Como cuidar das finanças e adaptar para sua realidade

Escrito por:

Não há uma receita pronta para lidar com as finanças. Existem sim, alguns conceitos que são bastante úteis para serem usados, e adaptados para a realidade de cada pessoa.

 

Se você pensar que terá que cortar todos os supérfluos e todo tipo de diversão, já começará sem a disposição necessária para uma mudança financeira. Terá que fazer sacrifícios caso esteja com dívidas em atraso, do contrário poderá flexibilizar de acordo com suas necessidades. Como veremos a seguir:

 

Cortar até o cafezinho:

 

Na verdade, a vida é um conjunto do quanto você aproveita o hoje e de como planeja seu futuro. Então não há necessidade de cortar todos os supérfluos, mas sim equilibrar entre investir e aproveitar o agora.

 

Reserva de Emergência:

 

É claro que você deve manter um valor para eventuais problemas. Porém, caso esteja estável no emprego ou empresa, pode usar esta reserva para pagar o IPTU ou IPVA antecipado por exemplo, para evitar juros. E depois, aos poucos, pode repondo-a.

 

Método 50/30/20:

 

É a premissa em que você deve separar 50% dos seus ganhos para despesas necessárias, 30% para não necessárias, e 20% para investimentos. É uma ótima bússola, mas pode ser facilmente adaptado para cada situação. Pode investir mais do que 20%, aumentar o supérfluo em relação aos gastos essenciais. Você define.

 

Casa e carro próprio:

 

Outro conceito muito utilizado é o de que devemos alugar casa, ou utilizar veículos de aplicativos, em objeção aos próprios. Mas tanto um, quanto outro nos dão segurança e estabilidade, o que devemos controlar é não pagar juros em excesso na compra desses bens.

 

Por fim, o mais importante é estar de bem com as finanças, sem dívidas, com um bom controle, sabendo quais seus ganhos e quais seus gastos e controlando para investir pensando numa vida melhor logo ali na frente.

 

Não há motivo para pânico, mantenha o equilíbrio e pense sempre no melhor para você.

 

Tiago é formado em Administração e Pós-Graduando em Gestão Financeira, e atualmente se propõe a ajudar pessoas a melhorar sua relação com o dinheiro no perfil do Instagram gestaofinanceira_

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 lições financeiras que a pandemia ensina
Por Equipe Organizze
4 hábitos para evitar gastos desnecessários
Por Equipe Organizze
O que fazer para sair do endividamento?
Por Equipe Organizze
CFD: o que é e como utilizar nas finanças pessoais?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).