Como ser bom motorista e evitar gastos com o carro
Escrito por: Equipe Organizze

Um bom motorista, além de dirigir de uma forma segura, contribui para o bom uso do carro, resultando em economia. Além de evitar colisões, dirigir de forma consciente pode evitar gastos desnecessários com reparos mecânicos do veículo.
O ato de dirigir acaba se tornando automático para nós com o passar do tempo, fazendo com que nossa atenção reduza durante o trajeto. Isso reduz consideravelmente a segurança na forma como dirigimos, além de causar “vícios” que podem fazer com que o carro gaste mais ou tenha problemas mecânicos.
Então, existem hábitos que podemos adotar que fazem com que nossa direção seja mais consciente, tanto em questão de segurança, quanto em conservação e economia com o carro, evitando gastos desnecessários.
O que considerar ao dirigir para evitar gastos com o carro?
Ao dirigir, você pode considerar muitos pontos que vão te ajudar a economizar, reduzindo ou prevenindo gastos com o carro. Confira alguns deles!
1. Contratar o seguro auto
Antes de qualquer coisa, contrate o seguro auto. O seguro te oferece cobertura e assistência em casos de roubo, furtos, danos elétricos e mecânicos, além de reparos e reembolso em caso de colisão e perda total do veículo.
Além disso conta com serviços de chaveiro, borracheiro, guincho e carro reserva. Ao escolher uma das melhores seguradoras de seguro auto, você também conta com assistência e cobertura para
terceiros, em caso de colisão e acidentes.
Existem diversas opções de seguro auto com níveis diferentes de cobertura, com pagamento facilitado, apólices personalizadas para atender as necessidades de cada condutor, além de serviços extras que podem fazer a diferença.
2. Conhecer seu carro
Sempre estar atento a níveis de água e de óleo, calibragem dos pneus além de outros detalhes e níveis que podem indicar problemas mecânicos. Sempre manter o carro com os níveis corretos pode
evitar problemas mecânicos e elétricos.
Além disso, rodar com o carro com o tanque quase vazio, na reserva, pode provocar danos na bomba de gasolina. Quando o tanque está cheio, a bomba fica imersa no combustível, mantendo a
temperatura que favorece o funcionamento correto da bomba. Para evitar que esse hábito cause danos, abasteça logo quando o indicador alertar que o tanque está entrando em sua reserva.
3. Não apoiar o pé na embreagem ou descer em ponto morto
Dirigir com o pé na embreagem sem necessidade pode fazer com que ela seja ativada, mesmo com um toque leve, trazendo um inevitável desgaste.
Alguns motoristas têm o hábito de desengatar a marcha para dirigir em descidas, mas é uma tática perigosa. A crença é que esse hábito economiza combustível, mas é provável que gaste ainda mais, pois a injeção eletrônica pode entender que o carro esteja andando em marcha lenta, consumindo mais combustível.
Nos carros automáticos, além de gastar mais combustível, dirigir em ponto morto pode danificar o câmbio, por ficar sem lubrificação.
4. Evite multas
Um bom motorista obedece às leis de trânsito. Entre as multas mais comuns, está a de excesso de velocidade. Com a correria do dia a dia, chegar logo ao destino é muito importante. Porém, alta velocidade, além do gasto com multa, faz aumentar o risco de se envolver em um acidente.
Estes são casos que geram gastos, bem como riscos para a vida humana. Portanto, seguir as leis de trânsito é fundamental para evitar perdas financeiras e dores de cabeça, além de prevenir a vida.
5. Ao passar em lombadas, não passe com os pneus de lado
Ao passar em lombadas ou valetas, o correto é reduzir a velocidade, reduzir a marcha e passar com as duas rodas frontais ao mesmo tempo pelo obstáculo. Ao girar o volante para passar “de lado” nos obstáculos, pode parecer que causa uma passagem mais suave, porém sobrecarrega a suspensão do carro por passar cada lado de uma vez.
Além disso, a prática pode afetar o rolamento e os amortecedores do veículo, tanto para carros quanto em motos.
6. Em subidas, não acelere para “segurar” o carro
Acelerar o carro para manter sua posição em uma via inclinada (aclive) causa força desnecessária no motor. Nessa situação, caso haja medo de o carro “descer” ao sair novamente, use o freio de mão para deixá-lo parado.
Forçar o motor sem necessidade pode causar problemas mecânicos, que geralmente envolvem um custo alto por se tratar do motor.
7. Dirija como um especialista
Não importa a condição, se sob neblina densa, tempestades, sol forte ou outras, mesmo motoristas experientes correm o risco de ser jogados para fora da estrada. Para evitar problemas, veja como dirigir sob essas condições antes de sair de casa.
Estar sempre preparado para diferentes situações ao volante é essencial para não ter problemas com o veículo. Além de evitar gastos com diversas situações decorrentes, você também irá chegar ao destino com tranquilidade e segurança.
Além dessas dicas, não deixe de fazer a revisão periódica em seu veículo, não dirija cansado e reduza o excesso de confiança em si, estando ao volante.
Por: Andreia Silveira, editora no site Smartia.com.br.