Como organizar suas dívidas por prioridade

Escrito por:

É comum muitas pessoas questionarem como fazer para pagar as dívidas. Por que não sabem por onde começar ou como se organizar para pagar as dívidas. Há especialistas que simplesmente respondem que as dívidas devem ser organizadas pelas taxas mais altas.

 

Mas embora o processo de organização das dívidas seja relativamente simples, na realidade não se resume somente a organizar os pagamentos das taxas mais altas até as taxas mais baixas.
Isso porque há diversas dívidas onde poderá perder bens ou até mesmo ter um serviço público cortado, muito embora as taxas ou até mesmo os valores de pagamento sejam menores. Por isso, fique atento as dicas abaixo.

 

Como organizar suas dívidas por prioridade nos pagamentos?

 

Então a regra é: organizar as dívidas por prioridade de pagamento, mas para você fazer isso é necessário que siga alguma etapas essenciais para que este processo do pagamento das dívidas seja realmente eficaz.

 

Dica 1: Organização Financeira

 

Organize suas finanças pessoais pois somente inserindo todas as informações de quais as suas despesas e receitas mensais é que será possível você saber se está sobrando dinheiro todo mês ou até mesmo para saber o quanto poderá pagar em parcelamentos das dívidas.

 

Dica 2: Organize todas as suas dívidas

 

Esta etapa pode ser realizada junto com a etapa anterior, sendo que recomenda-se que relacione todas as dívidas a parte contendo as datas de pagamento, valores em aberto, etc.

 

Dica 3: Ordene as dívidas por prioridades

 

É essencial que organize as dívidas na seguinte ordem abaixo:

 

1) Dívidas relacionadas a serviços públicos essenciais

 

Vamos supor que você tenha contas de energia elétrica, gás e água em aberto e pelas taxas não serem tão altas, pensa em não pagar estas dívidas. Lembre-se que mesmo as taxas não sendo tão altas, você poderá ter o serviço cortado em sua residência e ter um transtorno ainda maior.

 

2) Dívidas relacionadas a bens em alienação

 

Financiamento de imóveis ou de carros não podem ser atrasados, pois você poderá perder estes bens, por isso, após o pagamento dos serviços essenciais, busque priorizar estes pagamentos.

 

3) Dívidas por taxas mais altas

 

Depois que organizar as dívidas e pagar primeiro as dívidas essenciais, em seguida as dívidas com bens em alienação, por último você pagará as dívidas que restarem pelas taxas mais altas.

Por isso, percebe-se que organizar suas dívidas não é algo difícil, mas terá que seguir estas etapas e principalmente o lançamento das suas despesas e receitas mensais em uma planilha financeira, pois assim você será capaz de saber o quanto poderá pagar todo mês e honrar com os pagamentos das dívidas. Por que é comum as pessoas não se organizarem nesta etapa e começarem a pagar suas dívidas e alguns meses depois se enrolam devido a uma falha no planejamento financeiro.

 

Dica 4: Renegocie as dívidas

 

Vamos supor que decidiu que pagará algumas contas que estão atrasadas nos próximos 12 meses. Antes de iniciar o pagamento é necessário que renegocie as dívidas porque muitas vezes, poderão oferecer propostas de redução de juros referente ao atraso ou quaisquer outras situações mais vantajosas para pagamento de um valor um pouco menor do que se você simplesmente não tivesse renegociado.

Se você seguir estas etapas certamente conseguirá organizar suas dívidas de maneira eficaz e acima de tudo conseguirá manter os pagamentos em dia, pois realizou um bom planejamento financeiro.

 

Você já consegue organizar suas dívidas? Deixe seus comentários!

Até breve!

 

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Pix: entenda o passo a passo de como o sistema funciona
Por Equipe Organizze
5 lições financeiras que a pandemia ensina
Por Equipe Organizze
Como cuidar das finanças e adaptar para sua realidade
Por Tiago Trespach Marques
4 hábitos para evitar gastos desnecessários
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).