Como você gasta o seu décimo terceiro?

Escrito por:

Chegamos ao final do ano, período marcado por férias escolares, compras de Natal e clima de festa, época que o brasileiro gosta muito. Isso não se deve apenas ao início do verão ou pelas festividades, existe um fator extra que contribui bastante para a alegria do povo brasileiro no último mês do ano: o décimo terceiro salário. Aquilo que para muitos representa um valor extra a ser utilizado comprando os presentes de Natal, ou para viajar nas férias.

 

De uma maneira geral, é visto como um bônus a ser consumido. Mas será que esse é o raciocínio correto para lidar com essa renda extra que chega em um momento tão movimentado do ano? Porque esse dinheiro acaba tão rapidamente? Bom, se você compartilha dessas dúvidas está na hora de refletir sobre a sua vida financeira, sobretudo se você vai conseguir alcançar seus objetivos dessa forma.

 

Se o seu décimo terceiro tem vida curta e é gasto com compras, significa que a sua mentalidade em relação às suas finanças é baseada nas despesas. Traduzindo: você poderia receber o décimo terceiro várias vezes durante o ano que, muito provavelmente, ele seria todo gasto. Quando se lida com as finanças baseando-se nas despesas, independente das entradas que tiver no mês, novas saídas surgirão e o dinheiro vai embora. Essa mentalidade justifica o fato do brasileiro não ter o hábito de poupar. Se poupa quando sobra algo no final do mês, não existe aquele esforço intencional de poupar mensalmente.

 

A falta de planejamento e organização possibilita que o décimo terceiro salário tenha uma existência breve, sendo consumido rapidamente. O que é um grande erro, pois o mesmo pode ser uma importante ferramenta para se iniciar o próximo ano de uma maneira melhor, mais organizada, com menos dívidas e menor comprometimento da renda. Utilize esse extra para quitar dívidas ou constituir uma reserva de emergência e não gaste por impulso. Lembre-se que passado esse período de Natal, as lojas entram em liquidação, talvez seja o melhor momento para conseguir bons preços.

 

*Felipe Modenese é Planejador Financeiro na Alphamar Investimentos. Graduado em Engenharia pela Universidade Vila Velha. Atuou na Petrobras e possui vasta experiência no mercado imobiliário.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

O que você fará de diferente em 2019 para alcançar seus objetivos?
Por Felipe Modenese
Já ouviu falar em renda fixa? Conheça os melhores investimentos
Por Ana Cláudia Inez
6 hábitos que você precisa mudar quando o dinheiro é sinônimo de problema
Por Equipe Organizze
Como poupar mais dinheiro em 2019
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).