Como práticas sustentáveis podem beneficiar o seu bolso

Escrito por:

A preocupação com o meio ambiente e com as futuras gerações já faz parte da rotina de muitas pessoas. Isso é percebido por meio de práticas fundamentais de sustentabilidade, que muitas vezes podem ser responsáveis por promover benefícios naturais e econômicos.

 

As ações sustentáveis estão diretamente ligadas ao modo de resolver uma determinada situação ou problema sem causar prejuízos à natureza e, ao mesmo tempo, obtendo vantagens financeiras para a sua família.

 

Mas essas ações não exigem que você deixe uma situação pendente de resolução só porque não encontrou um meio ecologicamente correto para isso.

 

Esta postagem foi desenvolvida justamente para indicar algumas das ações sustentáveis mais comuns e práticas de se realizar atualmente, de modo a tornar sua rotina agradável e o consumo mais consciente.

 

1. Economia de energia elétrica

 

Economizar energia elétrica pode ser uma das melhores opções de práticas sustentáveis. Além de uma atitude que colabora para o meio ambiente, também fornece benefícios diretos ao seu bolso. Afinal, quanto menos gasto de energia, menor será o valor da conta no final do mês.

 

Informações fornecidas pelas concessionárias responsáveis pela distribuição de luz revelam que grande parte do desperdício de energia elétrica no país é causado por residências.

 

Por isso, é preciso tomar medidas como:

 

→ Desligar lâmpadas ao sair de um cômodo;

→ Desligar a televisão quando ninguém assiste;

→ Substituir o chuveiro elétrico por um modelo a gás;

→ Trocar lâmpadas amarelas pelas brancas;

→ Desligar aparelhos do interruptor com tomada, etc.

 

Essas simples ações sustentáveis podem ser de grande importância para seu orçamento, garantindo assim uma conta cada vez mais baixa.

 

2. Plantar alimentos

 

Além de ser uma forma de garantir produtos orgânicos e de qualidade, plantar alimentos pode ser uma prática responsável por momentos terapêuticos, pois leva uma pessoa a ter maior contato com a natureza.

 

Uma preocupação legítima de diferentes pessoas é sobre o uso de grande quantidade de agrotóxicos na produção, que podem comprometer a saúde humana a longo prazo.

 

Por isso, uma ação sustentável como a de plantar mudas de frutas, verduras ou legumes pode trazer não apenas economia de recursos financeiros, mas também a certeza de estar consumindo alimentos livres de elementos nocivos.

 

O plantio e cultivo de alguns alimentos incentiva hábitos mais saudáveis. Com isso, a saúde dos integrantes da família é beneficiada.

 

E, com a economia obtida na substituição da compra de produtos orgânicos pela plantação desses alimentos, é possível investir em planos de academia para os membros da família, onde a prática de aula de ginástica e de musculação podem trazer ainda mais benefícios para a saúde.

 

Além disso, as crianças também aproveitam da situação vantajosamente, já que podem ser incluídas em grande parte do processo de plantio, ajudando e aprendendo mais sobre essa prática. 

 

E tanto quanto os envolvidos nas atividades físicas, elas podem ser matriculadas em aula de natação infantil para que aprendam desde cedo a importância da prática de um esporte.  

 

3. Reduzir o uso de automóveis particulares

 

Principalmente em grandes capitais, o número de veículos circulando diariamente é elevado, o que gera emissão de gases poluentes, como o dióxido de carbono, conhecido por ser o grande causador do efeito estufa.

 

Por isso, optar por meios de transporte alternativos pode ser uma maneira prática de reduzir o tempo no trânsito e colaborar positivamente com a diminuição da poluição proveniente dos gases veiculares.

 

Hoje, é possível acessar diferentes alternativas para locomoção, tais como:

 

→ Linhas de ônibus;

→ Trem ou metrô;

→ Viagem compartilhada por meio de aplicativos;

→ Bicicletas;

→ Ou mesmo andar a pé.

 

Utilizar transportes coletivos pode ser uma maneira de aproveitar melhor o tempo perdido no trânsito, realizando leituras ou assistindo vídeos interessantes durante o trajeto.

 

As viagens compartilhadas oferecidas por aplicativos de transporte são boas opções de economia. Afinal, o aplicativo traça uma rota prévia e busca por usuários que possam estar posicionados no caminho e precisem se deslocar para regiões próximas do destino final, tornando a corrida mais barata.

 

Mas, se a opção for por utilizar bicicletas ou percorrer um caminho a pé, ainda é possível colher benefícios físicos, já que é uma maneira simples de se exercitar. Optar por esses meios de locomoção é, sem dúvidas, ainda mais vantajoso para uma família. 

 

Isso porque, se o veículo não se mostra mais como um bem necessário, ele pode ser vendido e gerar economia com diferentes tipos de procedimentos automotivos, tais como revisões periódicas, seguro do carro, Laudo Cautelar Veicular, impostos anuais, entre outros.

