinator e escrevendo em alguns portais.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Supérfluos: os obstáculos para seus objetivos financeiros
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como priorizar as dívidas? Saiba o que fazer para evitar que a dívida aumente
Por Equipe Organizze
4 dicas de presentes baratos para ficar perto de quem você ama
Por Equipe Organizze
3 dicas para os desempregados na pandemia
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).