Como manutenções preventivas podem ajudar a diminuir gastos com seu carro

Escrito por:

Quer diminuir gastos com o seu carro? Realizar manutenções preventivas pode ser a solução para isso.

 

Além de evitar imprevistos que podem prejudicar a sua rotina, levar o seu automóvel para revisões periódicas é uma excelente maneira de economizar com os consertos veiculares.

 

Afinal, uma peça danificada pode prejudicar o funcionamento de outras, gerando gastos que podem extrapolar o seu orçamento mensal.

 

Quando você se programa para realizar as manutenções preventivas no seu carro, você não só está contribuindo para evitar uma pane inesperada, como também para enquadrar os custos dentro da sua estimativa mensal.

 

Para isso, você pode apostar em ações simples e planejadas, tais como:

 

→ Pesquisar preços e optar pelo orçamento mais atrativo;

→ Realizar você mesmo reparos simples;

→ Prevenir possíveis problemas veiculares;

→ Evitar o acúmulo de muitos ajustes, etc.

 

Essas dicas, que serão abordadas a seguir, podem contribuir positivamente para a economia da sua família. Siga na leitura deste artigo e entenda mais sobre o tema.

 

Pesquise preços antes de decidir

 

Uma das maneiras mais práticas de economizar com o seu carro é pesquisando preços de produtos e serviços.

 

Se você precisar adquirir um tacógrafo eletrônico, ou um conjunto de amortecedores, realizar uma busca na internet e em lojas próximas da sua residência é uma boa opção.

 

Com a facilidade de buscar por preços diretamente no seu celular, você pode encontrar as melhores ofertas e adquirir os itens veiculares que precisar, pelos preços mais atrativos para você.

 

Além disso, a instalação também deve ser feita em locais de confiança, de modo que buscar por indicações e solicitar orçamentos é necessário, ajudando a encontrar por aquele que mais se enquadra no seu planejamento financeiro.

 

Há ainda lojas que oferecem descontos para a compra e substituição de peças, assim como os estabelecimentos de troca de óleo e filtros, tornando ainda mais prática a execução de um serviço.

 

Por isso, o ideal é analisar e procurar opções vantajosas para a sua família, de modo que a economia com o seu carro esteja sempre presente e a segurança de todos seja garantida.

 

Faça você mesmo alguns reparos

 

Em vez de terceirizar qualquer tipo de serviço automobilístico, por que não fazer você mesmo?

 

Alguns procedimentos simples não demandam necessariamente uma mão de obra qualificada, como complementar o nível do óleo do freio, do motor ou substituir as palhetas do limpador. Nesse contexto, até o decalque do chassi pode ser feito facilmente em casa.

 

Lavar o carro e aspirar o seu interior também é outra opção viável, que você pode colocar em prática sem precisar de equipamentos específicos para isso.

 

Sendo assim, uma maneira eficiente de economizar com o seu veículo é realizando pequenas manutenções veiculares diretamente da sua casa.

 

Tome cuidados extras

 

Há outros tipos de atitudes que você deve tomar com o intuito de proteger e cuidar do seu automóvel.

 

Um exemplo disso é o de parar o carro sempre em áreas cobertas, conservando a sua pintura.

 

Se a sua garagem não é do tipo fechada, você pode optar pela instalação de um sombrite para estacionamento, que vai evitar que o seu veículo seja prejudicado com as mudanças de temperatura.

 

Afinal, a incidência frequente do sol costuma queimar a pintura, ocasionando manchas no automóvel que desvalorizam a sua estética.

 

Lavar e passar cera na lataria do seu carro também são ações que contribuem para a conservação da pintura, deixando-o mais bonito e reluzente.

 

Outra dica importante é a de evitar passar por buracos durante um trajeto, sendo eles os grandes responsáveis pelos problemas de suspensão nos carros. Por isso, manter uma direção mais tranquila e segura é sempre recomendado.

 

Evite acumular muitos reparos

 

Como qualquer tipo de bem, os reparos necessários em um carro vão surgindo com o decorrer do seu uso.

 

Muitos deles podem não ser urgentes, de modo que muitas pessoas acabam por deixar o reparo para depois.

 

No entanto, essa não é a melhor alternativa. Isso porque um ajuste que poderia ser simples, vai piorando com o passar do tempo, prejudicando a estrutura e a segurança do seu carro.

 

Outra dificuldade é que o acúmulo de pequenos problemas costuma sair mais caro posteriormente, já que a soma total pode fugir do seu planejamento.

 

Por isso, se você precisa ajustar o seu vidro blindado para carros, é ideal não adiar o serviço por muito tempo.

 

Isso porque, além de ser um item de proteção dos ocupantes do automóvel, um outro gasto mais urgente faz com que você tenha que adiar ainda mais o reparo.

 

Seguindo dicas como as mencionadas neste artigo, você consegue manter o seu carro em perfeitas condições e evita imprevistos financeiros na manutenção do seu automóvel.

 

*Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Vantagens e desvantagens de pagar as contas antes do vencimento
Por Equipe Organizze
Orçamento tá curto? Confira dicas de como aproveitar o final de ano sem gastar muito
Por Equipe Organizze
O segredo do enriquecimento
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
5 livros que podem ajudar crianças a entender como lidar com dinheiro
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).