 

4. Reutilização de água

 

A lavadora de roupas é um dos eletrodomésticos que mais utilizam e desperdiçam água dentro de uma residência.

 

Diante dessa informação, existem duas dicas bastante úteis para ajudar a economizar tanto energia elétrica quanto água quando for preciso utilizar o equipamento.

 

A primeira delas se refere a juntar uma maior quantidade de roupas, preenchendo a capacidade máxima da máquina de lavar durante o seu uso.

 

Isso porque, independentemente da quantidade de roupa, o tempo de lavagem é o mesmo em cada tipo de programação. Nesse caso, mais roupa é lavada enquanto a energia elétrica é economizada.

 

A segunda é a reutilização da água usada no ciclo de lavagem, para a limpeza doméstica e lavagem de áreas externas, por exemplo. 

 

Para isso, é preciso disponibilizar um reservatório grande, colocando o cano de despejo de água dentro dele, para que o descarte seja realizado ali.

 

 Assim, a reutilização de água pode ser feita facilmente, colaborando na redução do valor das contas.

 

5. Realizar festas em casa

 

Muitas vezes, algumas das comemorações de aniversário ou de outras datas importantes requer uma organização mais elaborada.

 

Porém, em muitas ocasiões, é possível reduzir o gasto com esses eventos de maneira prática, realizando a comemoração na própria residência ou no salão de festas do prédio, por exemplo.

 

Isso não só ajuda a economizar no preço final como também torna a festa mais personalizada.

 

Uma boa dica de ação sustentável nesse processo é utilizar copos ou pratos de uso comum, ou seja, dispensando os descartáveis. 

 

Isso porque, apesar de serem materiais de plástico, a sua reciclagem não compensa para a grande maioria das empresas do segmento, o que significa que sua decomposição ocorre de maneira natural e demora bastante tempo para se concluir.

 

Além disso, tanto para comemorar um aniversário quanto para fazer uma festa de batizado, essa pode ser uma boa opção, ajudando a economizar tempo com o processo de montagem, e dinheiro na compra de itens que, muitas vezes, acabam indo para o lixo.

 

Como investir o dinheiro economizado com essas ações sustentáveis?

 

Aplicando diferentes dicas de ações sustentáveis, as vantagens vêm por todos os lados: maior economia financeira, contribuição com o meio ambiente e maior saúde para toda a família.

 

Com isso, pode-se investir boa parte do dinheiro economizado com essas práticas sustentáveis em projetos para toda a família, que podem ser desde aplicações financeiras e abertura de um novo negócio, até em momentos de lazer e cultura, entre outros.

 

→ Investir em um pequeno negócio

 

Existem pequenos negócios que podem ser estruturados na própria residência, fazendo com que a família possa abrir uma pequena empresa doméstica.

 

Um modelo de negócio familiar que não precisa de grandes estruturas para funcionar e que pode contribuir positivamente para a renda da família é uma Creche para animais de estimação. Iniciando por meio de anúncios virtuais em sites especializados nesse formato de serviço, ela pode ir crescendo sustentavelmente com o tempo.

 

→ Gerar renda extra

 

A família pode utilizar alguma parte da economia para gerar uma renda extra nas horas vagas. Isso pode ser feito de diferentes formas, tais como investir em qualificação profissional ou aplicar o valor em ações e planos de investimento.

 

A profissionalização pode ser feita por meio de cursos de estética e beleza, por exemplo, em que são ensinados processos como limpeza de pele peeling, drenagem linfática, maquiagem profissional, cortes e tinturas para cabelo, etc.

 

Por meio da promoção de atendimentos domiciliares, que não necessitam de um espaço comercial para acontecer, essa pode ser uma alternativa viável para gerar renda extra.

 

→ Resolver pendências

 

O dinheiro economizado com as ações sustentáveis, mencionadas nesta postagem, pode ser utilizado para resolver alguma pendência familiar, que não foi solucionada anteriormente devido a um orçamento mais apertado.

 

Isso pode ser um conserto no automóvel, como uma direção hidraulica dura, investimento em pneus novos, ou também a troca de pastilhas de freio; ou pode também ser a troca de um eletrodoméstico que está apresentando problemas; ou mesmo realizar a compra de novas peças de roupas, por exemplo.

 

Depois de tanta economia, é preciso desfrutar de momentos de diversão e lazer com a família, fazendo uma viagem ou visitando locais que oferecem atividades divertidas para todos.

 

Por isso, quando uma família opta por realizar ações sustentáveis em sua rotina, ela colhe benefícios que vão desde a redução de gastos até a colaboração com o meio ambiente, contribuindo para proporcionar outros meios de renda para a família enquanto pensa nas futuras gerações.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Black Friday: o que você precisa saber para aproveitar essa data
Por Equipe Organizze
Como organizar uma festa dentro do seu orçamento familiar
Por Equipe Organizze
5 livros que podem ajudar crianças a entender como lidar com dinheiro
Por Equipe Organizze
13 dicas simples para economizar ao fazer as compras para casa
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).