Como economizar nas compras do dia a dia

Escrito por:

Supermercado, farmácia, padaria: são nesses lugares que fazemos compras pequenas quase diariamente. Muitas vezes, essas compras de menor valor passam desapercebidas do controle financeiro, drenando boa parte do dinheiro em itens necessários, mas sem retorno. Saiba como economizar em todos os ambientes para deixar de sentir que o dinheiro está escapando de suas mãos. 

 

O segredo do supermercado é a pesquisa

 

Para dezenas de famílias, o supermercado representa mais de 30% do orçamento mensal. E embora muita gente pense que não há como economizar nesse segmento, uma vez que todas as compras são fundamentais para o funcionamento da casa, a boa notícia é que os consumidores podem poupar dinheiro com uma boa pesquisa.

 

É claro que ir sempre em um mesmo supermercado é mais prático, mas isso te impede de aproveitar descontos de queima de estoque de outras empresas. A dica é conferir os folhetos dos mercados e comparar preços. Enquanto o preço do quilo do contra filé aparece na faixa dos R$ 25 nas Ofertas do Supermercado Extra, outros comércios oferecem o mesmo corte por mais de 20% do valor. Por mais que pareça pouco, essa porcentagem pode fazer toda a diferença em um orçamento anual.

 

Para fazer a pesquisa, não é necessário passar de porta em porta de supermercado para pegar um encarte impresso de ofertas. Existem portais online que apresentam a versão virtual de diferentes folhetos, seja de mercados, farmácias ou comércios em geral. É como se todas as lojas estivessem no seu bolso, já que é possível visualizar as ofertas também pelo celular.

 

Opte por medicamentos genéricos sempre que possível

 

Você sabe definir o que é um medicamento genérico? Esse tipo de remédio surgiu no Brasil em 1999, a partir de uma lei que permite o comércio de fármacos com patente já expirada (o tempo de uma patente varia de 20 a 28 anos). Os genéricos não tem nome comercial e podem ser produzidos por qualquer laboratório, entretanto, passam por teste de bioequivalência com os medicamentos de referência para comprovar sua funcionalidade.

 

Além disso, os genéricos contam com o mesmo princípio ativo, dose, administração, forma farmacêutica e indicação terapêutica do medicamento original. Muita gente tem preconceito quanto à esses medicamentos e deixam de compra-los por acreditar que não funcionam tão bem quanto aqueles fabricados por uma marca.

 

Se esse for seu caso, saiba que está perdendo uma grande chance de economizar! A diferença de preço entre o medicamento de marca e o genérico pode chegar a 90%. Para famílias com idosos, que costumam utilizar mais remédios, as trocas de marcas por genéricos fazem muita diferença. Em alguns lares, os medicamentos representam mais de 50% do orçamento mensal.

 

Foco na hora de comprar os pãezinhos

 

Comprar pão é uma rotina diária para muitas pessoas e não deveria representar um desvio tão grande de dinheiro. O problema é que a padaria é o lugar ideal para perder o foco e levar coisas para casa que você não estava precisando. Por isso, a dica para economizar é ter sempre um objetivo claro em mente.

 

Assim, se você entrou na padaria com o objetivo de comprar pães, evite olhar pelas prateleiras ou se distrair com outros alimentos. Vale até aproveitar o tempo de espera para atualizar as redes sociais ou ver um vídeo na internet – tudo para não comprar o que não é preciso.

 

Outra dica para manter o foco é não levar muito dinheiro. Se você vai com frequência à padaria sabe quanto costumam custar uma porção de pães. É só levar o dinheiro “contado” para esse objetivo. Dessa forma, mesmo que você queira comprar um doce ou um salgado, não terá dinheiro para consumir (e nada de levar o cartão de débito “por segurança”).

 

São tantos os gastos mensais que, muitas vezes, temos a sensação de que nada pode ser feito para economizar. A verdade é que com alguns ajustes na rotina, não é tão difícil guardar dinheiro. Saiba que é possível poupar em todas as compras semanais, seja em mercados, lojas de roupas, calçados ou ao adquirir cosméticos

 

E já que estamos começando um novo ano, nada melhor do que aproveitar o momento para mudar hábitos e comportamentos. Assim, é possível que no final de 2020, a vida financeira esteja bem melhor!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Decoração barata: Como criar móveis incríveis para o quarto usando pallets!
Por Viva Decora
Sonha com a casa própria? Saiba como começar a poupar
Por Equipe Organizze
Abuse dos puffs e economize na decoração da casa
Por Viva Decora
Descubra os motivos pelos quais você deve começar a economizar agora mesmo
Por Tiago Trespach Marques
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).