Como o planejamento financeiro te ajuda a construir riqueza

Escrito por: - Publicado em: 12/05/2021

A maioria das pessoas não têm uma ideia clara sobre riqueza, tampouco sobre os meios para consegui-la e, é exatamente aí que o planejamento financeiro se faz tão importante na vida das pessoas, pois através dele, você consegue ter clareza sobre o que a riqueza representa para você (objetivos de vida) e define estratégias (meios) para alcançá-la.

 

A verdadeira riqueza vai além do dinheiro, na verdade, o dinheiro é apenas o meio para atingir seus objetivos de vida.

 

Se você observar e/ou fizer uma pesquisa rápida sobre pessoas que construíram riqueza, vai descobrir que a busca dessas pessoas era por liberdade, transformação social e crescimento pessoal e, que o dinheiro era o meio ou a consequência, jamais um fim em si mesmo.

 

O planejamento financeiro é a ferramenta que vai te auxiliar a gerir os seus recursos financeiros, de modo que você consiga: ter liberdade financeira; passar mais tempo com a família; crescer como pessoa; ajudar causas em que acredita e o que mais estiver dentro dos seus objetivos de vida. Essa é a verdadeira riqueza!

 

Ao pensar sobre a definição de riqueza, precisamos entender também que, construir riqueza é um processo que envolve senso de propósito, estratégia e pensamento de longo prazo. 

 

E como o planejamento financeiro te ajuda nesse processo?

 

Senso de propósito:

 

O planejamento financeiro é baseado nos seus objetivos. Te ajuda a ter maior clareza do que é importante para você e o que te faz feliz. Essa clareza e motivação têm como resultado um senso de propósito que é fundamental em todo o desenvolvimento do processo.

 

Estratégia:

 

São definidas estratégias para utilização dos seus recursos financeiros de maneira eficiente, como a construção de um fluxo financeiro sustentável, gestão de riscos, gestão de ativos. 

 

Pensamento de longo prazo:

 

O fator crucial para a construção de riqueza é o tempo, e muitas pessoas falham por não possuírem a paciência necessária e acabam desistindo no meio do caminho.

 

Nesse sentindo, o planejamento financeiro é o mapa que te ajudará a não desviar dos seus objetivos ao longo do tempo.

 

Entenda, acima de tudo, que tempo é vida. O quanto de sua vida você está OTIMIZANDO para construir sua verdadeira riqueza?

 

Artigo escrito por Pricila Morais Matias, Economista formada pela Fucape Business School e Planejadora Financeira na Meu Patrimônio.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Morar sozinho: gastos que você não pode abrir mão
Por Equipe Organizze
Os 6 benefícios da Lei do Superendividamento
Por Equipe Organizze
5 dicas para entender seus objetivos financeiros
Por Equipe Organizze
Porque ainda é necessário comparar taxas de juros?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).