Como cuidar das finanças da família na pandemia

Escrito por:

Neste mês, no dia 15 de maio, comemoramos o Dia Internacional da Família e neste ano, o momento de crise e recessão que estamos vivendo, trouxe turbulências e inseguranças para grande parte dos lares brasileiros. Os impactos do Covid-19 na economia do país reforçam a importância do planejamento financeiro familiar.

 

Em abril, um mês após a pandemia ser decretada pela Organização Mundial da Saúde, 66,6% das famílias brasileiras estavam endividadas com cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, empréstimo pessoal, prestação de carro e seguro. Os dados são da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). É o maior patamar da série histórica da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), iniciada em janeiro de 2010.

 

Antes de tudo, calma. Dentro dessa realidade, é fundamental manter o equilíbrio para garantir que as finanças estejam sob controle dentro de casa.

 

Confira algumas dicas que podem ajudar:

 

Primeiro, estejam unidos

 

A união faz toda a diferença. Não deixem que problemas financeiros comprometam o bom convívio familiar. É importante que todos os membros da família tenham conhecimento do orçamento e cada um cumpra sua parcela de responsabilidade.

 

Revisem os hábitos

 

Há quem diga que a pandemia é um chamado para repensar a vida. E as finanças também, é claro. A família deve analisar quais comportamentos serão adotados a partir de agora. Façam todas as contas. Gastos não essenciais devem deixar a rotina.

 

Mapeiem os objetivos

 

É normal que sonhos tenham que ser adiados, cancelados ou até mesmo adaptados. Os objetivos individuais e coletivos da família precisam ser revistos, alinhados e estarem em sintonia. Definam as formas e prazos para alcançarem os prioritários.

 

Negociem as dívidas

 

Se existirem dívidas, tentem negociá-las. O momento está difícil para todos, então pode ser mais fácil o outro entender a situação.

 

Façam reservas

 

A reserva de emergência é uma das maiores lições dessa pandemia. Quem já tinha, pode respirar mais tranquilo. Caso a família ainda não tenha uma, esse é um bom momento para formar um fundo para imprevistos. Qualquer possibilidade de guardar algum dinheiro deve ser aproveitada.

 

Conclusão: o bem-estar da família começa com um bom planejamento financeiro. Ele é essencial em qualquer cenário e é também a melhor forma de construir um futuro melhor para as pessoas que amamos.

 

Por Saráh Stuhr | Assistente de Marketing na Alphamar Investimentos. Graduada em Comunicação Social – Jornalismo pelo Centro Universitário Faesa, com formação em Social Media.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Decoração barata: Como criar móveis incríveis para o quarto usando pallets!
Por Viva Decora
5 lições financeiras que a pandemia ensina
Por Equipe Organizze
Sonha com a casa própria? Saiba como começar a poupar
Por Equipe Organizze
Como cuidar das finanças e adaptar para sua realidade
Por Tiago Trespach Marques
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).