Como criar um home office perfeito para você trabalhar e estudar

Escrito por:

Algumas pessoas dizem que, às vezes, é nos momentos de crise que aprendemos a nos reinventar. Você acredita nisto? 

 

Bem, o fato é que o momento em que vivemos tem nos ensinado que precisamos tentar resistir às diversidades e manter a nossa rotina sempre em dia, não importando o que nos aguarda o futuro. Por hora, separe alguns móveis, reserve uma área dentro de sua casa e monte um novo espaço de estudo e de trabalho.

 

 

Por que preciso de um home office agora?

 

Se por alguma razão precisamos ficar mais dentro do que fora de casa, porque não aproveitar esta oportunidade para criar um excelente home office para nós? E por que você também necessitaria de um espaço como este? 

 

Pense assim, mesmo que o seu trabalho tenha que ser, em maior parte, desenvolvido na rua, ainda será vantajoso ter uma área como essa reservada para possíveis estudos, consultas ao computador e mais.

 

Lembrando que trabalho em regime home office não só está na moda como tem sido adotado por muitas empresas e profissionais de vários ramos do mercado. Outra coisa é que muitas escolas e universidades pelo mundo têm oferecido a opção de ensino EAD, ou seja, à distância. 

 

Então, em seus momentos de folga, você poderá se dedicar a aprender um novo idioma ou a fazer um curso profissionalizante bem no conforto da sua casa.

 

 

Percebeu como pode ser extremamente vantajoso ter um home office neste momento? E você poderá dividir este espaço, se quiser, com outros membros da sua família ou mesmo com um parceiros de negócio – se mais tarde ambos optarem por reduzir custos com estruturas físicas. Monte um ou mais cantos como este em sua casa. Otimize espaços livres do seu imóvel seguindo as dicas que daremos a seguir.

 

 

Onde posso montar um escritório dentro de casa?

 

Você pode nem imaginar, mas existem vários espaços bacanas dentro de casa que podem ser transformados em home office – mesmo que temporários. 

 

Pra começar, o próprio hall de entrada ou o corredor que leva aos quartos são alguns – dependendo do tamanho, ventilação e iluminação desta área, claro. Depois, tem também a sala de estar, a sala de jantar, o quarto e até a varanda.

 

 

A mesa onde você faz as suas refeições pode, eventualmente, ser adaptada como mesa de computador. 

 

Uma parte do rack da TV – preferencialmente mais alta e com espaço para colocar uma cadeira embaixo – também. A antiga escrivaninha do quarto do seu filho. A penteadeira no seu quarto. Ou algum aparador da casa, antes utilizado como apoio para ornamentos ou mini bar. Tudo isto pode virar um home office.

 

 

Dicas de móveis para criar um home office

 

Então, tá. Você decidiu criar um home office completo, talvez até permanente. A pergunta que fica é: quais peças mobiliárias utilizar para completar este espaço? 

 

Pense assim, escritório em casa possui algumas semelhanças com escritório em sedes de empresas. Será preciso ter, então, uma mesa de dimensões adequadas e uma cadeira bem ergonômica, ou seja, que se adapte à sua coluna.

 

Você precisará também verificar se no local há pontos de eletricidade para o funcionamento dos equipamentos. 

 

Provavelmente será preciso ligar na tomada um computador ou notebook e talvez ainda alguma impressora e ou scanner. E para apoiar alguns destes aparelhos, e guardar alguns artigos de papelaria, pode ser interessante ter no home office diversas estantes e gaveteiros também.

 

Não é preciso adquirir peças caras de mobiliário para a montagem de um home office. Uma mesa de computador pode ser composta de cavaletes e tampo de vidro, ou mesmo restos de pallet. 

 

Já nichos de vários tamanhos e prateleiras – mesmo que apoiadas em suportes simples – podem complementar o escritório, ficando como suporte de livros, pastas e mais. E na falta de uma cadeira de escritório, uma cadeira simples, mas confortável, já basta.

 

 

A etapa final,  de personalização do home office, é a mais prazerosa. Sim, mesmo trabalhando em casa, você precisará de estímulo visual. Quadros de recados devem lhe ajudar a lembrar das datas mais importantes de entrega. Pequenos quadrinhos com imagens de paisagens, dos objetivos fora do horário de trabalho. E vasos de plantas também são muito bem vindos para melhorar as energias no ambiente.

 

 

Neste momento, você já pode estar pronto para pôr as ideias em prática e montar um home office perfeito para a sua família. Aproveite as vantagens de trabalhar e estudar em casa!

 

Essas dicas de como criar um home office completo foram criadas pela equipe Viva Decora.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Decoração barata: Como criar móveis incríveis para o quarto usando pallets!
Por Viva Decora
Sonha com a casa própria? Saiba como começar a poupar
Por Equipe Organizze
Abuse dos puffs e economize na decoração da casa
Por Viva Decora
Decoração: 5 dicas de como economizar com armário de cozinha
Por Viva Decora
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).