Como poupar mais dinheiro em 2019

Escrito por:

Ter uma vida financeira confortável e mais equilibrada é o desejo de 10 em cada 10 pessoas, não é mesmo? Para que este sonho se torne realidade, entretanto, é preciso manter o foco nas finanças e adotar bons hábitos financeiros no dia a dia – o que pode acelerar sua caminhada rumo à sua liberdade e independência financeira.

 

E que tal começar este ano que se inicia com um novo pensamento – e novas atitudes – em relação às finanças? Confira no artigo de hoje algumas dicas de ouro para poupar mais dinheiro em 2019 e dar os primeiros passos em direção ao seu sucesso financeiro.

 

Boa leitura!

 

Mantenha um controle financeiro

 

Ter um controle financeiro eficiente de todas as suas despesas e rendimentos é fundamental para poupar mais dinheiro em 2019 e em qualquer outro ano. Afinal, sem uma noção mínima do quanto você recebe e o quanto gasta no mês ficará cada dia mais difícil economizar e poupar no dia a dia.

 

Para evitar problemas com o dinheiro e conseguir poupar mais ao longo do ano, procure manter este controle financeiro em dia. Identifique todos os gastos mensais e todos os ganhos e verifique para onde seu dinheiro está sendo direcionado.

 

Se você não tem o hábito de manter um controle financeiro no seu dia a dia, adotar esta nova prática pode surpreender você. Isso porque, ao controlar suas finanças de maneira muito mais próxima e definitiva, você poderá perceber a quantidade de dinheiro que pode estar sendo jogado no lixo com despesas desnecessárias, serviços e produtos que não são utilizados no dia a dia ou até mesmo com compras por impulso.

 

O primeiro passo para poupar mais dinheiro em 2019, portanto, é controlar melhor seus ganhos e os seus gastos ao longo dos meses.

 

Organize suas finanças

 

Não é possível controlar as finanças de maneira eficiente sem organização. Por isso, para caminhar a passos largos em direção a uma vida financeira mais estável, não deixe de organizar suas finanças.

 

A dica aqui não é apenas separar as contas a pagar ou os rendimentos a receber, mas sim fazer um controle rígido do que é gasto, dia após dia. Pode parecer exagero, mas até mesmo os pequenos gastos diários – como um simples café ou um almoço não contabilizado – pode fazer uma grande diferença no controle financeiro mensal.

 

Para evitar problemas, crie o hábito de manter suas finanças organizadas. Aplicativos de organização financeira, como o Organizze, podem ser grandes aliados neste momento.

 

Com o Organizze, por exemplo, você consegue lançar suas despesas de maneira fácil, rápido e descomplicada, além de acompanhar a evolução dos seus gastos – ou das suas economias – ao longo do mês.

 

Crie um planejamento financeiro

 

Quais os seus objetivos financeiros? O que você tem como meta a ser conquistada para 2019 e para os próximos anos que necessite de dinheiro para ser concretizada? Saber responder a estas perguntas é um passo importante para começar a poupar mais dinheiro em 2019.

 

Lembre-se que o ato de poupar dinheiro só tem fundamento quando há uma finalidade para esta economia. Seja para criar uma reserva de emergência, acumular dinheiro para a aposentadoria, fazer uma viagem, pagar a faculdade dos filhos, trocar de carro ou até mesmo estudar no exterior, é preciso estabelecer metas antes de começar a juntar o seu dinheiro.

 

Portanto, neste ano de 2019 e nos próximos anos, mantenha o hábito de criar um planejamento financeiro de curto, médio e longo prazo, definindo seus objetivos pessoais e estabelecendo metas para alcançá-los. Desta maneira, ficará muito mais fácil manter-se focado na economia e no controle financeiro – o que poderá levar você a poupar muito mais dinheiro com o passar dos meses.

 

Tenha bons hábitos financeiros

 

Uma pessoa que não mantém boas práticas e bons hábitos financeiros não consegue poupar ou juntar dinheiro com eficiência. Isso ocorre porque, juntamente com os maus hábitos, costuma-se ir toda a economia gerada ao longo de um determinado tempo – seja em uma compra por impulso ou até mesmo em um momento de necessidade, para pagar dívidas, por exemplo.

