Como ter renda extra sendo freelancer?

Escrito por:

As vantagens de ser freelancer são muitas, e vão desde flexibilidade de horário de trabalho até a possibilidade de receber um valor inesperado quando surge um trabalho de última hora.  É preciso ter responsabilidade para cumprir os prazos solicitados pelo contratante, e jogo de cintura para conciliar as tarefas.

 

O site Segredos da Renda Extra, destaca alguns pontos importantes para quem quer começar a trabalhar como freelancer, veja alguns:

 

1. Área de atuação

 

Para quem quer começar a trabalhar como freelancer para começar a ganhar a renda extra tão desejada, o primeiro passo é determinar em qual área irá atuar. Se você tem alguma formação, esse é um bom ponto de partida.

 

As oportunidades mais comuns variam entre design, redação, revisão, fotografia, trabalho na internet, entre outras. Mas não se prenda a sua formação, se você é bom em alguma coisa, provavelmente vai encontrar quem queira sua ajuda.

 

2. Como começar?

 

Tente criar um portfólio de trabalho. Para quem está começando até mesmo projetos estudantis podem ser úteis. Você também pode oferecer sua mão de obra para ajudar outros profissionais, que em troca falarão bem de seu trabalho, e quem sabe, surja uma indicação para novos projetos.

 

3. Sites para freelancers

 

Uma boa opção para procurar projetos são os sites voltados para freelancers. Nesses sites é possível buscar projetos que tenham a ver com sua especialidade e interagir com pessoas e empresas que buscam profissionais freelancers.

 

Normalmente as empresas apresentam as propostas e os interessados dão um valor por seu trabalho. A empresa escolhe quem vai ser contratado, e a partir daí, a comunicação é entre os envolvidos que podem combinar detalhes sobre o projeto, entrega e pagamento.

 

4. Quanto cobrar?

 

O valor a ser cobrado pelo seu trabalho vai variar muito, depende da sua experiência, do tipo de projeto, das horas que serão dedicadas a ele e também de quanto o cliente estará disposto a pagar.

 

Você deve pesquisar a média de preço cobrada pelos profissionais da sua área de atuação, e a partir daí, negociar com a empresa que ofereceu o projeto. Conforme sua experiência aumentar, naturalmente sua mão de obra valerá mais.

 

Quer se tornar um freelancer? Confira todos os passos – e gastos – para se tornar um clicando aqui. Precisa de um gerenciador financeiro para organizar seus gastos extras? Conheça o Organizze!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Aumente sua renda sendo freelancer
Por Equipe Organizze
3 passos para acabar com a procrastinação
Por Instituto Acelere
4 dicas para conseguir o emprego dos seus sonhos
Por Equipe Organizze
Trabalhar em casa: 5 ideias para quem está desempregada ou quer renda extra
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).