Como escolher uma casa para alugar

Escrito por:

Nós já falamos neste post aqui que em alguns casos o que vale mais a pena é alugar um imóvel, ao invés de comprá-lo. Mas para fazer um bom negócio, é preciso prestar atenção em alguns itens antes de fechar o contrato do aluguel.

 

Para ajudar você nesse caminho, o Finanças Femininas citou algumas dicas para você avaliar antes de fazer a grande escolha. Confira:

 

1) Pesquise muito

 

Dificilmente você encontrará um imóvel que atenda a todos os seu requisitos. Se a região for perfeita, pode ser que seja cara. Se o preço for ótimo, pode ser que os quartos sejam pequenos. Se o apartamento estiver todo reformado, pode ser que seja fora de mão para o seu trabalho. Por isso, o único jeito de encontrar o imóvel que melhor se encaixe nos seus planos é pesquisando muito.

 

2) Reflita sobre as suas prioridades

 

Necessariamente por ser preciso avaliar o custo-benefício na hora de escolher, é importante ter em mente aquilo que você está buscando, ou seja, quais são as suas prioridades. Evite os impulsos: tire um tempo para pensar, refletir sobre as opções e pensar no que cada uma delas têm a oferecer.

 

3) Estude a região

 

Localização é um dos pontos mais importantes na hora de escolher um imóvel para alugar, principalmente se você morar em uma cidade grande. Por isso, ande pelo bairro, estude as opções de transporte, os serviços oferecidos, o custo de vida e a segurança da região. Conversar com pessoas da vizinhança também pode ser muito útil.

 

4) Analise bem o imóvel

 

Olhar o imóvel com atenção, inclusive com diferentes visitas para ter uma visão mais completa, é fundamental. É preciso um olhar minucioso para garantir que ele realmente atende às suas necessidades. Chamar alguém para acompanhá-la e ajudá-la nessa avaliação pode ser ótimo. Aqui, vale ressaltar que os detalhes devem prender sua atenção. Veja as condições dos armários, confira se a madeira tem marcas de cupim, procure por rachaduras, veja se existem infiltrações aparentes. Muitos imóveis são colocados para locação com problemas graves que ficam escondidos sob uma nova pintura.

 

5) Considere o quanto precisará comprar

 

Outro ponto importante é verificar o quanto aquela casa ou apartamento está pronto para uso. Será preciso algumas reformas, comprar armários ou todos os móveis? O quanto você gastará para viver no local deve entrar na lista de custos.

 

Confira mais dicas clicando no botão abaixo.

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como ensinar educação financeira para adolescentes
Por Equipe Organizze
Saiba como organizar um casamento na praia sem erros
Por Mecasei.com
15 sinais de que você pode ser demitido em breve
Por Equipe Organizze
Redução de custos: saiba o que cortar das suas despesas pessoais
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).