 

Se o seu objetivo é cuidar bem do seu dinheiro, manter um controle e organização financeira e colocar suas finanças nos trilhos nos próximos anos, não deixe jamais de manter bons hábitos financeiros, como: evitar o consumo por impulso, evitar compras parceladas e fugir, a todo custo, de dívidas.

 

Procure manter sempre um fluxo de caixa livre ao longo dos meses e evite parcelamentos que comprometem seus ganhos – dificultando a economia e a poupança. Com controle, organização, planejamento e bons hábitos financeiros no dia a dia ficará muito mais fácil identificar pontos de melhoria no seu orçamento e brechas para economizar e poupar mais dinheiro em 2019.

 

Peça ajuda da família

 

Você tem outras pessoas morando com você e dividindo as contas? Então peça ajuda da sua família para conseguir atingir seu objetivo de poupar mais dinheiro em 2019 e garantir um futuro financeiro mais equilibrado.

 

Reúna os membros da sua família – incluindo seus filhos – e defina com eles algumas estratégias e limites relacionados às finanças. Estabeleça metas e objetivos em comum e peça ajuda de todos para que estes objetivos sejam conquistados no tempo estabelecido pela família.

 

Com a ajuda de todos os integrantes da família fica muito mais fácil focar nas finanças e criar hábitos mais saudáveis para todos. Além disso, a participação de todos permite uma maior compreensão das metas que se deseja atingir – o que resulta, na maior parte das vezes, em um verdadeiro multirão em prol de um – ou muitos – objetivos financeiros em comum.

 

Mantenha uma renda extra

 

Conseguir uma renda extra mensal é uma outra dica importante para quem busca poupar mais dinheiro em 2019. Afinal, quando o orçamento está apertado e fica difícil economizar uma graninha, nada melhor que contar com um ganho adicional, não é mesmo?

 

Procure identificar suas habilidades pessoais e busque algum tipo de ocupação no seu tempo livre que possa lhe render uma remuneração extra. Se você gosta de escrever, por exemplo, que tal manter um blog ou fazer textos para blogs de terceiros?

 

Se a sua habilidade é com programas de imagens, que tal oferecer seus serviços para empresas ou pessoas físicas que estejam precisando de alguma ajuda neste ramo? Gosta de programação? Que tal procurar um serviço para o seu tempo extra – como criação de sites – que lhe renda um ganho adicional?

 

São muitas as possibilidades de ganhar uma renda extra atualmente. Basta identificar um nicho no qual você se identifica, encontrar algum espaço na sua agenda para realizar estes trabalhos adicionais e garantir seu dinheiro. Assim, você conseguirá juntar mais dinheiro ao longo dos meses e avançar cada vez mais em direção à sua liberdade e independência financeira.

 

Aqui, no entanto, vale um alerta: jamais deixe sua ocupação principal de lado em prol de um trabalho extra. Foque sempre naquilo que lhe fornece uma remuneração contínua e deixe o trabalho freelancer para períodos do dia – ou da semana – nos quais não estiver trabalhando em sua atividade principal, certo?

 

Seguindo estas dicas ficará muito mais fácil não apenas poupar mais dinheiro em 2019, mas também acumular patrimônio de maneira mais simples e conquistar todos os seus objetivos financeiros pessoais. Com empenho, foco e dedicação você conseguirá atingir suas metas ao longo do ano e ter um futuro muito mais tranquilo, com maior equilíbrio financeiro e muito menos dificuldades!

 

E você, se animou para colocar estas dicas em prática? Tem mais alguma dica para poupar mais dinheiro em 2019? Então compartilhe suas opiniões e impressões conosco!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 formas infalíveis de acabar com as compras por impulso
Por Equipe Organizze
Como fazer um planejamento financeiro familiar em 6 passos
Por Equipe Organizze
5 dicas de como reformar e mobiliar a casa gastando pouco
Por Viva Decora
6 segredos de finanças para pais de primeira viagem
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).