Construção residencial: o que você precisa saber para evitar muita dor de cabeça

Escrito por:

O sonho de ter a casa própria pertence a todas as famílias. Ter um lugar para chamar de seu, um cantinho para os filhos, um bem para o futuro é o que motiva muitos casais a investirem na construção residencial.

 

No texto de hoje saiba todos os detalhes essenciais para evitar dor de cabeça na hora de optar por um imóvel em construção!

 

Afinal, por que construção residencial se tornou popular?

 

Atualmente é muito comum se deparar com casas à venda a partir da construção civil, ou seja, comprados na planta. Essa opção é ótima para quem quer acompanhar a construção do imóvel desde o começo e exige que todas as etapas da obra sejam feitas com produtos de qualidade e profissionais qualificados. Casas à venda, por exemplo, podem ser moldadas e personalizadas em uma construção inicial, deixando o espaço de acordo com o que os moradores sonham.

 

6 dicas para evitar problemas na construção civil

 

Na hora de construir um imóvel, empresas do meio devem se atentar a alguns detalhes para garantir o sucesso da obra e a satisfação do cliente. Veja abaixo as 6 principais dicas para realizar a construção residencial da melhor maneira e evitar problemas.

 

1. Avalie o terreno

 

Pode parecer básico, mas avaliar o terreno é um dos primeiros passos na construção civil e um dos mais necessários. É importante checar a qualidade do solo avaliando sua terra, se possuem pedras, se será preciso fazer uma fundação ou ainda se existe proximidade com rios ou lagos. Este último ponto é indispensável para garantir a segurança no futuro e evitar que a casa ou apartamento caia ou afunde com o tempo.

 

2. Faça o projeto

 

Uma construção residencial sem um bom projeto pode ter grandes chances de dar errado. Por isso, antes de iniciar qualquer obra é necessário contar com o auxílio de um engenheiro e um arquiteto para que seja feito um planejamento de todas as etapas da construção, assim como a listagem de melhores materiais a serem utilizados e precificação de cada uma das fases.

 

Somente com um projeto profissional é possível ter o melhor aproveitamento do espaço disponível e garantir que tudo sairá conforme planejado, evitando problemas estruturais a longo prazo.

 

3. Equipe qualificada

 

Mesmo que o projeto de construção residencial seja assinado por bons profissionais, as pessoas que serão responsáveis por “colocar a mão na massa” devem ter um bom preparo e desenvolverem um excelente trabalho. Conte apenas com profissionais qualificados, comprometidos e de confiança, mesmo que sejam mais caros. O valor investido agora vai contribuir para o sucesso da obra e garantir que ela dure muitos anos sem problemas. Uma pequena falha humana pode refletir em grandes dores de cabeça futuramente.

 

4. Aproveitamento de espaço

 

De nada adianta contratar o melhor engenheiro da cidade e o arquiteto mais renomado do momento, se o imóvel não tiver cômodos com boas medidas de um excelente aproveitamento de espaço, mesmo que seja mais compacto.

 

Uma família que busca por imóveis à venda em Blumenau, por exemplo, certamente quer algo confortável, que proporcione bem-estar aos moradores e, principalmente, que acomode bem todos os membros da família. De nada adianta um apartamento com 300m² para uma família com 5 pessoas se a sua área útil for de apenas 50m². Por esse motivo, os profissionais responsáveis pela obra devem avaliar muito bem o espaço disponível e usar a criatividade para que nenhum cantinho seja perdido. Isso ajuda a valorizar o imóvel por muitos anos.

 

5. Materiais para construção

 

Uma construção residencial não existe sem materiais, não é mesmo? Mas se eles forem de baixa qualidade, com certeza em pouco tempo a casa ou apartamento vão apresentar problemas como vazamentos, rachaduras, infiltração, entre outros problemas comuns. Por esse motivo, um dos pontos cruciais é a escolha de materiais de primeira linha e que vão proporcionar alta
performance em todas as etapas.

 

Poupar neste momento só vai causar dores de cabeça e afastar compradores, invista no melhor. Se o melhor do mercado ficar muito acima do orçamento, busque parcerias, faça várias cotações e feche negócio com a empresa que oferecer o melhor custo-benefício pra você e boas condições de pagamento.

 

6. Acompanhe a obra

 

As etapas anteriores só terão êxito se o responsável pela obra realizar o acompanhamento constante de todos os processos da construção. Só assim será possível garantir que o projeto está sendo seguido, que a equipe está cooperando, que os materiais vão conferir um ótimo acabamento e que ela será entregue ao cliente no prazo negociado.

 

Finalização e avaliação

 

Ao término da obra, é importante realizar uma conferência para avaliar se todos os passos foram seguidos e se o imóvel foi feito conforme o projeto.

 

Uma família que adquiriu diversos apartamentos à venda em Blumenau com sanca em gesso, por exemplo, e recebe o imóvel sem o acabamento negociado, com certeza vai entrar com uma ação ou processo contra a construtora exigindo que seja cumprido o combinado.

 

Por esse motivo a avaliação final da construtora e do engenheiro responsável é essencial para garantir o sucesso e entrega final ao cliente.

 

Cumpra com o que está em contrato

 

Desde o início do projeto da construção residencial, seja honesto com seu cliente e deixe claro todas as condições da obra e de como será a entrega. Em hipótese nenhuma a casa ou apartamento podem ser diferentes do combinado, tanto em metragem, quanto em acabamento, qualidade dos materiais, entre outros. Se algum problema acontecer durante a construção, o cliente deve ser informado imediatamente e uma alternativa deve ser apresentada. Caso seja necessário mudar algo da planta original, a mudança deve ser documentada para que não haja desentendimentos futuros.

 

Agora que você já conhece todos os aspectos que devem ser avaliados na hora de realizar uma construção residencial, compartilhe este post nas redes sociais e informe seus amigos que enfrentam as mesmas dificuldades. Com certeza após a leitura, os processos serão bem definidos e sua obra terá muito mais chances de ser um sucesso.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

3 dicas para casais melhorarem sua organização financeira
Por Equipe Organizze
Como investir seu 13º e fazer seu dinheiro render?
Por Ana Cláudia Inez
Como aproveitar a Black Friday sem se endividar
Por Equipe Organizze
8 dicas de gestão financeira para controlar os gastos do seu veículo
Por Luana Biral
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).