Como ensinar educação financeira para adolescentes

Escrito por:

A adolescência é a fase em que iremos formar nossos reais valores em relação ao dinheiro, seus benefícios e os problemas que ele traz. É o momento em que os pais devem estar mais atentos ao comportamento dos jovens.

 

O estímulo constante da mídia e a pressão dos amigos vão aos poucos moldando a personalidade do adolescente para que ele desenvolva sua forma particular de lidar com o dinheiro. É nesse momento que os pais ou responsáveis devem ensinar corretamente os princípios do manejo das finanças, para que problemas futuros sejam minimizados.

 

Perceber que o dinheiro é uma contrapartida do trabalho e do esforço individual contribui para que os jovens consigam ter uma relação saudável e equilibrada com finanças pessoais. É fundamental que seja desenvolvida a percepção de que o dinheiro é uma consequência direta do trabalho, e o trabalho, por sua vez, uma consequência quase direta dos estudos.

 

A mesada e a ideia do acúmulo de dinheiro com o objetivo de comprar um produto de valor relativamente alto e a valorização desta conquista, são passos importantes para criar no jovem as primeiras concepções da educação financeira, possibilitando a concretização de sonhos através de planejamento financeiro.

 

Leia mais: Mesada: aprenda a utilizar esta ferramenta do jeito certo

 

É na adolescência também, que os adultos devem conscientizar os mais novos sobre dívidas e taxas de juros, uso do dinheiro e planejamento de curto e longo prazo. Através de jogos e situações cotidiana da vida dos pais, estes podem expor aos menores os problemas e discutir soluções democraticamente com a família.

 

Desse modo, a exposição ao mundo das finanças pessoais desde jovem é muito benéfica na medida que antecipa os possíveis problemas, soluções e alternativas e ainda estimula discussões, levando a um maior equilíbrio e desmistificação em relação ao dinheiro e suas consequências.

 

Você concorda com isso? Você é ou possui filhos adolescentes? Qual a relação com as finanças pessoais?

 

Deixe sua opinião nos comentários! 🙂

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Educação financeira infantil: como começar?
Por Equipe Organizze
5 atitudes que você precisa tomar para conquistar mais riqueza
Por Equipe Organizze
E se aplicar seu dinheiro fosse como comprar imóvel?
Por Felipe Modenese
3 passos para aprender a lidar com compras por impulso
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).