Como escolher o melhor cartão de crédito?

Escrito por:

O cartão de crédito é uma ferramenta essencial no dia a dia de muita gente. Afinal, mais do que oferecer simplicidade e praticidade no dia a dia – incluindo o parcelamento de compras, este meio de pagamento tem oferecido cada vez mais benefícios aos consumidores.

 

Descontos em produtos e serviços, acúmulo de pontuações em programas de fidelidade e cashback são alguns dos muitos benefícios que se pode ter acesso a partir do uso de um simples cartão de crédito. Mas, na hora de considerar todas as inúmeras opções de cartões disponíveis no mercado, surge uma importante dúvida: como, afinal de contas, escolher o melhor cartão de crédito?

 

Listamos no artigo de hoje alguns pontos fundamentais que você deve considerar na hora de comparar os cartões de crédito. Continue a leitura para saber quais são estes pontos de atenção e descubra como escolher o melhor cartão de crédito para você!

 

Benefícios

 

Se o assunto é a escolha do cartão de crédito, uma das primeiras coisas nas quais você deve prestar atenção antes de tomar sua decisão é quanto aos benefícios que o cartão de crédito oferece. Atualmente, são inúmeros os benefícios oferecidos por cada cartão – que acabam variando de acordo com o tipo, bandeira e emissor do cartão.

 

Por isso, na hora de escolher o melhor cartão de crédito para você, não deixe de avaliar todos os benefícios que os cartões de seu interesse oferecem. Compare-os e veja quais deles estão mais alinhados às suas necessidades e aos seus interesses.

 

Afinal, o que faz mais sentido para você: ter um cartão de crédito que lhe ofereça uma melhor pontuação por dólar gasto para trocar por milhas aéreas ou outros produtos e serviços ou um cartão que lhe conceda cashbacks – retornando, em dinheiro, uma pequena parte do valor gasto todos os meses no cartão de crédito ao consumidor?

 

Será que vale a pena considerar um cartão de crédito que lhe ofereça serviços diferenciados, como o serviço de concierge em viagens e sala vip em aeroportos, descontos em restaurantes ou seguro viagem ou optar por uma opção mais econômica, que lhe conceda menos benefícios em troca de uma anuidade gratuita, por exemplo?

 

Na hora de escolher um cartão, não deixe de fazer estas perguntas a si mesmo e analisar qual a melhor opção para o seu bolso e para o seu estilo de vida.

 

Taxa de juros

 

As taxas de juros cobradas pelo cartão de crédito são quase sempre ignoradas pelos consumidores. E isso é um erro que, muitas vezes, só é percebido tarde demais – quando ocorre o uso do rotativo do cartão.

 

Muita gente pensa que, por ser altamente recomendado pagar a fatura integral do cartão, sem acionar o rotativo, considerar estas taxas e juros pode ser algo opcional. A verdade, no entanto, é que imprevistos acontecem e, quem não está preparado financeiramente para eles, pode ter que cair no rotativo do cartão de crédito para honrar seus compromissos financeiros. E aí é onde mora o perigo.

 

Quanto maior a taxa de juros cobrada pelo cartão de crédito, maior tende a ser a bola de neve de dívidas acumulada se você não quitar o que deve o quanto antes. Por isso, na hora de escolher o melhor cartão de crédito para o seu dia a dia, observe o Custo Efetivo Total (CET) do cartão.

 

Esta informação é fornecida sob forma de taxa anual pelos cartões de crédito. Quanto menor a taxa, menor serão seus custos em caso de atraso do pagamento ou uso do rotativo do cartão.

 

Anuidade

 

A anuidade do cartão de crédito é um outro ponto fundamental a ser considerado na sua busca pelo melhor cartão de crédito. Atualmente, existem inúmeros cartões de crédito do mercado que não cobram taxa de anuidade.

 

Outros, por outro lado, podem cobrar taxas bastante altas – que podem, inclusive, pesar no seu orçamento. Saber qual a anuidade do cartão de crédito que você tem interesse, portanto é absolutamente necessário não apenas para escolher o melhor cartão de crédito para o seu dia a dia, mas também para ajudar você a organizar as finanças e considerar mais esta despesa mensal ou sazonal em seu orçamento financeiro.

 

Neste quesito, vale a pena também considerar o custo-benefício do cartão. Isso porque existem alguns cartões de crédito que possuem anuidades bastante altas, mas que, por outro lado, oferecem inúmeros benefícios ao consumidor. Se estes benefícios se encaixarem no seu dia a dia, pode valer a pena pagar mais pelos benefícios.

 

Por outro lado, se você perceber que os benefícios atrelados ao cartão de crédito não estão alinhados ao seu estilo de vida, o custo da anuidade poderá não valer a pena. Faça esta análise antes de optar por um cartão apenas por ele não cobrar anuidade e avalie o custo-benefício da aquisição.

 

Tipo e bandeira

 

Muita gente ignora o tipo e a bandeira do cartão de crédito na hora de optar pelo melhor cartão para o seu dia a dia. Estas características, entretanto, devem sim estar no radar do consumidor antes da decisão final.

 

Confira se a bandeira do cartão de seu interesse é amplamente aceita no Brasil – e no mundo, se for o caso – e conheça os benefícios que algumas delas podem ou não oferecer aos consumidores. O tipo do cartão – se nacional ou internacional – também é importante, especialmente se o seu objetivo é fazer compras fora do país em algum momento.

 

Instituição financeira

 

Ter um bom relacionamento com uma instituição financeira costuma ser um passo importante para ter acesso a boas oportunidades de cartões de crédito. Você deve saber, no entanto, que este relacionamento pode ser utilizado a seu favor na hora de escolher o melhor cartão de crédito.

 

Clientes antigos e com boa movimentação na conta, por exemplo, podem conseguir regalias importantes das instituições, como anuidade grátis ou com desconto e até mesmo um upgrade de cartão, que possa lhe oferecer benefícios ainda maiores.

 

Por isso, antes de fazer a sua escolha vale a pena considerar as oportunidades que o seu banco oferece. Se elas não fizerem sentido para você, haverão inúmeras outras opções de cartões de crédito no mercado –  desde os mais simples, sem anuidade, até os mais diferenciados, que também irão lhe cobrar, na maioria das vezes, uma anuidade maior por tantas exclusividades.

 

Se você está procurando o melhor cartão de crédito para o seu dia a dia, considere avaliar todas as opções acima e tome uma decisão pautada nas suas necessidades e no seu estilo de vida. Uma boa análise costuma ser suficiente para que você faça a melhor escolha e usufrua de todos os benefícios e vantagens que o cartão de crédito pode lhe oferecer.

 

E você, tem alguma dica para compartilhar conosco sobre como escolher o melhor cartão de crédito? Então deixe seu comentário!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

A melhor forma de usar o cartão de crédito
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Como descobrir o limite para compras parceladas do cartão de crédito?
Por Equipe Organizze
Como quitar dívidas do cartão de crédito em 6 passos
Por Equipe Organizze
Comprar à vista é realmente mais vantajoso?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).