Como mudar sua vida financeira em 2021

Escrito por: - Publicado em: 17/12/2020

Quando um novo ano se inicia, surgem também novas metas e objetivos, renovando as boas esperanças para o próximo período. Nesse processo todo, um dos elementos que merece a devida atenção é a vida financeira, que pode ser sempre melhorada.

 

Há quem tenha feito dívidas e entrado no vermelho, o que pode trazer uma série de prejuízos futuros. Nesse sentido, é ainda mais importante se programar e estipular metas para cobrir essas despesas e melhorar a administração do orçamento. 

 

Por representar um novo ciclo na vida das pessoas, a virada de ano pode ser um momento interessante para estabelecer os objetivos do próximo período e, com isso, investir em ações mais cuidadosas no que diz respeito às finanças. 

 

Sendo assim, este é o momento ideal para pegar o seu notebook e começar a se planejar o quanto antes para começar 2021 com o pé direito. 

 

Quer saber como mudar sua vida financeira para o próximo ano? Então siga na leitura deste conteúdo e conheça dicas práticas para isso. 

 

1. Tenha consciência do que precisa mudar

 

O primeiro passo para mudar a sua vida financeira no próximo ano é começar fazendo um levantamento do que precisa ser repensado e adaptado para que as metas sejam alcançadas. 

 

Para isso, pode ser interessante tomar nota, seguindo a mesma lógica de usar um talão de orçamento personalizado: usando colunas, anotando valores e registrando os principais custos financeiros atuais. 

 

Tudo isso dá uma visão ampla do seu orçamento, e também ajuda a ter mais consciência do que é necessário mudar na sua rotina. 

 

2. Estabeleça metas

 

Ter motivação para cumprir os objetivos impostos é fundamental. Sendo assim, não deixe de estipular as metas que você deseja atingir no próximo ano, o que funciona como motivação para que elas sejam cumpridas. 

 

Trocar de carro, mudar de casa, investir na compra de novos móveis são alguns exemplos que costumam estar entre os principais desejos das pessoas.

 

Da mesma maneira, é interessante estar sempre em contato com essa lista de objetivos, uma vez que a correria do dia a dia costuma fazer com que se perca o foco. 

 

Por isso, uma sugestão é deixar as suas metas sempre visíveis, tal como em uma placa de sinalização vertical, para que se possa visualizá-las frequentemente. 

 

3. Construa uma reserva de emergência

 

Para não correr o risco de passar por apertos financeiros novamente no próximo período, a dica é começar uma reserva de emergência, que poderá ser utilizada sempre que houver situações inesperadas que exijam uma demanda financeira maior. 

 

Há várias formas de construí-la: é possível reduzir os gastos com produtos supérfluos, renegociar dívidas, ou fazer trabalhos extras, oferecendo, por exemplo, serviço motoboy aos finais de semana. 

 

Esse tipo de ação pode ser benéfico em vários sentidos, uma vez que:

 

→ Ajuda a criar hábitos de economia;

→ Diminui custos desnecessários;

→ Cria uma segurança familiar;

→ Permite um planejamento do futuro.

 

Assim, além de auxiliar na mudança da vida financeira, a construção da reserva de emergência pode ajudar a família a se planejar para aquisições futuras, diminuir gastos e aprender a investir o valor extra em benefício da família. 

 

4. Tenha controle do orçamento

 

Saber onde o seu dinheiro está indo todos os meses é essencial para que os hábitos financeiros sejam mudados. 

 

Sendo assim, tenha um olhar mais minucioso em tudo o que é gasto na sua casa, tanto diariamente quanto mensalmente, fazendo um apanhado geral de tudo o que é consumido para o bem-estar da sua família. 

 

Para ajudar nessa tarefa, os cadernos e as tabelas sempre foram indispensáveis. Porém, atualmente, esse processo pode ser muito mais simples com o uso de aplicativos de gestão financeira, como é o caso do Organizze

 

Nesse tipo de app é possível aproveitar uma série de funções que são importantes para uma administração mais efetiva. 

 

Isso porque ali é possível incluir todos os gastos realizados, aplicar alertas para lembrar sobre o pagamento de contas na data certa, inserir os cartões de crédito para um controle mais próximo, visualizar relatórios e gráficos, além de estipular metas de consumo. 

 

Dessa forma, é possível ter todas as informações financeiras na palma da mão, de maneira que gastar mais do que o previsto não pode ser mais uma desculpa para adiar o controle financeiro. 

 

Determinar os seus objetivos e tomar as rédeas da sua vida financeira devem ser as suas principais metas de 2021. Por isso, não deixe de seguir as dicas abordadas neste conteúdo e tenha maior tranquilidade e domínio no próximo ano. 

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Quais são as garantias comuns em empréstimos pessoais?
Por Equipe Organizze
3 passos para um planejamento financeiro pessoal
Por Equipe Organizze
O segredo do sucesso profissional
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Saiba em qual fase do controle financeiro você está!
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).