Como priorizar fundo de emergência, poupança e pagamento de dívidas

Escrito por:

Todos nós queremos ser mais responsáveis com o nosso dinheiro. Enquanto isso soa bem em teoria,  pode ficar confuso quando você decide colocar em prática!

 

Quanto de suas finanças vão para o lugar certo? Como você pode acabar com a confusão e ter suas finanças em dia? O blog Mint dá algumas dicas:

 

1. Faça um “mini” fundo de emergência

 

Você precisa ter, em primeiro lugar, um fundo parcial. Se você não tem um, e precisar enfrentar uma crise, terá que pedir dinheiro emprestado, o que significa mais dívida. Seja com um membro da família, um banco ou o cartão de crédito.

 

Um “mini” fundo de emergência deve ser em torno de R$2000. Que irá cobrir emergências menores.

 

Cada vez que se esgotar o seu fundo de emergência, interrompa qualquer outro gasto e economize até que você consiga juntar novamente o valor. Depois, você pode se concentrar na construção de um fundo de emergência mais substancial, algo equivalente ao seu custo de vida de 3-6 mês.

 

2. Renegocie sua dívida

 

Antes de começar a pagar a sua dívida, você deve encontrar maneiras de reduzi-la. Veja se você pode refinanciar para obter uma menor taxa de juros: dívidas com o carro, hipotecas e empréstimos estudantis.

 

Quando você renegociar, certifique-se de que o seu novo empréstimo não seja ainda pior. Quanto maior o tempo  de empréstimo, mais você vai pagar em juros. Você deve usar a renegociação como uma oportunidade para poupar dinheiro, não gastar mais.

 

3. Concentre-se em poupar

 

A regra geral é que você deve destinar entre 10-15% de sua renda para a aposentadoria. Enquanto algumas pessoas defendem que todos os seus esforços devem ser para pagamento de alguma dívida, destinando dinheiro para a aposentadoria agora, você pode economizar dinheiro mais tarde.

 

Por que? O aspecto mais importante da poupança para a aposentadoria é o tempo. Quanto mais tempo você gasta poupar, mais você terá – simples assim.

 

Gostou dessas dicas? Como você organiza seu orçamento? Comente!

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Cuidado com os gastos invisíveis
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Toda promoção vale a pena? Confira 4 passos para você não sair perdendo
Por Equipe Organizze
5 motivos para gerenciar seu dinheiro com um app de gestão financeira
Por Equipe Organizze
Como organizar as finanças do casal sem brigas
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).