Como negociar um aumento de salário

Escrito por:

É muito comum um funcionário perceber que poderia ou deveria estar ganhando mais do que o salário atual, mas não sabe exatamente qual a hora certa ou como negociar um aumento de salário.

 

Uma das maiores dificuldades em pedir o tal aumento é a falta de abertura do chefe e também a falta de intimidade para uma conversa mais franca e sem ressentimentos de ambas as partes. Mesmo assim, existem algumas atitudes e percepções que podem ajudar o empregado nessa difícil tarefa de conversar e conseguir uma maior remuneração do seu trabalho.

 

Você merece o aumento?

 

Nessa hora, é importante se olhar e analisar objetivamente se você está desempenhando o seu papel na empresa em um patamar acima de outros que têm a mesma remuneração.

 

É essencial que a empresa perceba que você está ganhando menos do que merece ou até menos do que o mercado de trabalho está pagando.

 

Foque em resultados reais

 

É muito importante conseguir dados objetivos seus e da empresa que comprovem que você está fazendo diferença para a empresa e, portanto, merece ganhar mais do que o seu atual salário. Prepare-se com argumentos sólidos e não apenas a sua opinião de que merece receber mais por “competência”.

 

Muitos superiores se baseiam em números. Se você sabe que poderia estar ganhando mais na sua empresa ou em outra, é hora de ensaiar um bom discurso. Deve haver muita sensibilidade e objetividade. Ao negociar o aumento de salário, de certo modo, você já está confrontando a empresa e seu chefe, portanto, não tenha um tom desafiador ou agressivo.

 

Evite palavras e expressões como “Outros aqui ganham mais que eu”, “Acho que vocês estão sendo injustos”, “Outra empresa vai me pagar mais que essa”. Em vez disso tente usar: “Eu vejo que meu salário está abaixo do mercado”, “Eu tenho contribuído de forma direta e efetiva para o cumprimento das metas”, “A cada dia estou aprendendo mais e ajudando a empresa a crescer e sei que posso ajudar muito mais”.

 

O momento certo da abordagem

 

O bom humor do chefe e da empresa podem ser favoráveis para um resultado positivo na discussão do salário. Assim, identifique um momento bom da empresa, como por exemplo, a conclusão de um projeto, o fechamento de uma grande parceria ou ainda qualquer comemoração da empresa por metas superadas. Ao perceber que o tempo está propício a uma conversa, prepare-se bem para o momento e vá com muita coragem. Ainda que você receba um não, a conversa será um momento de maior conhecimento entre você e a empresa.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 dicas para fazer bons investimentos em 2018
Por Ana Cláudia Inez
5 dicas para fazer uma viagem de Ano Novo barata
Por Equipe Organizze
Como economizar em passagens aéreas?
Por Equipe Organizze
6 dicas de ouro para o planejamento financeiro das férias
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).