Comprar ou alugar um apartamento? Confira qual é a melhor opção

Escrito por:

Comprar a tão sonhada casa própria é o desejo de muitos brasileiros. Afinal, se livrar do aluguel e não ter mais uma despesa tão alta no orçamento é um alivio para qualquer bolso.

 

Porém, por mais estranho que possa parecer, comprar um apartamento nem sempre é a melhor alternativa ao aluguel. Isso porque existem muitas situações nas quais a compra de um imóvel pode sair muito mais cara que a manutenção de um imóvel alugado.

 

Quer entender melhor esta história? Então continue a leitura do artigo de hoje e descubra quando vale a pena comprar ou alugar um apartamento e qual a melhor opção para você e para o seu dia a dia.

 

Acompanhe!

 

As vantagens e desvantagens

 

A primeira coisa que você deve ter em mente quando o assunto for comprar ou alugar um apartamento é que existem vantagens e desvantagens de comprar ou alugar um imóvel. Confira a seguir algumas das principais vantagens e desvantagens em cada um destes casos.

 

Comprar um imóvel

 

Uma das principais vantagens de ter o próprio imóvel é a segurança de ter seu próprio lugar para morar e a liberdade para fazer reformas, alterar a disposição dos ambientes, trocar a decoração ou fazer melhorias que possam valorizar o seu imóvel. Além disso, quem compra um apartamento pode optar, por exemplo, por móveis planejados sem precisar se preocupar com a perda de dinheiro em caso de mudanças – uma vez que, em caso de venda do apartamento, você pode embutir o valor gasto nos móveis no valor de venda.

 

Quem tem um imóvel próprio também não precisa se preocupar com questões corriqueiras, como ter ou não um animal de estimação – o que, muitas vezes, é proibido em caso de aluguel de um determinado apartamento ou casa. Apesar desta liberdade, se o imóvel estiver localizado em um condomínio, sempre haverão regras a serem seguidas – não apenas em relação a animais de estimação, mas a diversas outras questões, que podem incluir horário de silêncio, dias e horários específicos para reformas, regras quanto ao uso de áreas comuns, entre outros.

 

Por outro lado, comprar um apartamento pode gerar um rombo no orçamento quando a decisão não é tomada de maneira inteligente. Custos com eventuais financiamentos, taxas e impostos podem atrapalhar – e muito – a vida financeira das pessoas.

 

Além disso, é importante ressaltar que quaisquer problemas e eventuais reparos a serem feitos em um imóvel próprio é de responsabilidade do dono – diferente do que aconteceria em alguns casos em uma situação de aluguel de imóvel.

 

Lembre-se também que todo dono de imóvel está à mercê do mercado imobiliário – correndo o risco de ganhar ou perder dinheiro com a casa ou apartamento que possui, que pode ou não se valorizarem ao longo do tempo.

 

Alugar um imóvel

 

Alugar um apartamento ou casa tem suas vantagens. Optando por um aluguel você pode se mudar de imóvel rapidamente quando desejar – ou precisar, pode dividir o apartamento com outra pessoa e economizar nas despesas mensais, e não precisa se preocupar com eventuais desvalorizações do imóvel.

 

Grandes reformas, de maneira geral, também acabam sendo de responsabilidade do proprietário – ou, em algumas situações, do dono do imóvel e do inquilino. Nestes casos, o inquilino não precisa arcar com todas as despesas de uma reforma ou reparo – o que aconteceria se o imóvel fosse seu.

 

Por outro lado, quem aluga um apartamento ou casa acaba ficando à mercê de uma série de fatores, como a proibição de animais de estimação, variação do preço do aluguel, venda do imóvel – gerando a necessidade de desocupação, entre outros. Além disso, o inquilino que não paga o aluguel em dia acaba perdendo o direito de usufruir daquele aluguel – podendo ser, inclusive, despejado do local.

