Como organizar as finanças em 2020?

Escrito por:

O ano está acabando e você não conseguiu alcançar suas metas financeiras nos últimos meses? Então talvez seja o momento de organizar as finanças para o ano de 2020.

 

Fazer um planejamento com o seu dinheiro e controlá-lo ao longo dos meses são duas etapas fundamentais deste processo, mas não são as únicas. É preciso ir além para dar um rumo melhor à sua vida financeira e conquistar um futuro mais tranquilo.

 

Por isso, no artigo de hoje, separamos algumas dicas úteis que ajudarão você a organizar as finanças em 2020 e alcançar todos os seus objetivos financeiros. Continue a leitura e saiba mais!

 

Faça uma retrospectiva

 

O primeiro ponto que deve ser observado por quem deseja manter as finanças em ordem no próximo ano é o que foi realizado no ano que se passou.

 

Todo final de ano é tempo de retrospectivas, não é mesmo? Então aproveite e faça também uma retrospectiva das suas finanças.

 

Verifique o que foi feito no ano que passou em relação ao seu dinheiro, analise como ele foi gasto ao longo dos meses e identifique para onde foram os seus ganhos durante este período. Se você não conseguir analisar estas informações, este certamente será um sinal de alerta.

 

Para começar a organizar as finanças em 2020 você precisará ter um controle total de tudo o que você recebe e gasta. Por isso, caso você não tenha este hábito, o primeiro passo após esta retrospectiva é separar algum tempo para pensar no que você tem feito de errado em relação ao seu dinheiro.

 

Não repita os erros do passado

 

Durante a sua reflexão em relação às suas finanças ao longo do ano que se passou, tente identificar os erros cometidos por você. Qual foi sua postura em relação às finanças?

 

Você conseguiu planejar-se financeiramente? Gastou menos do que recebeu ao longo do ano? Evitou comprar por impulso? Guardou dinheiro?

 

Se as suas respostas a essas perguntas foram “sim”, você está no caminho certo! Contudo, se você respondeu “não” a algum destes questionamentos, é preciso começar a mudar seus hábitos financeiros no próximo ano.

 

Em 2020 tente não repetir os erros do passado e procure manter um bom planejamento financeiro, gastar menos do que ganha, tente evitar comprar por impulso e, sempre que possível, guarde e invista o seu dinheiro.

 

Assim ficará muito mais fácil organizar suas finanças em 2020 e ter êxito no campo financeiro daqui para frente.

 

Estipule metas

 

O próximo passo para alcançar o sucesso financeiro é estipular metas. Quais são seus objetivos de curto, médio e longo prazo? Pense sobre eles e estabeleça algumas metas que deseja alcançar em cada um destes períodos.

 

Imagine, por exemplo, que você deseja fazer uma viagem no final do ano que vem. Esta seria uma meta de curto prazo. Já se o seu objetivo for fazer um intercâmbio em dois anos, você estaria pensando em um objetivo de médio prazo.

 

Comprar a casa própria, por outro lado, normalmente é considerado um objetivo de longo prazo. Pense em tudo o que você gostaria de conquistar financeiramente e liste-os. Assim ficará muito mais fácil se focar em alcançá-los ao longo do tempo.

 

Livre-se das dívidas

 

Se você tem dívidas, este é um ponto que não deve ser negligenciado na hora de organizar as finanças em 2020. Para quem está endividado, a prioridade deveria ser quitar as pendências financeiras.

 

Afinal, quem tem dívidas dificilmente consegue manter as finanças em ordem e acumular patrimônio. Por isso, concentre-se em livrar-se das dívidas em 2020 caso as tenha para, em seguida, se focar no seu futuro e na acumulação.

 

Se, no entanto, você conseguiu encerrar 2019 sem dívidas, esta é uma oportunidade para manter-se saudável financeiramente. Então, fuja de empréstimos, financiamentos e parcelamentos em 2020.

 

Tenha uma reserva para emergências

 

A reserva emergencial é uma quantia de dinheiro suficiente para acudir qualquer pessoa em situações de emergência – como a perda de um emprego, problemas de saúde e outros, evitando que se caia em dívidas. É a reserva financeira também que oferece liberdade àqueles que a possuem.

 

Em geral, sugere-se uma reserva de emergência de, pelo menos, seis meses dos seus custos mensais. Assim, você estará protegido em caso de problemas e ainda terá uma maior liberdade de fazer escolhas sem comprometer seu orçamento – como mudar de emprego ou até mesmo comprar um determinado item à vista.

 

Para quem ainda não possui essa reserva, 2020 será um bom ano para começar a construí-la. Gaste menos do que recebe e procure reservar uma parte do dinheiro para esta sua reserva de emergência a partir do primeiro mês do ano.

 

Organize as finanças em um aplicativo

 

Para colocar todas essas dicas em ordem, talvez você precise de ajuda. Uma ferramenta muito útil neste processo são os aplicativos. Afinal, a tecnologia está cada vez mais presente em nossas vidas – facilitando o nosso dia a dia.

 

Para organizar as finanças em 2020 com eficiência e colocar sua vida financeira no caminho certo rumo a um futuro muito mais tranquilo, a dica é utilizar o app Organizze.

 

Com ele você consegue identificar com facilidade para onde está indo seu dinheiro, organizar contas a pagar, definir metas e controlar suas contas e cartões de crédito em um só lugar, a qualquer hora. Muito simples, não é mesmo?

 

Então não deixe de incorporar o aplicativo Organizze no seu dia a dia, controle, planeje e organize seu dinheiro e entre com o pé direito em 2020!

 

E você, tem alguma outra dica para quem deseja organizar as finanças em 2020? Alguma experiência para compartilhar? Deixe seu comentário e compartilhe suas experiências ou sugestões conosco!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 dicas para economizar na compra do material escolar
Por Equipe Organizze
Comece 2020 com o pé direito melhorando seu planejamento financeiro
Por Equipe Organizze
6 dicas essenciais para guardar mais dinheiro em 2020
Por Equipe Organizze
3 dicas (+dica bônus) para quem quer melhorar as suas finanças em 2020
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).