Consórcio, financiamento ou empréstimo: o que compensa mais?

Escrito por:

A decisão da compra de um bem durável como um carro, por exemplo, envolve uma série de escolhas. Além de definir o modelo e as características, é preciso definir como ele será comprado.

 

Para ajudar nesse passo, preparamos um artigo mostrando as diferenças entre o consórcio, financiamento e empréstimo. Acompanhe e descubra qual deles compensa mais para você.

 

Como funciona o consórcio

 

O consórcio é uma linha de crédito onde um grupo de pessoas com o mesmo ideal de compra, paga todos os meses uma mensalidade por um determinado período.

 

A administradora responsável por receber esses valores realiza sorteios mensais em assembleias gerais, onde um dos participantes é sorteado. Além dos sorteios, os consorciados podem realizar lances, como em leilões, para receber a carta de crédito e poder adquirir seu bem.

 

Vantagens: no consórcio não há a incidência de juros, existe apenas uma taxa administrativa referente a prestação de serviço. Além disso, também não existem vários processos burocráticos.

 

Desvantagens: a espera certamente é a maior desvantagem do consórcio. Diferentemente das outras duas linhas de crédito, aqui você não sai com o veículo em mãos logo depois de contratar um consórcio de automóveis, pois é preciso esperar a contemplação.

 

Outra característica que pode ser vista como desvantagem é a necessidade de estar presente em todas as assembleias mensais. Além disso, caso você atrase o pagamento de uma parcela do consórcio, fica impedido de participar do sorteio seguinte.

 

Como funciona o financiamento

 

O financiamento é uma linha de crédito, geralmente oferecida por instituições financeiras, que permite ao comprador adquirir um veículo de maneira parcelada.

 

Diferentemente do caso anterior, aqui incidem juros sobre as parcelas, mas essas taxas variam de uma instituição para outra.

 

Para fazer um financiamento é preciso fornecer todos os dados necessários para que a avaliação financeira seja feita. Vale lembrar que para contratar essa linha de crédito, além de ser necessário estar com o nome limpo, é importante ter um bom histórico de pagador.

 

Vantagens: a principal vantagem do financiamento é que, assim que ele é aprovado, você já pode comprar o veículo e sair dirigindo por aí. Além disso, vale ressaltar que, quanto menor for o número de parcelas, menores serão as taxas de juros sobre o total.

 

Desvantagens: além das taxas de juros que, em alguns casos, podem ser maiores que 10% do valor total do veículo, uma das desvantagens do financiamento é a burocracia. São analisados muitos detalhes que vão desde a renda mensal até o histórico do comprador para que ele seja liberado.

 

Como funciona o empréstimo

 

O empréstimo funciona de maneira parecida com o financiamento, com uma diferença. No caso anterior, a financeira compra o veículo à vista e parcela o valor para você. No empréstimo, você pega o valor total emprestado com a instituição financeira para pagar de maneira parcelada e compra o carro à vista.

 

Vantagens: neste tipo de linha de crédito é possível receber o dinheiro emprestado de uma maneira muito rápida e comprar o veículo em poucos dias. Além disso, funcionários públicos, aposentados e pensionistas podem conseguir condições melhores nessa linha.

 

Desvantagens: assim como no financiamento, o empréstimo também possui a incidência de juros, que podem ser bem altas, especialmente se você atrasar os pagamentos mensais.

 

Agora que você conhece melhor como o consórcio, financiamento e o empréstimo funcionam, será mais simples escolher um deles e adquirir seu carro novo ou então outro bem.

 

Vale ressaltar que, independentemente da modalidade que escolher, é importante que você esteja atento aos reajustes empregados pelas empresas e se elas trabalham de acordo com as legislações necessárias.

 

Por Jeniffer Elaina, do Consorcio.org

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Dicas para evitar se endividar no final do ano
Por Equipe Organizze
Casamento e dinheiro: os 3 erros financeiros que balançam a relação
Por Equipe Organizze
Como elaborar um orçamento financeiro pessoal?
Por Equipe Organizze
Por que a categorização de gastos é importante?
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).