Como conseguir uma renda extra durante a pandemia

Escrito por:

Depois de alguns meses de pandemia, podemos ver que esse período pode afetar não só a saúde das pessoas, como também pode afetar – e muito! – a vida financeira. Uma alternativa para esse problema seria o exercício de atividades que tragam renda extra.

 

Além de verdadeiro isso é fundamental, já que também é nessas épocas que muitas pessoas acabam perdendo seus empregos ou tendo seus salários reduzidos.

 

A diferença essencial das várias pandemias pelas quais a humanidade já passou, e qualquer outra mais recente, é que hoje nós podemos contar com a internet. 

 

Ela pode ajudar muito desde um curso online de montagem de painel, até a criação de lojas virtuais.

 

Isso permite alguns trabalhos sem sair de casa, e ainda amplia bastante o alcance de outras atividades que, apesar de envolverem processos externos, podem vender bem mais por meio da esfera digital, como entrega de alimentação, roupas, eletrônicos, etc.

 

Então, se você quer dicas de como ganhar dinheiro sendo freelancer, temporário, abrindo um negócio próprio e até mesmo com seus hobbies, siga adiante na leitura.

 

Por dentro do universo freelancer

 

Esse tipo de trabalho sempre foi comum em alguns setores, especialmente na área de festas e eventos, mas também em trabalhos de escritório, como na área de marketing e de jornalismo.

 

Naturalmente, o segmento de festas e eventos tende a ter sua demanda diminuída em épocas de pandemia. Já os trabalhos de escritório podem chegar mesmo a ter uma necessidade maior do que a das épocas sem crise.

 

É o caso do marketing digital. Como as lojas têm aumento nas vendas online, elas acabam precisando de profissionais de todos os setores, tais como:

 

→ Designers e Analistas;

→ Conteudistas;

→ Business Intelligence;

→ Assessores de Imprensa;

→ Especialistas em SEO;

→ Social Media;

→ Entre outros

 

Como as vendas digitais crescem, junto aumenta a demanda por entregas, então você pode participar desse processo em qualquer uma das pontas, seja como freelancer digital, seja como motoboy em diadema.

 

Aliás, recentemente, o setor de entregas já vinha se aquecendo. Com a pandemia, que faz as pessoas evitarem sair de casa e acabarem pedindo mais produtos e serviços a distância, ele se torna ainda mais requisitado.

 

No jornalismo ocorre o mesmo que no marketing, pois os jornalistas precisam cobrir a crise. O segmento pode precisar de redatores, revisores, fotógrafos, editores de imagem entre outros similares.

 

O segredo dos trabalhos temporários

 

No Brasil, o trabalho temporário é reconhecido em lei, e é voltado especialmente para a área de comércio e de serviços. 

 

As vagas podem ir desde vendedor em lojas até serviços mais técnicos da área de infraestrutura urbana.

 

Além disso, apesar da falta de vínculo efetivo, os direitos trabalhistas garantem que essa força de trabalho seja tratada como igual em tudo o mais, tanto em portar um crachá empresarial de identificação, quanto em ter uma remuneração idêntica à dos efetivos.

 

Tudo isso defende essa classe de trabalhadores contra possíveis injustiças. Em momentos de crise, esse tipo de oportunidade entra em alta, já que as empresas veem seu quadro de funcionários reduzido devido à demissão da força de trabalho efetiva.

 

Os contratos podem ser de um mês, um trimestre ou mesmo maiores. Além de ser um modo de conseguir uma renda extra durante a pandemia, há várias vantagens, como a de enriquecer seu currículo com mais conhecimento profissional.

 

Outra possibilidade incrível é a de o funcionário conseguir causar boa impressão, inserindo-se bem na atividade temporária, e no final conseguir ser efetivado, especialmente se o contrato for se estendendo até o fim da pandemia e da crise.

 

Sobre hobbies e negócios próprios

 

Outro modo arrasador de garantir uma renda extra durante a crise da pandemia é por meio dos seus hobbies ou atividades que você apenas domine.

 

É o caso, por exemplo, de pessoas que sabem tocar um instrumento musical, pois aprenderam quando mais novas ou por interesse em aprender algo novo. Outro exemplo é o domínio de uma segunda língua.

 

Hoje já existem plataformas digitais voltadas exclusivamente para a promoção de cursos online, de modo que você só precisa se inscrever e ler as dicas que elas mesmas disponibilizam. Está tudo ali, sobre como fazer pautas, como gravar vídeos e afins.

 

Quando se fala em hobby fica ainda mais fácil, pois você só precisa ensinar ou fazer o que gosta. 

 

Uma frente é a de artesanatos, como confecção de peças personalizadas, sejam toucas, máscaras e camisetas, ou artigos como case de celular e bag violão folk.

 

Investir em alimentação é outra grande oportunidade, sobretudo com o diferencial de setores mais nichados, como comida gourmet ou saudável. 

 

Esse tipo de atividade já traz o horizonte de abrir um negócio próprio, e inclusive descobrir algo que se torne definitivo.

 

Com isso, vemos como é possível conseguir uma renda extra durante qualquer pandemia, inclusive com chances mais promissoras fora da crise.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Jogos de tabuleiro: diversão e conhecimento financeiro de graça
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
3 dicas para conseguir uma renda extra
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
4 dicas para cozinhar em casa, comer bem e economizar
Por Equipe Organizze
6 dicas para alcançar as metas durante a quarentena
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).