Consumo consciente: bom para seu bolso e para o planeta

Escrito por:

Comprar é um hábito que faz parte do dia a dia de qualquer pessoa. Afinal, adquirir aquele item de desejo é uma maneira que muitos encontram para compensar pelo trabalho e esforço aplicado no dia a dia profissional.

 

A sensação de merecimento que impulsiona inúmeras compras do nosso cotidiano, no entanto, acaba incentivando as compras por impulso. Como consequência, o consumo consciente acaba sempre ficando em segundo plano – o que é um erro.

 

O consumo consciente é uma prática que tem se tornado cada vez mais necessária em nossa realidade. Mas você sabe por que este consumo consciente é tão bom para o seu bolso e para o planeta?

 

É sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Acompanhe a leitura e saiba como a adoção do consumo consciente no seu dia a dia pode ser benéfico para você e para o meio ambiente!

 

O que é o consumo consciente?

 

O consumo consciente nada mais é que uma maneira mais saudável e sustentável de consumir serviços e produtos diariamente. Espera-se que uma pessoa que adote o consumo consciente no seu dia a dia avalie com maior rigor suas decisões de compra.

 

Sendo assim, o consumidor que adota o consumo consciente evita, de maneira geral, o impulso de comprar todos os itens que deseja. Diferente da maioria das pessoas, ele avalia o que é essencial e o que, de fato, precisa ser adquirido.

 

Como consequência deste consumo mais consciente, o consumidor passa a comprar apenas o que é preciso e evita adquirir itens que, na prática, não terão qualquer impacto na sua vida e no seu bem estar.

 

Quais os benefícios do consumo consciente?

 

Estabelecer o consumo consciente no seu cotidiano é bastante benéfico – tanto para você quanto para todos à sua volta. Isso porque, além dos impactos financeiros, o consumo desenfreado afeta também o meio ambiente.

 

Todas as vezes que adquirimos um serviço ou bem que não precisamos, estamos consumindo mais recursos e matéria-prima e gerando uma maior quantidade de lixo. Se eles não são utilizados adequadamente, estamos impactando o meio ambiente sem qualquer necessidade.

 

No âmbito financeiro, o consumo consciente evita o desperdício de dinheiro e ajuda você a manter suas finanças organizadas e devidamente controladas.

 

Como adotar o consumo consciente no dia a dia?

 

Adotar o consumo consciente não é fácil. Especialmente em uma sociedade na qual o consumo é estimulado a todo momento. Entretanto, é perfeitamente possível policiar suas escolhas e manter um hábito de consumo mais consciente ao longo do tempo.

 

O primeiro passo para isso é questionar-se se uma compra é, de fato, necessária. Avalie toda e qualquer situação de consumo e tome uma decisão baseada na razão – e não na emoção.

 

Identificar se uma compra cabe no seu orçamento e analisar o impacto dela nas suas finanças também precisa ser considerado.

 

Algumas dicas podem ajudar você a dar o primeiro passo. Confira cada uma delas a seguir.

 

→ Mantenha um controle financeiro

 

Manter as finanças sempre organizadas e controladas é fator fundamental para quem deseja adotar o consumo consciente no dia a dia. Afinal, a partir deste controle, você consegue identificar para onde seu dinheiro está indo e verificar o quanto pode ser destinado para suas futuras aquisições.

 

Além disso, é desta maneira que você consegue avaliar as compras de maneira mais holística e buscar fazer sempre boas escolhas financeiras – que não impactam seu orçamento na hora do consumo.

 

→ Planeje-se

 

O planejamento também é essencial para manter o consumo consciente ao longo do tempo. Quem faz planos consegue controlar melhor o seu dinheiro e planejar, com consciência e calma, cada uma de suas compras – especialmente aquelas de maior impacto financeiro.

 

Vale destacar também que, no momento em que você faz um planejamento financeiro e estabelece metas, fica mais fácil se focar naquilo que você realmente deseja alcançar – evitando gastos com outras aquisições que, na prática, não são assim tão importantes para você.

 

→ Evite compras imediatas

 

Comprar por impulso é um dos piores hábitos a se manter por aqueles que desejam adquirir produtos e serviços com mais consciência. Uma dica para evitar estes impulsos é aguardar ao menos um dia antes de fazer compra de determinado item ou serviço – seja em loja física ou virtual.

 

Ao se dar um tempo para decidir, você permite que a decisão seja tomada de maneira muito mais assertiva e pautada na sua realidade e possibilidades. Desse modo, evita gastos não previstos e excessos financeiros – que podem comprometer sua renda com frequência.

 

→ Faça uma lista de compras

 

Manter uma lista de compras no seu dia a dia é outra dica que pode fazer a diferença nos seus hábitos de consumo – e ajudar você a praticar o consumo consciente. Adote o hábito de ir ao mercado, feira e outros locais portando uma lista para compras.

 

Assim, você conseguirá manter-se focado no que, de fato, precisa adquirir – evitando comprar o que não é necessário e essencial para o seu dia a dia.

 

→ Reaproveite e recicle materiais

 

Uma outra alternativa interessante para manter o consumo consciente no dia a dia é reaproveitar e reciclar materiais. Ao reaproveitar ou reciclar o que você já possui, deixa de comprar novos produtos e evita formar resíduos.

 

Verifique quais itens da sua casa podem ser reciclados e veja se existem alternativas para aproveitar produtos antes de comprar um novo item. Você poderá se surpreender com a quantidade de coisas que podem ser recicladas ou reaproveitadas na sua casa!

 

Conclusão

 

O consumo consciente é uma tendência cada vez mais atual em nossa sociedade e não pode ser desconsiderado.

 

Seguindo as dicas presentes no artigo de hoje, você estará contribuindo com o seu bolso e com o planeta e mantendo hábitos de consumo cada vez mais saudáveis e sustentáveis. Pense nisso e boas compras!

 

E você já pensou em adotar a filosofia do consumo consciente no seu dia a dia? Tem alguma outra dica para compartilhar conosco? Então deixe seu comentário!

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

Dinheiro x Felicidade: afinal, quanto custa ser feliz?
Por Alphamar Investimentos
5 dicas para evitar gastos de saúde inesperados
Por Equipe Organizze
5 livros que podem ajudar crianças a entender como lidar com dinheiro
Por Equipe Organizze
Aplicativos de delivery: use com cuidado! Eles podem virar o vilão do seu planejamento financeiro
Por Equipe Organizze
Sinta a felicidade de estar no controle de suas finanças

Cadastre-se grátis, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Organizze

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).