Como investir seu 13º e fazer seu dinheiro render?

Escrito por:

Chega o fim do ano e muita gente já se prepara para receber o tão aguardado 13º salário. Esse dinheiro vem bem a calhar em um momento em que muitas pessoas tentam equilibrar as contas em meio às compras de Natal e às viagens de férias.

 

Mas também tem quem já se preparou e conseguiu juntar dinheiro para agraciar quem mais gosta com presentes natalinos ou já está com as passagens compradas para curtir o fim do ano em algum lugar legal. E então, o que fazer com o 13º nesses casos?

 

A resposta é simples: investir. Muita gente não considera essa opção porque pensa que o dinheiro vai ficar “parado” e não vai trazer nada de bom. No entanto, o que pode acontecer é exatamente o contrário. Esse dinheiro pode se tornar a chave para conquistar aquele seu sonho que hoje parece inalcançável.

 

Bateu interesse em saber como investir seu 13º salário? Vem comigo que eu te conto agora algumas opções bacanas pra você considerar na hora de aplicar seu rico dinheirinho:

 

Tesouro Direto

 

Esse é considerado o primeiro passo para quem quer sair da Poupança e ver rendimentos melhores para o seu dinheiro. Afinal, mesmo pagando Imposto de Renda sobre os lucros, o Tesouro Direto pode oferecer retornos bem maiores que a caderneta.

 

Vale lembrar que existem títulos com diferentes rentabilidades, cada um com suas vantagens e indicações. Então, é legal tentar entender um pouco melhor sobre cada um deles para poder escolher aquele que se adequa melhor às suas expectativas.

 

Certificado de Depósito Bancário

 

O famoso CDB é um título privado, emitido por bancos. É como se quem investe emprestasse dinheiro para um banco e, na data combinada, recebesse de volta o valor investido mais os juros que renderam no período.

 

O mais legal é que, além de poder trazer resultados bem legais para o seu dinheiro, o CDB é bem seguro porque é segurado pelo FGC – Fundo Garantidor de Créditos. É essa instituição que garante a devolução do seu dinheiro, caso o banco declare falência, por exemplo. Só preste atenção pois o FGC tem um limite de quanto dinheiro ele garante para cada investidor, ok?

 

Letras de Crédito

 

Existem dois tipos bem conhecidos de Letras de Crédito: a LCA e a LCI. A primeira está ligada ao agronegócio e a segunda ao setor imobiliário. Ou seja, adquirir esses títulos ajuda, de certa forma, a incentivar o desenvolvimento desses setores.

 

Elas também são bastante populares porque também são garantidas pelo FGC e ainda são isentas de Imposto de Renda. Mas fica o alerta para que você faça as contas antes de escolher onde vai investir seu 13º, pois a isenção de IR não deve ser o único critério a ser considerado na sua escolha.

 

Fundos de investimentos

 

Quem começa a investir também costuma buscar essa opção. Os fundos podem ter configurações variadas: existem aqueles que focam na renda fixa, outros só em ações e até mesmo os que fazem uma mistura dos títulos de renda fixa com a renda variável.

 

Diante de tantas possibilidades, vale a pena pesquisar com cuidado para encontrar uma alternativa que vai realmente ajudar o seu dinheiro a render como você gostaria e de acordo com as suas perspectivas futuras. Essa pesquisa, além disso, pode te ajudar a evitar armadilhas de fundos que cobram taxas administrativas abusivas.

 

Ações

 

Pensou que investir na Bolsa de Valores era coisa pra quem tem muito dinheiro? Nada disso. Dá para investir em ações com seu 13º também. É claro que, quanto maior o capital aplicado, maiores os possíveis retornos. Só que isso não significa que você deve desistir de investir na Bolsa de Valores logo de cara.

 

Você pode, por exemplo, começar investindo menos dinheiro e ir aos poucos aumentando esse valor, seguindo uma estratégia sólida de investimento. Com isso, você pode ir conquistando gradualmente melhores resultados, enquanto ganha mais confiança no que está fazendo.

 

Viu só como existem várias opções para você investir seu 13º e, com isso, ficar mais perto de conquistar tudo que sempre quis? É claro que não vou dizer que os resultados serão milionários e instantâneos. Na verdade, sempre duvide de quem promete retornos astronômicos em pouquíssimo tempo.

 

Mas, assim como você já deve ter aprendido nessa vida, com persistência, foco e força de vontade você consegue sim alcançar muitos objetivos que desenhou para si e para quem você mais ama. O importante é começar. Daí para frente, cada passo que você der vai valer muito a pena lá na frente.

 

*Ana Cláudia Inez  é graduada em Relações Públicas e mestre em Processos Comunicacionais. Também é integrante da equipe de comunicação da Toro Investimentos – uma das maiores fintechs de investimento do mundo.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Aplicações financeiras mais rentáveis: onde investir em 2019?
Por Ana Cláudia Inez
Game gratuito ensina criança e adolescente a lidar melhor com o dinheiro
Por Equipe Organizze
Aumente sua renda sendo freelancer
Por Equipe Organizze
Ainda é possível ganhar dinheiro com blogs?
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).