Como contratar um plano de saúde mais barato

Escrito por:

Nos dias atuais, depender somente do sistema público de saúde não é uma opção de grande parte da população brasileira. Muitas empresas oferecem planos de saúde como benefício, enquanto outras não.

 

Para quem opta por contratar o plano de saúde sem vínculo com a empresa em que trabalha, isso pode ter um custo elevado. Mas, para quem deseja economizar, existem diversas formas para se considerar.

 

Além disso, antes de contratar um plano de saúde é importante se atentar a diversos fatores como benefícios, valor e outras vantagens que ele pode vir a oferecer. Confira algumas dicas de como contratar um plano de saúde mais barato e que ofereça vantagens e benefícios interessantes para o contratante!

 

Dicas para contratar um plano de saúde mais barato

 

Ao escolher um plano de saúde, fique atento não somente ao preço. Mas, se você quer mesmo economizar, saiba que existem formas seguras.

 

Veja algumas dicas para contratar um plano de saúde mais barato!

 

1. Pesquise

 

Pesquisar sobre os planos de saúde vai te ajudar a nortear qual o melhor, de acordo com a sua necessidade. Esse tipo de pesquisa exige tempo e atenção antes de efetuar a contratação. Mas, pela importância que ele trará a sua vida, essa dedicação resultará em uma escolha satisfatória pelo contratante.

 

Assim, você evita ter problemas e dores de cabeça, que acabam saindo mais caro do que se tivesse contratado outra operadora.

 

Outra dica importante que lhe trará mais segurança é procurar saber mais sobre as operadoras pelos sites Reclame Aqui e o da ANS. Além disso, existe outra forma de filtrar as melhores operadoras de planos de saúde, como por sites especializados em rankings, bem como por conhecidos que já fazem uso de algum plano de saúde.

 

Pergunte se a pessoa está satisfeita com o plano escolhido e como tem sido a experiência. Esse tipo de pesquisa fará muita diferença na hora de escolher a melhor opção para você.

 

2. Calcule os custos

 

Saber o quanto você está disposto a investir é crucial para o quanto você quer economizar com a contratação de um plano de saúde. Fixe um valor realista, dentro do seu orçamento, sobre o quanto você pode e pretende gastar sem que isso venha a lhe comprometer financeiramente.

 

Também é importante tentar calcular quais os seus gastos mensais com procedimentos relacionados à saúde. Colocar esses dados no papel pode clarear qual é o seu perfil de gastos com saúde, lhe ajudando a escolher um plano de acordo com as suas características.

 

Além disso, faça várias cotações com as operadoras mais renomadas. Assim você poderá comparar as coberturas, serviços e preços que cada uma possui.

 

3. Avalie quais as suas necessidades

 

É importante pensar quais são os serviços mais importantes, geralmente aqueles que você mais utiliza. Por isso é importante fazer a si mesmo algumas perguntas, como: qual a frequência de ida ao médico? Terei dependentes em meu plano? Tenho alguma condição que necessita de acompanhamento?

 

Estes tipos de perguntas lhe trará uma visão real de qual a importância de um plano na sua vida, fazendo com que até certas necessidades não tão usuais sejam descartadas.

 

4. Quais serviços necessita?

 

Existem algumas diferenças na hora de escolher um plano mais barato. Por exemplo: frequentar hospitais próximos à sua residência ou necessitar de assistência internacional em viagens fará diferença no custo que você terá com o seu plano.

 

Os famosos planos premium oferecem serviços diferenciados se comparados com os planos comuns. Porém esse tipo de escolha terá um valor mais elevado. Portanto, se você realmente quer economizar, foque nas suas necessidades e nos benefícios necessários ao optar pelas coberturas do plano de saúde.

 

5. Planos coletivos

 

Os planos coletivos podem ser até 35% mais baratos do que os planos individuais. Entretanto, para escolha deste é preciso que os contratados sejam por um CNPJ.

 

Além de empresas, esse tipo de plano tem se tornado comum entre grupos familiares. Grande parte das operadoras exigem no mínimo dois beneficiários, outras três. E não deixe de verificar sobre a operadora que deseja contratar, informações na ANS.

 

Então, gostaram das nossas dicas de como escolher um plano de saúde mais barato? Ao optar por determinado plano, não considere apenas o valor, mas sim a reputação da operadora, coberturas e serviços inclusos.

 

Por: Andreia Silveira, editora no PlanodeSaude.net

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

3 dicas fantásticas para sair financeiramente mais forte da pandemia
Por Tiago Trespach Marques
4 dicas para cozinhar em casa, comer bem e economizar
Por Equipe Organizze
Supérfluos: os obstáculos para seus objetivos financeiros
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Por que é importante registrar os gastos?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).