Como organizar suas finanças para o Natal e se preparar para o próximo ano?

Escrito por: - Publicado em: 14/12/2021

Com as pressões financeiras e sociais após as festividades limitadas em 2020, não é difícil  imaginar a ansiedade para a época que pode ser considerada a mais festiva do ano: o Natal, e logo após o Réveillon.

 

Decoração, roupas novas, presentes, ceia de Natal, viagens e festas de ano novo… as comemorações dessa época podem deixar uma grande marca em nosso saldo bancário. Você e sua família podem se perguntar então: e agora, como organizar as finanças para tudo isso?  

 

Esta missão pode ser estressante, mas saiba que não é impossível. Ao longo deste artigo, você encontrará dicas de compras e maneiras de economizar – e também como se preparar financeiramente para o próximo ano.  

 

Defina um orçamento para sua lista

 

O primeiro passo é olhar para suas finanças e entender o quanto você terá para gastar. Defina um orçamento para tudo o que está na sua lista. Com ele, você poderá identificar quais serão todos os gastos, estabelecendo limites para cada um deles, bem como oportunidades de economizar e mantê-los sob controle.  

 

Evite parcelamentos no cartão de crédito

 

Pessoas especiais merecem presentes especiais, certo? Mas você não precisa se endividar para isso. Cuidado com o uso do cartão de crédito, principalmente com aquela sensação de estar “aliviando as contas” ao parcelar em mais vezes. Avalie a possibilidade de compras à vista. Além de barganhar um desconto maior, você evita que os gastos se acumulem para depois da virada. 

 

Seja organizado e criativo

 

Vai decorar seu ambiente? Onde você guardou as decorações antigas mesmo? Pense em reutilizá-las, afinal, elas aparecem apenas uma vez por ano. 

 

E os presentes? Temos o famoso “amigo secreto”, que favorece a definição de um valor. Combinem algo acessível para todos.  

 

Vamos celebrar a união mais uma vez? Fortaleça um esforço coletivo para que cada amigo/familiar contribua de forma que ninguém tenha prejuízo para o bolso. Para a ceia, que tal cada um contribuir com um prato? Ou então arrecadar uma quantia por pessoa, para organizar esse momento tão especial? 

 

Ah, não deixe suas compras para a véspera, pois os preços tendem a aumentar e muito. Planeje suas compras e pesquise preços para não pagar mais por isso. 

 

O Ano Novo está logo ali…

 

Pois é, não basta pensar apenas nessa época, é preciso ficar atento ao próximo mês, aquele que inicia o ano novo. Sim, janeiro. Este é um mês que vem acompanhado por contas pesadas para pagar: matrículas escolares, material escolar, IPTU, IPVA, DPVAT, seguros, entre outras despesas. 

 

Ainda em dezembro, planeje o orçamento para o próximo ano, dizendo para onde o seu dinheiro deve ir. Faça sua lista com previsões realistas e use seu dinheiro com inteligência. O 13º é um grande aliado nesse momento. Evite deixa-lo em sua conta corrente, para não o gastar sem pensar no que vem pela frente. Pense em liquidez e segurança na hora de aplicar esse recurso.  

 

Caso ainda não tenha sua reserva de emergência formada, coloque esse objetivo no topo da sua lista de prioridades. Se tiver dúvidas, conte com a ajuda profissional de um planejador financeiro.  

 

Por fim, aproveite esta época para priorizar as coisas realmente importantes e lembre se: gastar com moderação em dezembro já é uma ótima medida para começar um próspero ano novo! 

 

Boas festas! 

 

Por Davi Soares | Engenheiro por formação, Especialista em Investimentos (CEA) e  Planejador Financeiro pela Meu Patrimônio.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

O que é e como fazer uma faxina financeira no início do ano?
Por Equipe Organizze
5 ideias práticas para melhorar sua vida financeira em 2022
Por Meu Patrimônio
Animal de estimação: o que considerar antes de adotar?
Por Equipe Organizze
Como usar o 13º salário para sair das dívidas?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).