Como um motorista pode ser mais rico que um médico

Escrito por:

Sabia que um motorista particular pode ser mais rico que um médico? Talvez pareça impossível, mas não é! Nesse artigo você vai entender porque a mentalidade financeira é mais importante que o nível de renda na hora de construir riqueza. Continue lendo e você vai entender!

 

Soube de um médico que ganhava mais de 25 mil reais por mês. Sua vida financeira seria um mar de rosas se não houvesse um pequeno detalhe: seus gastos mensais ultrapassavam os 30 mil.

 

Um aumento mensal de 5 mil em dívidas. Uma “bola de neve” que engordava mais de 60 mil reais por ano, sem contar os juros. Um erro que estava levando o médico a perder todo seu patrimônio para os bancos financiadores de suas dívidas.

 

Em situação contrária, estava um motorista particular que tinha como meta viver abaixo de seus ganhos. Ele guardava mensalmente parte do salário e usava para construir casas para alugar. Aos poucos, ele criava novas fontes de renda (ao invés de dívidas).

 

Então… quem é o mais rico agora?

 

Se você disse “é claro que o médico”, errou. O médico só possui uma receita mais alta e acumula muitas dívidas. Eu também já confundi receita com riqueza, mas depois percebi que ganhar mais não é, necessariamente, ser mais rico. Vou te explicar porquê.

 

Você pode ganhar muito dinheiro, mas se não desenvolver uma mentalidade financeira e nãplanejar suas finanças, vai continuar sendo pobre.

 

Pode até ser que você more numa casa legal, matricule seus filhos em boa escola e viaje todo ano durante as férias. Mas o que acontece se sua fonte de renda secar?

 

Você conseguiria se sustentar por 6 meses sem qualquer tipo de renda? 

 

Se sua resposta é não, você está sendo muito parecido com o médico dessa história.

 

Sem mentalidade financeira uma pessoa pode ganhar “rios de dinheiro”, mas nunca construirá riqueza. Ela nunca vai poupar um centavo, gastará sempre mais do que ganha e o dinheiro nunca será suficiente. É como viver na “corda bamba” correndo o risco de cair de forma fatal a qualquer momento.

 

Riqueza não é uma questão de nível salarial, mas de mentalidade e planejamento financeiro eficiente.

 

Gostaria que meus pais tivessem me ensinado essa diferença. Assim, eu não teria descoberto isso da pior forma possível aos 30 e poucos anos. Muitas pessoas durante essa crise passaram pela mesma lição quando a fonte de renda secou ou diminuiu e não havia um caixa para cobrir os gastos.

 

Posso te dar um conselho? Comece hoje a desenvolver uma mentalidade financeira e faça um bom planejamento financeiro.

 

Pode parecer pouco importante ou sacrificante demais, mas imprevistos acontecem. Não é justo com você (nem com sua família) arriscar perder tudo o que você já construiu para os bancos. Cuidar bem do seu dinheiro fará uma enorme diferença em sua vida.

 

Compartilhei essa história porque vejo muita gente acreditar que a solução do seu problema financeiro está em ganhar mais dinheiro.

 

Quando o segredo está em mudar sua mentalidade e organizar suas finanças. Essas duas coisas vão te ajudar a superar as dificuldades financeiras e fazer de você uma pessoa mais rica de verdade no futuro. Pense nisso!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Dicas para conseguir taxas de juros de empréstimo menores
Por Equipe Organizze
Padrão de vida: você vive de acordo com a sua realidade?
Por Equipe Organizze
5 lições que podemos aprender com tempos de crise
Por Meu Patrimônio
Atualização do salário mínimo: saiba quando acontece
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).