Como economizar dinheiro: as 4 perguntas fundamentais

Escrito por:

O segredo para evitar o descontrole das compras é muito simples. Não precisa congelar o cartão de crédito num pote de sorvete ou deixar a carteira em casa, tudo depende da sua mentalidade. O site Finanças Femininas listou quatro perguntas fundamentais para fazer antes de comprar qualquer coisa. Confira as dicas!

 

Vale a pena fazer essa compra?

 

Vamos dizer que você queira comprar uma bolsa nova. Você precisa se perguntar se você realmente precisa daquela bolsa ou se está apenas agindo por impulso. A gente entende que uma maxi-bolsa é uma coisa e uma clutch é outra. Mas se as suas bolsas estão lindas e novas ainda, por que não tentar segurar um pouco o desejo e poupar esse dinheiro para o futuro? Pode ser a melhor maneira de comprar uma bolsa ainda mais bacana mais para frente.

 

Onde comprar?

 

Se você já sabe o que você quer, aproveite para buscar outras opções em outras lojas. Faça uma pesquisa de preços, para te ajudar a ver se você consegue encontrar alternativas iguais ou parecidas e mais baratas (que valham a pena, por favor!). Dê um Google, pesquise em e-commerces, quem sabe você não consegue encontrar a blusa que você queria com um descontinho?

 

Como vou pagar a compra?

 

Você precisa pesquisar e entender como você pode ganhar vantagens na hora de fazer a compra. Sempre peça desconto se for pagar à vista. Se for parcelar, pense bem para não cair em alguma armadilha – pode parecer que 4 parcelas de R$ 100 não terão tanto impacto na sua vida, mas depois é a sua fatura do cartão que já começa todos os meses em um outro patamar, durante alguns meses. Como pensar em poupar, se todo mês você ainda está pagando pelas compras realizadas nos meses anteriores?

 

Consigo esperar para fazer essa compra?

 

Esse é o pulo do gato. Se você não tiver dinheiro para pagar à vista, é o caso de ver se você não pode esperar para juntar o dinheiro para aquela compra antes de comprar e ter que dividir em tantas vezes. Se você economiza para comprar algo, os juros trabalham a seu favor: você vai precisar de menos tempo do que imagina e de menos dinheiro para comprar aquela blusa nova, graças ao rendimento dos juros na sua poupança. Por outro lado, se você se financia e compra parcelado (ou pior, entra no cheque especial ou na dívida com o cartão), os juros jogam contra e só aumentam o valor da sua dívida. Fora que o gostinho de comprar algo depois de algum tempo poupando é outro!

 

Quais são suas estratégias para driblar o consumo excessivo? Conta pra gente nos comentários!

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como diminuir os pequenos gastos diários e economizar muito!
Por Equipe Organizze
Qual a melhor forma de organizar as finanças: app ou planilha?
Por Equipe Organizze
Como montar um jardim vertical sem gastar muito
Por Equipe Organizze
Pagamentos à vista: saiba como eles influenciam na sua economia
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).