Como organizar uma festa dentro do seu orçamento familiar

Escrito por:

Organizar uma festa demanda bastante atenção e cuidado, já que a ocasião envolve uma série de elementos importantes, tornando uma comemoração memorável.

 

A depender do tamanho do evento, a disponibilidade de orçamento pode ser um impeditivo para a sua realização. Fechar um pacote diretamente com uma empresa especializada pode sair mais caro do que o imaginado e esse pode ser um motivo para desistir do evento.

 

Justamente por isso, muitas famílias optam por organizar suas próprias festas, encontrando assim uma alternativa viável que reduza os custos envolvidos na produção.

 

Essa pode ser uma solução interessante para muitas pessoas, principalmente porque o evento pode ser totalmente personalizado, criando uma celebração bastante especial.

 

Por isso, este artigo traz dicas de como organizar um evento que caiba no seu orçamento familiar, fazendo com que a ocasião se torne um momento especial sem comprometer as suas finanças.

 

Tipos de celebrações

 

Uma festa pode ser organizada para os mais diversos fins, comemorando datas importantes e celebrando os mais variados motivos.

 

Entre os principais eventos estão:

 

→ Festas de casamento;

→ Aniversários infantis e de adultos;

→ Festas de debutante;

→ Bodas;

→ Formaturas, etc.

 

Por se tratarem de ocasiões distintas, cada uma delas será montada com uma decoração, um cardápio e necessidades diferentes.

 

Os detalhes envolvidos podem ir desde a escolha de um guardanapo de papel personalizado com as iniciais dos noivos até a escolha de refeições temáticas, que podem ser relacionadas com a época do ano ou com um determinado tipo de comida (como festas juninas ou comidinhas de boteco, por exemplo).

 

Por isso, o tipo de celebração pode ser caracterizado pela temática da festa, mas também pode ser pensado para oferecer uma decoração descontraída e diferenciada, tornando o evento ainda mais personalizado.

 

Opções de espaços para a festa

 

Certamente um dos primeiros elementos que deve ser escolhido é o espaço em que a festa será realizada.

 

Existem algumas opções que podem atender a necessidade do evento, principalmente se ele for feito para acomodar várias pessoas.

 

Algumas dessas opções podem ser:

 

→ A sua própria residência;

→ O salão de festas do seu prédio;

→ Alugar uma chácara para eventos;

→ Locação de um salão mobiliado, etc.

 

Se a sua casa oferecer uma boa estrutura, como um quintal ou garagem grandes, além de uma boa área interna, você pode organizar um evento doméstico.

 

Para isso, você pode liberar o máximo de espaço possível, guardando itens em outros cômodos e até mesmo recorrer a uma diária de hotel para cachorro, para que seu animal de estimação não estranhe a grande movimentação dentro da casa.

 

Se você mora em condomínio há uma outra opção interessante, que é alugar o salão de festas do prédio para organizar o seu evento.

 

Muitos condomínios já disponibilizam todo o mobiliário necessário para o local, o que pode ser bastante interessante, já que dispensa a contratação desse tipo de serviço.

 

Além disso, todo condomínio precisa ter um sistema de proteção e combate a incêndio e, nesse caso, inclusive o salão de festas, conta com esses elementos de segurança.

 

Há também a possibilidade de alugar uma chácara, onde existe uma infraestrutura pronta para receber vários convidados. Esse pode ser um tipo de evento bastante divertido, pois normalmente esses locais contam com piscina, churrasqueira e até com quadras poliesportivas.

 

Ou mesmo recorrer a locação de um salão já mobiliado, em que você pode contratar os serviços que desejar, e também escolher um formato onde o próprio convidado se sirva individualmente.

 

Uma das vantagens de se contar com esses espaços específicos para eventos é a disponibilidade de gerador aluguel, que evita o cancelamento da festa caso haja queda de energia na região. Afinal, o local é equipado de maneira completa, tanto com mesas e cadeiras, quanto com equipamentos básicos de cozinha e de segurança.

 

Essas alternativas se tornam bastante econômicas em comparação a contratação de um evento completo.

 

Desse modo, você pode realizar o seu próprio buffet de casamento para 100 pessoas, de um modo totalmente personalizado e por um valor que cabe no seu bolso.

 

Escolhendo o cardápio da comemoração

 

Depois de definir o local da festa, pode-se escolher os tipos de alimentos que serão servidos, pensando em agradar aos convidados ao mesmo tempo em que a escolha pode envolver um cardápio mais econômico.

 

Hoje é possível contar com a encomenda de alguns salgados e docinhos, em que você não precisará passar grande parte do tempo preparando a alimentação da festa.

