Como investir em imóveis?

Escrito por:

A aquisição de imóveis como estratégia de investimento é algo muito comum entre os brasileiros. Para muitos a principal forma de investir, um reflexo do histórico de inflação alta e diferentes planos econômicos vivido por muitos. Esse tipo de investimento é uma alternativa a ser utilizada na estratégia de ampliação de patrimônio, principalmente como proteção contra a inflação. E assim como qualquer tipo de investimento deve ser bem avaliado antes da tomada de decisão, levando-se em conta todas as vantagens e desvantagens a fim de identificar de fato se é a melhor alternativa de investimento para que seus objetivos sejam alcançados.

 

A compra da casa própria é o maior sonho da vida de muitos brasileiros, representando realização pessoal, motivo de alegria e satisfação. Nesse caso existem fatores determinantes para a escolha do imóvel ideal, como por exemplo a localização que mais agrade, tamanho do imóvel e características específicas que atenderão os anseios do comprador ou da família. É uma compra mais emocional, ao contrário do investimento em imóveis para fins de se obter renda e ganho de capital.

 

Esta deve ser avaliada sob outra ótica, deixando o emocional de lado e atentando-se para fatores que tornam a aquisição do imóvel atrativa, como preço abaixo do valor de mercado, facilidade de alugar, dentre outros. Mas antes mesmo de definir quais os melhores imóveis para se investir, uma pergunta importante deve ser respondida: “Investir em imóvel é a alternativa mais adequada nesse momento?”.

 

Ao tratar investimentos, o alvo deve ser sempre o objetivo que se busca alcançar. Seja investimento em ativos financeiros, empresariais ou reais, o alinhamento com o “onde quero chegar” é fundamental, tão importante quanto comprar um bom imóvel abaixo do preço de mercado ou fazer uma ótima aplicação. Acontece que muitas pessoas compram imóvel porque precisam de um boleto para pagar todo mês, se não for assim o dinheiro “some”.

 

Dificuldades em lidar com o orçamento, bem como a falta de informação e orientações sobre outras opções de investimentos e o próprio comodismo são fatores que contribuem para que isso aconteça. A consequência para esses casos resulta em pessoas cujo patrimônio encontra-se com elevado percentual de imobilização, o que pode ser um grande problema em situações de emergência por exemplo. Há ainda o caso daqueles que já possuem uma carteira de imóveis vasta e por comodidade continuam investindo nessa classe de ativo, seja porque surgiu mais uma oportunidade incrível ou porque terminou de pagar o último imóvel que comprou.

 

Deve-se sempre buscar o equilíbrio através da diversificação entre os investimentos, avaliando sempre o risco, prazo e rentabilidade, e com isso montar uma carteira personalizada para atender aos seus objetivos. A ideia é “não colocar todos os ovos no mesmo cesto”. Alguns artifícios poderão ajudar aqueles com dificuldades de poupar, agendar transferências é um deles. Ter objetivos definidos também é algo fundamental, só assim será possível elaborar estratégias para alcança-los. Com um bom planejamento é possível viver melhor o presente e garantir um futuro tranquilo.

 

*Felipe Modenese é Planejador Financeiro na Alphamar Investimentos. Graduado em Engenharia pela Universidade Vila Velha. Atuou na Petrobras e possui vasta experiência no mercado imobiliário.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Você sabe qual a função da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)?
Por Ana Cláudia Inez
Regra 50 20 30: como ela pode te ajudar no controle financeiro?
Por Equipe Organizze
Invista sem atalhos: os benefícios de um investimento bem planejado
Por Felipe Modenese
4 perguntas para fazer antes de investir
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).