Como descobrir o limite para compras parceladas do cartão de crédito?

Escrito por:

Quem precisa fazer compras com o cartão de crédito, nem sempre sabe qual é o valor do limite disponível para uso. Entenda os tipos de limites e o valor total do seu limite para compras parceladas, de maneira muito fácil e simples.

 

Tipos de limites do cartão de crédito

 

Um cartão de crédito tem mais de um limite. Saber quais são e seus valores, pode fazer toda diferença no planejamento financeiro. Então, aproveite para conferir essas dicas.

 

→ Limite global

 

O limite global de crédito é o valor aprovado para uso em compras parceladas. Esse valor é calculado com base no valor da renda mensal do interessado. Caso o cartão tenha um cartão de crédito adicional, o limite global pode ser compartilhado. Ou seja, se os dois cartões forem utilizados ao mesmo tempo, o saldo pode ser reduzido e zerado mais rapidamente também.

 

O limite global pode ser aumentado em função do reajuste salarial, tempo de utilização do cartão e até mesmo pelo uso do próprio limite disponível.

 

→ Limite utilizado

 

O limite utilizado é o valor que já foi comprometido, do total que estava disponível. Enquanto a fatura não for paga, o valor fica retido. Outra informação muito importante é que, o crédito rotativo também deduz o limite total. Na prática, basta considerar que o valor original aumenta porque é acrescido de taxas de juros adicionais.

 

→ Limite disponível

 

Já o limite disponível é o limite global menos o valor utilizado. Ou seja, o que realmente ainda pode ser utilizado em compras parceladas ou para saque, quando o cartão tem essa opção.

 

Desta forma, quanto mais utilizado o cartão ou maior o valor da compra, menor o valor disponível para operação. Sempre que a fatura é quitada o valor pago volta a ser disponibilizado, para novas compras. Por isso, é importante manter as contas em dia. 

 

→ Limite disponível para compras parceladas

 

O limite disponível para compras parceladas também leva em consideração o limite disponível. Além disso, o número de parcelas também é outro fator importante, para aprovação da compra. Alguns estabelecimentos podem permitir o parcelamento de compras, mas cobrar juros adicionais.

 

A dica neste caso, portanto, é sempre consultar se o parcelamento é com ou sem juros. Se o valor total tiver juros adicionais, a compra sairá no valor maior. Aproveite para saber também os 5 fatos sobre o limite do cartão de crédito.

 

Mas e o valor do limite para compras do cartão?

 

O valor do seu limite para compras parceladas no cartão pode ser facilmente consultado, a partir do limite global e gasto. Em alguns casos, essa informação está disponível na própria fatura do banco ou nos aplicativos, caso o cartão tenha essa alternativa.

 

Por lei, não existe nenhum limite para parcelamento de compras no cartão, tanto em relação à valores, quanto a número de parcelas. No entanto, cada estabelecimento pode ter uma política comercial de acordo com o convênio estabelecido com as operadoras de crédito.

 

Vale a pena ficar atento também à questão de que, quanto maior o número de parcelas, maior o tempo de comprometimento do limite. Sem contar, é claro que, utilizar todo o limite disponível pode gerar uma dívida sem necessidade. Outro cuidado indispensável é deixar sempre uma reserva, para o caso em que não conseguir quitar a fatura integral.

 

Como o crédito rotativo aumenta o valor da dívida original, ter um saldo adicional para isso, pode evitar a inadimplência, já que o limite do cartão pode ser estourado, se não for controlado.

 

Outra dica importante é avaliar as opções de crédito disponível. Nem sempre o cartão de crédito é o mais indicado. Se puder, também opte pelo pagamento à vista. Se ainda está em dúvida quando utilizar o cartão de crédito ou débito, aproveite para tirar essa dúvida.

 

Limite do cartão de crédito consignado

 

O limite do cartão de crédito consignado também leva em consideração a renda do interessado. O limite para compras parceladas respeita o limite global de crédito. 

 

O desconto automático da fatura é limitado pela margem consignável, que é o total da renda mensal que pode ser utilizado com as despesas do cartão consignado.

 

A margem consignável para cartão de crédito consignado é de 5%. Ou seja, se o valor gasto mensalmente for maior, deverá ser quitado via pagamento do boleto. Se não for pago, também entra no crédito rotativo e reduz o limite de crédito global disponível.

 

Sempre que o desconto automático é realizado ou que a fatura é paga, o limite é novamente liberado.

 

Como usar o valor do limite para compras parceladas

 

Como definir que compra é melhor parcelar? Boa pergunta! Dê preferência para aqueles casos em que o valor da compra é maior ou que o parcelamento te beneficiaria financeiramente. Se você não tem o valor disponível para pagar à vista e nenhuma outra opção mais vantajosa, considere o uso da compra parcelada no cartão.

 

Faça as contas para avaliar se as parcelas realmente vão caber no seu bolso. Assim, não há tanto risco de gastar mais do que pode pagar. Sabendo utilizar, o cartão pode possibilitar a conquista de novos sonhos ou objetivos.

 

Por Danielle Vieira | Apaixonada por marketing, descobriu os números e finanças ao longo do caminho e, decidiu ajudar as pessoas através da educação financeira. Hoje faz isso atuando no marketing da bxblue, fintech acelerada pela Y Combinator e escrevendo em alguns portais.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como escolher o melhor cartão de crédito?
Por Equipe Organizze
Como quitar dívidas do cartão de crédito em 6 passos
Por Equipe Organizze
Comprar à vista é realmente mais vantajoso?
Por Equipe Organizze
Como aproveitar a Black Friday sem se endividar
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).