 

Mas se você deseja oferecer um almoço ou jantar preparado pela sua família, você pode optar por oferecer um churrasco, que geralmente é bastante simples de administrar. Ou mesmo uma feijoada caseira, que também é um tipo de alimentação que agrada a todos os gostos.

 

Há também algumas empresas que fornecem um pacote de serviços de refeição, onde elas ficam encarregadas de levar todo o equipamento e fornecer uma equipe para o preparo da comida. Algumas das opções envolvem crepe para festa infantil, rodízio de pizzas e churrasco.

 

O mais importante é que o tipo de refeição oferecido em uma festa seja bem preparado, para que proporcione uma boa experiência aos convidados.

 

Para isso não é preciso apostar na confecção de pratos refinados ou com ingredientes diferenciados, mas sim optar por alimentos que agradam ao gosto das pessoas de maneira geral, apostando em refeições típicas.

 

Decoração: personalizando artigos

 

A decoração de uma festa é uma das partes mais agradáveis de se fazer. Afinal, é o momento onde você torna o evento mais característico, escolhendo itens bonitos e diferenciados.

 

Entre os itens decorativos mais utilizados nos mais variados tipos de festas estão:

 

→ Bexigas e balões;

→ Flores e arranjos;

→ Painéis e fotos;

→ Toalhas e guardanapos;

→ Saquinhos e etiquetas, etc.

 

Esses elementos podem ser escolhidos e personalizados de acordo com a temática da festa.

 

Por isso, é muito comum que em festas infantis se utilize bexigas e balões, espalhando-os por toda a área. Afinal, esses artigos deixam o ambiente mais alegre e colorido, típicos de um evento para crianças.

 

As flores e os arranjos são bastante utilizados em casamentos, mas podem ser também disponibilizados em aniversários de adultos ou de debutantes. Além de deixar o ambiente com um toque clássico, ainda perfumam o local de maneira natural.

 

Como uma opção de personalização, é possível imprimir um painel com a imagem do aniversariante ou dos noivos, além de criar um mural de fotos especiais.

 

Essa pode ser uma forma de deixar a festa mais característica, e fazer com que os convidados conheçam ou relembrem de vários momentos da vida do aniversariante.

 

As toalhas e os guardanapos podem ser escolhidos para complementar a decoração. Assim, você pode optar por um tecido diferenciado, com estampas de desenhos ou apenas com uma cor destacada, que orne com os outros tipos de itens decorativos. Ou mesmo escolher guardanapos personalizados, com a impressão de imagens, por exemplo.

 

Também é comum que no final de uma festa haja a distribuição de lembrancinhas. Sendo assim, é possível encomendar a impressão de etiquetas personalizadas, que podem conter o nome do aniversariante, dos noivos, a data do evento e uma mensagem de agradecimento pela presença.

 

Seguindo a linha de impressão de itens, é possível apostar na confecção de um bonito convite, em um papel especial e de boa qualidade. Nesse caso, você pode optar por entregá-los em mãos ou utilizar um envelope personalizado empresa para envio por correio.

 

Os itens personalizáveis envolvidos na decoração de uma festa são opções práticas e baratas para tornar o evento ainda mais detalhista. Por isso, para quem deseja economizar na ornamentação de uma celebração, esses são elementos de grande auxílio.

 

Outras sugestões econômicas

 

Organizar uma festa econômica pode ser muito mais simples do que se imagina. Para isso, é necessário apostar na criatividade, buscando itens simples e baratos que podem agregar maior valor na sua festa.

 

Nesse caso, é sempre importante lembrar que pesquisar por preços mais atrativos pode ser fundamental para economizar. A internet é uma ferramenta auxiliar de grande relevância nesse caso.

 

Afinal, é possível encontrar boas alternativas em sites e e-commerces especializados em festas e eventos.

 

Além disso, buscar dicas de decoração em blogs e revistas também ajuda na redução dos custos, já que muitos elementos podem ser feitos em casa, com a ajuda de alguns tutoriais.

 

Pedir um suporte aos familiares ou amigos para o preparativo de uma festa pode ser uma maneira de facilitar todo o processo, otimizando o tempo e evitando que você fique sobrecarregado com a organização integral do evento.

 

Sendo assim, é possível realizar uma festa especial mesmo com um orçamento mais reduzido. Afinal, você irá reunir as pessoas especiais para a sua família, criando uma boa recordação e proporcionando momentos de diversão e alegria.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

5 dicas para evitar gastos de saúde inesperados
Por Equipe Organizze
Black Friday: o que você precisa saber para aproveitar essa data
Por Equipe Organizze
Como antecipar o décimo terceiro salário?
Por Equipe Organizze
13 dicas simples para economizar ao fazer as compras para casa
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).