Como economizar em passagens aéreas?

Escrito por:

Final de ano é sinônimo de lazer, férias e muitas viagens. Pra quem deseja viajar para longe, a passagem aérea acaba sendo o maior gasto da programação, por isso, todas as horas gastas pesquisando preços de passagens realmente valem a pena.

 

Você sabia que em alguns dias da semana as passagens ficam mais caras que outros dias? E que se você é estudante, pode ter vantagens em sua passagem? Continue lendo o artigo e confira todas as dicas.

 

1 – Adote a flexibilidade no planejamento de sua viagem

 

Se você não faz questão de viajar apenas em finais de semana e feriadões, já encontrou um bom motivo para economizar. Viagens fora da temporada e em datas flexíveis, tendem a ter mais ofertas de voos do que em dias tradicionais. Assim, é possível planejar a viagem de acordo com os valores das passagens para aquele período.

 

Mas se você não possui a regalia de poder viajar em datas flexíveis, planejar a viagem com meses de antecedência é uma boa maneira de economizar.

 

2 – Antecedência é sua melhor amiga

 

Recomenda-se que, para viagens internacionais, a compra das passagens deve ser feita entre cinco meses a um mês e meio de antecedência. Antes disso, algumas companhias aéreas nem divulgam seus bilhetes promocionais.

 

Se você deixar para comprar na última hora, vai se surpreender com os preços altíssimos das passagens. Isso porque são nas últimas vendas que as cias aéreas lucram mais, pois sabem que o comprador estará no desespero e em algumas situações, pode se ver obrigado a comprar para aquela determinada data. Por isso, faça a compra das passagens o quanto antes.

 

3 – Passagens aéreas especiais para estudantes

 

Para ter acesso a bilhetes promocionais para estudantes, é preciso acessar sites como o da STA Travel (Student Travel Agency). O site está em inglês, mas qualquer pessoa do mundo pode comprar lá. Porém, atenção as regras: é preciso comprovar, no momento do check in, que o titular da passagem é estudante. Para isso, o ideal é que o titular possua a carteira internacional do estudante (ISIC).

 

Para não ter imprevistos, é sugerido tirar todas as dúvidas junto a uma agência que consiga emitir passagens especiais para estudantes.

 

4 – Compre suas passagens no final de semana

 

A justificativa de se ter as passagens mais baratas no final de semana, é que, a maioria das pessoas que fazem viagem a trabalho, compram seus bilhetes durante a semana, o que faz a demanda aumentar. Sexta-feira é apontado como o pior dia para se economizar nas passagens aéreas e sábado e domingo, como os melhores.

 

5 – Participe de programas de milhagens

 

Fique atento aos programas de milhagens oferecidos pelas cia aérea que podem ajudar muito na compra das passagens. Muitas empresas fazem ofertas especiais para clientes fidelizados com milhas, o que pode trazer muita economia. É possível, ainda, adquirir a passagem sem pagar nada, apenas usando os pontos.

 

6 –  Diga sim para as escalas

 

É claro que voos diretos são infinitivamente melhores em questões de comodidade. Mas se a intenção aqui é economizar, os voos com escalas devem ser considerados no momento da compra dos bilhetes. Adicionar uma (ou até mais) conexões a sua viagem pode fazer com que você economize até 50% no valor total.

 

Se você estiver com tempo – e paciência, seu bolso agradece.

 

Possui outras dicas para economizar em passagens aéreas? Comenta aí embaixo!

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 dicas para economizar na compra do material escolar
Por Equipe Organizze
Como organizar as finanças em 2020?
Por Equipe Organizze
6 dicas essenciais para guardar mais dinheiro em 2020
Por Equipe Organizze
Como dar bons exemplos financeiros em 3 lições
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).