Corretora de valores: como escolher a melhor para você

Escrito por:

Muitas pessoas ainda acreditam que investir por uma corretora de valores é algo exclusivo de gente rica ou só é importante para quem investe em ações. Não é bem assim. Hoje em dia, está bem mais fácil e acessível investir para além do seu banco.

 

Se você curte o tema finanças, já deve ter percebido por aí o “boom” que ocorreu recentemente em relação às corretoras no Brasil. Agora, você tem uma variedade bem legal de instituições para escolher e começar a investir.

 

Quer entender como aplicar através de uma corretora de valores pode ser uma boa ideia para o seu dinheiro? Então, continue lendo!

 

Porque investir por uma corretora?

 

Não importa se você pretende aplicar dinheiro na Bolsa de Valores ou no Tesouro Direto, investir por uma corretora de valores pode ser muito mais vantajoso. Além de oferecerem plataformas super modernas para facilitar suas aplicações, as corretoras também conseguem ofertar uma gama maior de opções para você.

 

Pensa só: um banco pode ter títulos de CDB e LCI, por exemplo. Mas vai sempre dar preferência para seus próprios produtos e isso nem sempre será mais vantajoso para você. Sem contar que os bancos têm outras atividades, como abertura de contas-corrente, liberação de empréstimos e financiamentos.

 

As corretoras de valores, por outro lado, estão focadas em uma coisa apenas: investimentos. Na conta que você abrir em uma corretora, não será possível solicitar um cartão de crédito ou um empréstimo. Mas essa conta te permitirá monitorar suas aplicações e fazer outras que desejar de forma simples e prática.

 

Além disso, você poderá contar com ajuda de profissionais qualificados e especializados em investimentos. Se você fizer uma boa escolha e eleger uma corretora excelente, esses especialistas estarão focados em te ajudar a alcançar os objetivos que deseja. Enquanto em um banco, você corre o risco de o gerente estar mais preocupado em bater metas do que em te auxiliar.

 

Outra vantagem é que todo o processo para abrir sua conta de investimentos e começar a investir é muito tranquilo e feito pela internet. Ou seja, você não precisa ir presencialmente à corretora de valores para abrir sua conta. Você pode começar a investir do sofá da sua casa ou durante uma viagem a trabalho, com o máximo de praticidade.

 

Como escolher a melhor corretora de valores?

 

Infelizmente, não posso te dar uma resposta simples e direta sobre isso. Vou explicar o por quê: a melhor corretora de valores depende muito mais de você. Essa escolha depende do seu perfil, dos seus objetivos e de quais investimentos tem mais interesse.

 

Veja bem: o Tiago é mais conservador e quer investir no Tesouro Direto pensando em ter uma aposentadoria tranquila. Dessa forma, uma corretora que ofereça isenção de taxa de custódia e que seja um agente integrado do Tesouro é uma opção bem interessante para ele.

 

Isabela, em contrapartida, quer focar em renda variável e comprar ações. Assim sendo, o diferencial da corretora tem que ter outra pegada. Ela precisará de um Home Broker bem ágil e de informações em tempo real do mercado.

 

Já deu para entender a questão? A melhor corretora de valores para o Tiago não necessariamente será a melhor corretora para a Isabela. Por isso mesmo, é muito (mas muito) importante que você saiba onde quer chegar e quais caminhos deseja trilhar para alcançar seus sonhos. Essas definições serão uma mão na roda na hora de escolher a corretora mais adequada para você.

 

Quer mais algumas dicas de como fazer uma boa escolha? Veja a seguir alguns pontos que você deve estar atento na hora de pesquisar sobre as melhores corretoras de valores:

 

→ Segurança

 

Antes de tudo: segurança. Nada de sair investindo com empresas duvidosas. Para saber se uma corretora é legal (nos dois sentidos da palavra), faça uma pesquisa para descobrir se ela está devidamente registrada nos órgãos competentes, como a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

 

→ Tecnologia

 

Você já sabe que o avanço tecnológico é o maior aliado das suas finanças. Por isso, escolha uma corretora que tenha uma plataforma bem completa e atualizada. Quanto mais prática e fácil de usar, melhor. Você ganha tempo e vai perceber que investir não é algo tão chato quanto pensava.

 

→ Diversidade

 

Conte com uma instituição que tenha uma oferta bem variada de investimentos. Com muitas possibilidades à vista, você vai poder eleger aquelas que são mais vantajosas, isto é, que têm boa rentabilidade e taxas competitivas.

 

→ Custo-benefício

 

Não vá atrás de uma corretora que seja a mais barata do mercado. É claro que o preço importa, até porque as taxas podem afetar o rendimento das suas aplicações. No entanto, o preço não deve ser seu único parâmetro.

 

Busque uma corretora que cobre um preço justo pelo bom serviço que oferece. Lembre-se dessas duas frases: o barato pode sair caro e nem sempre o que é caro é bom.

 

Depois de ler essas dicas, acredito que você tem tudo que precisa para encontrar uma boa corretora de valores. Não tenha preguiça de pesquisar, seu dinheiro merece sua dedicação.

 

Quer uma dica final? Faça perguntas para a corretora do seu interesse pelo telefone ou chat. Se o atendimento for realmente bom já é uma indicação de que você estará mais próximo de alcançar sucesso nos investimentos.

 

* Ana Cláudia é graduada em Relações Públicas e mestre em Processos Comunicacionais. Integrante da equipe de comunicação da Toro Radar – uma das maiores empresas de análise e consultoria em investimentos – é responsável pela comunicação e relacionamento da empresa com parceiros em todo o Brasil.

Categorias:

Achamos que você vai gostar desses posts, também.

4 dicas para fazer bons investimentos em 2018
Por Ana Cláudia Inez
5 dicas para fazer uma viagem de Ano Novo barata
Por Equipe Organizze
Como economizar em passagens aéreas?
Por Equipe Organizze
6 dicas de ouro para o planejamento financeiro das férias
Por Equipe Organizze
Organizze
Experimente o poder de ter suas finanças sempre em ordem

Cadastre-se GRÁTIS no Organizze, e veja sua vida financeira mudar a partir de hoje.

Faça como mais de 50 mil organizzados! Receba GRÁTIS em seu email centenas de artigos e dicas para manter suas finanças em ordem (e a newsletter mais legal do Brasil!!).