Como dar bons exemplos financeiros em 3 lições

Escrito por:

Quais exemplos financeiros você costuma dar as pessoas que estão ao seu redor? E quais são os modelos de sucesso financeiro que você segue?

 

Alguns bons exemplos podem fazer diferença na vida das pessoas. E não estamos falando só de exemplos de pessoas milionárias que fundaram uma empresa de sucesso, mas sim, pessoas do nosso cotidiano que podem nos dar lições valiosas.

 

A jornalista Janaína Gimael listou para o site Dinheirama alguns exemplos de boas lições financeiras que devemos seguir. Continue lendo e confira os destaques!

 

Bons exemplos financeiros para seguir e ensinar

 

Separei 5 bons exemplos que você pode dar a quem tende a te seguir, como crianças, familiares ou até amigos e companheiros de trabalho. É natural que sejamos espelho para outras pessoas nas mais diversas situações, e com dinheiro não é diferente.

 

Vale a pena, portanto, avaliar o que faz sentido para você e tentar fazer um esforço diário para cuidar bem do bolso e ainda estimular quem convive com você. Vamos lá?

 

Lição 1.  Ter um padrão de vida menor do que poderia ter

 

Ter um padrão de vida menor do que o que você teria condições de ter é o segredo número 1 do cidadão médio que consegue guardar e investir dinheiro. Ou seja, se você ganha 10, não viva como quem ganha 10. Tente viver como quem ganha 8 e invista o resto. Vai valer muito a pena no médio e longo prazo. Mostre a seus filhos a importância deste tipo de coisa dando o exemplo.

 

Lição 2. Planos e metas estão entre os bons exemplos financeiros

 

Faça uma lista das coisas que você gostaria de fazer no curto, médio e longo prazo. Além de uma lista de sonhos individuais, chame a família e crie uma lista coletiva. Desta forma, todo mundo terá consciência da importância de poupar.

 

Lição 3. Consumir de forma consciente

 

Torrar todo o dinheiro assim que ele entra na conta, aproveitar todas as promoções, seguir a manada e comprar presentes em todas as datas comerciais… Esse exemplo não é legal porque mostra o quanto você consome sem pensar. Além disso, acaba ensinando especialmente as crianças a se tornarem consumistas em excesso. Comece a consumir de forma consciente para dar o exemplo.

 

Continue lendo as lições clicando no botão abaixo.

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 dicas para economizar na compra do material escolar
Por Equipe Organizze
Comece 2020 com o pé direito melhorando seu planejamento financeiro
Por Equipe Organizze
Como organizar as finanças em 2020?
Por Equipe Organizze
6 dicas essenciais para guardar mais dinheiro em 2020
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).