 

Fazendo as contas

 

Definir se vale a pena alugar ou comprar um apartamento ou casa não é tão difícil como parece ser. O primeiro passo para tomar uma decisão correta é analisar os custos de cada escolha.

 

Para isso, é preciso identificar os custos mensais de um aluguel, considerando despesas de água, luz, gás, condomínio, IPTU e, eventualmente, custos com seguro-fiança ou depósito caução – que deve ser equivalente a três meses de aluguel. Em seguida, faça um levantamento dos custos de uma aquisição de imóvel.

 

Contabilizar o pagamento de um eventual financiamento, custos com água, luz, gás, condomínio, IPTU, eventuais reformas, taxas e despesas oriundas da compra do imóvel, entre outras despesas é fundamental para tomar a decisão mais assertiva.

 

Em seguida, faça contas e contabilize as despesas relacionadas ao aluguel e à compra de um imóvel. Não deixe de considerar também, no caso do financiamento, por quantos anos sua renda ficará comprometida com o pagamento de um financiamento imobiliário para realizar o sonho da casa própria.

 

Lembre-se que o não pagamento de um financiamento pode gerar grandes dores de cabeça e ocasionar até mesmo a perda do imóvel adquirido.

 

Se você optar por não entrar em um financiamento, pode valer a pena economizar e poupar dinheiro para comprar o imóvel à vista. Nesta situação, você pode escolher alugar um imóvel por um tempo e, enquanto isso, economizar para adquirir seu apartamento ou casa no médio ou longo prazo.

 

Considerando seu planejamento pessoal

 

Considerar seu planejamento pessoal na hora de optar por comprar ou alugar um apartamento também é fundamental para conseguir fazer a escolha correta, de acordo com seus objetivos.

 

Afinal, qual é o seu planejamento para os próximos anos? Você pretende manter-se na mesma cidade onde reside ou deseja se mudar para outro local? Tem planos de morar no exterior? Dependendo da sua resposta a este tipo e questionamento, o aluguel pode ser mais adequado que a compra de um apartamento – ou vice versa.

 

Você também deve considerar a sua situação financeira, seu orçamento mensal, seus planos pessoais – como casar, ter filhos, e outros – e até mesmo seus objetivos e metas. Se comprar uma casa própria for o seu sonho, por exemplo, pode valer a pena apostar neste desejo e optar por comprar um imóvel ao invés de alugar.

 

Antes de tomar a decisão de comprar ou alugar um apartamento ou casa, portanto, analise sua situação de vida atual e seus planos para o futuro. Eles podem ser muito úteis na hora de ajudar você a fazer uma boa escolha.

 

Comprar ou alugar um apartamento: qual a melhor opção?

 

Como você pode perceber, a melhor opção referente à compra ou aluguel de um apartamento ou casa depende, exclusivamente, dos sonhos, desejos, planos e condições financeiras de cada um. Se você não tiver o sonho de comprar uma casa própria tão cedo, optar por um aluguel mais barato pode ser uma opção mais flexível e econômica para você.

 

Porém, se o seu principal objetivo é garantir a casa própria – seja por meio de um financiamento ou não, talvez a melhor opção para o seu caso seja mesmo comprar um apartamento ou casa, focando na realização dos seus sonhos. Esta pode ser uma opção acertada também para quem tem filhos ou pretende se casar.

 

Jamais se esqueça, no entanto, que imóvel não é investimento e que uma casa ou apartamento – em caso de financiamento – só será seu de verdade após a quitação de todo o contrato. Por isso, organize-se, considere todas as possibilidades e tome uma decisão inteligente, pautada em objetivos, planejamento e nas suas condições financeiras neste momento.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Qual a melhor forma de organizar as finanças: app ou planilha?
Por Equipe Organizze
Como montar um jardim vertical sem gastar muito
Por Equipe Organizze
Mesada: aprenda a utilizar esta ferramenta do jeito certo
Por Equipe Organizze
Como administrar seu primeiro salário da melhor forma
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).