Como viver de renda? 4 passos para sua independência financeira

Escrito por: - Publicado em: 28/06/2018

Aposto que você tem o sonho de conseguir se aposentar mais cedo e viver apenas de renda, certo? Pois é, muitas pessoas compartilham esse mesmo sonho, mas, poucas fazem algo para alcançá-lo.

 

Não é algo que é realizado da noite para o dia, na verdade, é preciso paciência e muito trabalho para finalmente viver com a renda dos seus investimentos. Confira o passo a passo que o Blog da Rico preparou para você aprender a viver de renda:

 

#1 – Faça um balanço financeiro

 

Esse passo é o primeiro e um dos mais importantes. Responda com sinceridade: você sabe exatamente quanto ganha, quanto gasta e quanto poderia economizar mensalmente?

 

Assim como uma empresa precisa conhecer seus números para ser independente, você também precisa. Então, você pode fazer isso de duas formas. Com um aplicativo como o Organizze, em uma planilha no seu computador ou no papel mesmo.

 

O importante é colocar todos os seus ganhos mensais, dívidas atrasadas, contas recorrentes e contas variáveis.

 

#2 – Pague suas dívidas atrasadas

 

Depois de fazer o seu balanço financeiro, está na hora de pagar aquelas dívidas antigas, caso você tenha alguma.

 

Imagine que você consiga uma ótima renda de R$ 3.000 ao mês com seus investimentos. No entanto, suas dívidas geram R$ 2.000 de juros ao mês. Você é independente? Claro que não. Por isso, some todas as dívidas, chame os credores e negocie.

 

Depois de negociadas, o seu nome já deixará de ser negativado e os juros serão encerrados.

 

#3 – Faça um planejamento financeiro

 

Agora que você possui o conhecimento das suas finanças e zerou as dívidas, está na hora de traçar um mapa para a sua independência financeira.

 

O primeiro passo é saber qual é o máximo que você consegue guardar de dinheiro mensalmente. O ciclo de enriquecimento é simples. Trata-se de:

 

GANHAR – POUPAR – INVESTIR

 

A relação entre o que você ganha e o que você poupa, possibilitará mais ou menos investimentos. E quanto mais você investir, mais rápido poderá viver de renda.

 

No seu planejamento financeiro, descubra qual é o mínimo a ser investido para que você seja independente financeiramente em X anos.

 

#4 – Execute o plano

 

Essa é a hora da prática. Um plano só é bom quando é bem executado. Então, você precisará de paciência e disciplina para economizar e investir mensalmente.

 

Tenha ânimo, no futuro, o esforço vai valer a pena.

 

Confira mais dicas no botão abaixo.

 

Leia mais
Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Como investir no mercado de ações
Por Meu Patrimônio
Não coloque todos os ovos na mesma cesta
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Os 3 pilares dos investimentos
Por Meu Patrimônio
O que são Criptomoedas?
Por Luiz Roberto Brem de Almeida
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).